Autor Tópico: como usar o mode "recovery"?  (Lida 3091 vezes)

Offline Téia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
como usar o mode "recovery"?
« Online: 30 de Dezembro de 2006, 14:56 »
oi, estou com o seguinte problema: uso o ubuntu 6.06 mas o sistema está travando demais, fiz uma atualização, mas acho que foi incabada, recebi as seguintes mensagens: "http://packages.freecontrib.org/dist/dapper/free/binary-i386/packages.gz 404 not found"   a outra mensagem, foi essa: "E:dpkg was interrupted, you must manually rum 'dpkg'  -- configure -a to correct the problem
** como se configura isso ?
acho que por conta disso, meu sistema trava logo no inicio, não consigo fazer + nada nele, por isso pergunto se isso pode ser resolvido pelo modo "recorery" e como se faz...
desde já, obrigada a tod@s
teia

ginho

• Visitante
Re: como usar o mode "recovery"?
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2006, 15:16 »
sudo dpkg --configure -a
 Qualquer coisa volte ai depois.

Offline Téia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:05 »
ginho, valeu!! fiz o "configure -a no mode recovery, seguido de atualização do sistema, deu a seguinte mensagem: "Errors were encontrered while processing: libraw1394-8
E:Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
Alguma sugestão para esse erro?
obrigada!! :)
teia

ginho

• Visitante
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2006, 16:14 »
Ta, eu faria o seguinte, abriria o sources.list e comentaria todas as linhas que não fossem dos
repositórios oficiais. Daria um sudo apt-get update e em seguida um sudo apt-get upgrade, após
isso iria no sinaptic e tentaria a instalação desta lib por ele, se estiver la.
Após isso iria descomentando de uma em uma as linhas no sources.list sempre dando após isso
o update e o upgrade. Até que no final não tenha mais nenhum erro. Além de que assim você
saberá com certeza qual repositório tem algum problema.
T+

Offline Téia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2006, 18:37 »
ginho, obrigada pela dica! Vou fazer isso....té +
teia

Offline JeffersonX

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2006, 07:59 »
oi, estou com o seguinte problema: uso o ubuntu 6.06 mas o sistema está travando demais, fiz uma atualização, mas acho que foi incabada, recebi as seguintes mensagens: "http://packages.freecontrib.org/dist/dapper/free/binary-i386/packages.gz 404 not found"   a outra mensagem, foi essa: "E:dpkg was interrupted, you must manually rum 'dpkg'  -- configure -a to correct the problem
** como se configura isso ?
acho que por conta disso, meu sistema trava logo no inicio, não consigo fazer + nada nele, por isso pergunto se isso pode ser resolvido pelo modo "recorery" e como se faz...
desde já, obrigada a tod@s
teia
Aqui Teia, é o seguinte, o modo recovery vai cair no texto puro do Ubuntu, com somente os serviços essenciais funcionando. Lá você pode dar os comandos para reparar o sistema. Só que tem que saber o que está fazendo senão vai "sambar" o sistema todo. hehe

Esse erro é de arquivo não encontrando. O seu Apt-get está acusando que este arquivo gz, que na verdade contem o índice dos pacotes desse repositório, não existe mais e realmente não existe mesmo (erro 404). Pode tentar abrir no seu Firefox aí que vai comprovar isso.

Me parece também que, pelo fato desse repositório aí não ser oficial, pode ter instalado alguma atualização que danificou seu Ubuntu. Pessoalmente, não gosto e não recomendo que utilize outros repositórios ativados direto no Ubuntu, pois podem descarregar algo que danifique o sistema, já que não são oficiais e testados pela equipe do Ubuntu.

O que pode tentar para reverter dar um apt-get -f install para tentar corrigir os pacotes. E também editar o /etc/apt-get/source.list removendo ou comentando todos os repositórios que não sejam oficiais do Ubuntu. Depois dando um apt-get update e depois apt-get -f install. Depois de fazer isso, apt-get upgrade ou apt-get dist-upgrade.

Tenta aí depois conta pra nóis hehe
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Téia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2006, 10:49 »
Obrigada pela dica! percebi mesmo, que no modo recovery poderia "estragar" de vez meu sistema!! mas fiz isso q vcs disseram: fui na source.list e desfiz as modificações, voltei a lista original do Ubuntu, só com os repositórios originais. [um agradecimento especial ao Guia Não Oficial Ubuntu-é aí que faço minhas experiências!] Depois disso, fui no Gerenciador de pacotes Synaptic em Repositórios e removi o pacote que não estava sendo encontrado (error 404) aí, recarreguei e espero que volte ao normal....
mais uma vez, Obrigada! :)

Offline JeffersonX

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 31 de Dezembro de 2006, 11:55 »
Tranquilo, se der algo errado aí, posta aí pra gente te ajudar, Ok?
Inté
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified

Offline Téia

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 31 de Dezembro de 2006, 17:02 »
depois desse procedimento, qdo pensei que estava tudo normal, sem travas, eis que: travou tudo, tive que forçar o desligamento da máquina a força, qdo liguei, me veio a seguinte mensagem: Erro interno  - Failed to initialize Hal!
Alguém sabe o por que disso?
Obrigada, teia

Offline JeffersonX

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 31 de Dezembro de 2006, 18:28 »
Hm... Parece que a hal do sistema pode ter danificado. Oh, o problema que já misturou atualizações de pacotes de outros repositórios não oficiais. Se conseguir iniciar normalmente, recomendo que veja o histórico do Synaptic e "reabaixe" os pacotes para versões mais antigas. Agora se puder fazer, mesmo não sendo a melhor solução, te recomendo reinstalar mesmo o sistema e usar só os repositórios oficiais do Ubuntu para atualizações. Não digo para não usa outros para instalar programas. Eu mesmo uso outro repositório, no caso o do Debuntu para pegar o Gaim mais novo. Mas ele é super confiável. Outro que uso é do amarok, mas esse não conta porque é oficial do Kubuntu. Agora os outros habilito só pra instalar os programas e depois desabilito para não ficar atualizando. Por exemplo, tinha um repositório do Beryl que eu usava e detonava meu sistema toda vez que saía uma atualização. Depois arrumei um outro que era na boa.

Uma pergunta: qual sua placa mãe? E os chipsets dela são de qual fabricante (Nvidia, VIA, SiS, ATI, Intel...)?