Problema com o boot-loader

Iniciado por ludown, 28 de Dezembro de 2006, 15:40

tópico anterior - próximo tópico

ludown

ola amigos, sou iniciante e estou com um problema no boot loader... primeiro de tudu, tenho 2 hds (hda com windows xp e hdb com Ubuntu LTS 6.06)... o Linux foi instalado depois do windows.. até ai tudu bem, funcionou legal, mas tive que reinstalar o windows e parece que o boot loader não funcionou mais!

Agora soh consigo entrar no windows, vi varios tutoriais de como restaurar o boot loader mas todos usavam o linux para restaurar.... teria como instalar o grub pelo windows?

alguem pode me dar uma luz?

abraço!

arsolto

"Mil e uma maneiras de recuperar o Grub" . Já foram abertas aqui, discussões acerca do problema que você relatou e em praticamente todas houve respostas para soluciná-lo. Use a ferramenta de pesquisa do fórum para constatar.

Se você não consegue acessar o disco rígido ou partição que contém o sistema Ubuntu Linux, sugiro que utilize um Live-CD (espero que saiba o que é isto). E ainda que não possa utilizar ou não tenha um, pode ficar tranquilo porque há outros meios para resolver o problema em questão.

ludown

Citação de: arsolto online 28 de Dezembro de 2006, 16:01
"Mil e uma maneiras de recuperar o Grub" . Já foram abertas aqui, discussões acerca do problema que você relatou e em praticamente todas houve respostas para soluciná-lo. Use a ferramenta de pesquisa do fórum para constatar.

Se você não consegue acessar o disco rígido ou partição que contém o sistema Ubuntu Linux, sugiro que utilize um Live-CD (espero que saiba o que é isto). E ainda que não possa utilizar ou não tenha um, pode ficar tranquilo porque há outros meios para resolver o problema em questão.

veja bem amigo, justamente por issu que postei aki... não tenho live cd (sim sei o que eh live cd) não tenho acesso ao hd linux (se tivesse acesso não teria postado -.-)

todas as discussões que vi aki no forum utilizava o linux para restaurar o grub... no meu caso não dá...

obrigado por nada

arsolto

Ei, ludown, postei o endereço do tópico contendo a resposta para sua questão apesar de você ter dito que meu auxílio não serviu de nada. Ou você não presta atenção nas coisas que lhe dizem ou é mal agradecido mesmo.

De todo modo, vou lhe dar mais uma chance de poder resolver sua questão. Você deve baixar aqui um arquivo chamado grub-image.floppy, renomeâ-lo grub-image.floppy.img e, em seguida, gravá-lo para ser "bootável" e em disquete com espaço de 1.44 MB. É possível fazer tudo isto pelo Windows com o RawWrite.

Você já possue uma ferramenta chamada Explore2fs? Você deve obtê-la, depois fazer sua instalação no Windows para poder visualizar e importar o arquivo menu.lst contido no diretório /boot/grub/ da partição em que se encontra o Ubuntu.

Após a gravação do arquivo no disquete você verá que ocorreu uma descompactação do mesmo, pois, novos arquivos surgiram através dele, como o menu.lst. Este deve ser editado com a substituição parcial do seu conteúdo pelo do arquivo menu.lst importado. Veja no exemplo abaixo como proceder:

1. Isto é o que deve ser eliminado;

...

# Ubuntu Linux
title           ----------------------------
root

title           Ubuntu Linux de LedStyle
root

title Ubuntu, kernel 2.6.12-9-686
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.12-9-686 root=/dev/hda2 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.12-9-686
savedefault
boot

title Ubuntu, kernel 2.6.12-9-686 (recovery mode)
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.12-9-686 root=/dev/hda2 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.12-9-686
boot

title Ubuntu, kernel 2.6.12-9-386
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.12-9-386 root=/dev/hda2 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.12-9-386
savedefault
boot

title Ubuntu, kernel 2.6.12-9-386 (recovery mode)
root (hd0,1)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.12-9-386 root=/dev/hda2 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.12-9-386
boot

title Ubuntu, memtest86+
root (hd0,1)
kernel /boot/memtest86+.bin 
boot

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/hda3
title Windows NT/2000/XP (loader)
root (hd0,2)
savedefault
makeactive
chainloader +1

2. E isto é o que deve prevalecer.

...

## ## End Default Options ##

title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/sdb1 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
quiet
savedefault
boot

title Ubuntu, kernel 2.6.17-10-generic (recovery mode)
root (hd1,0)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.17-10-generic root=/dev/sdb1 ro single
initrd /boot/initrd.img-2.6.17-10-generic
boot

title Ubuntu, memtest86+
root (hd1,0)
kernel /boot/memtest86+.bin
quiet
boot

### END DEBIAN AUTOMAGIC KERNELS LIST

# This is a divider, added to separate the menu items below from the Debian
# ones.
title Other operating systems:
root

# This entry automatically added by the Debian installer for a non-linux OS
# on /dev/sda1
title Microsoft Windows XP Professional
root (hd0,0)
savedefault
makeactive
chainloader +1

Agora, configure seu computador para que na inicialização acione o disquete e execute este no boot. Boa sorte!

ludown

Vlw amigo, vou tentar mexer nesse Explore2fs... pelo diskete tive alguns problemas e não deu certo mas tentarei novamente caso não consiga com o Explore2fs

Obrigado por tudo!