Montando um servidor Ubuntu

Iniciado por dudz5150, 27 de Dezembro de 2006, 21:47

tópico anterior - próximo tópico

dudz5150

Boa noite,

Bem, infelizmente eu não consegui encontrar informações precisas sobre o que eu pretendo fazer, e gostaria de pedir ajuda a vocês.

Eu possuo aqui em casa 3 pcs, sendo que, dois com windows e este, novo, com o ubuntu, com as seguintes partições nos hds.

Primeiro PC (win): HD 20 gb - sistema e arquivos (A);
Segundo PC (win): HD 20gb /
                              >10 gb - sistema e arquivos (B),
                              >10 gb - arquivos (C),
                            HD 80 gb arquivos (D);
Terceiro PC (Ubuntu): HD 80gb - sistema e arquivos (E);

Minha idéia é a seguinte:
O 1º pc com a partição A, para as pessoas que ainda preferem o windows, o 3º pra mim, com o ubuntu e meus arquivos na partição E. E no 2º computador, eu pretendia deixar as partições B e D intactas, e na C instalar o ubuntu como servidor, em formatação FAT32, para que assim, eu possa acessar o servidor do 3º computador, e ainda assim escrever nele, ou através dele em outras partições( B e D, por exemplo).

E então, gostaria de saber se alguém poderia me indicar alguma documentação para isto. Ou até mesmo me explicar como devo proceder.

Fico grato pela atenção, e peço desculpas se este tópico for repetitivo.

Abraço

And never forget: all weapons, IDKFA!

vitor

olha instalar o ubuntu em sitema de arquivos FAT32 eu não sei se é possível, você pode instalar o ubuntu server, e no terceiro pc, instalar o ntfs-3g que ae você poderia escrever em ntfs que pensando eu que seja o sistema de arquivos do hd de 80 gb..não sei se fui de ajuda..mas fica ae ;D
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

dudz5150

Pois é, a partição D está em ntfs pois é originaria de um pc com sistema windows...
Do que se trata essa ntfs-3g? É uma formatação que permite escrita pelo ubuntu?

dudz5150

Acabou de me ocorrer o seguinte:

É possível utilizar essa partição B, desinstalando o windows e instalando o ubuntu server, na formatação (??) e utilizar a partição C em FAT32 como área de troca? Pq, se possível, eu poderia fazer isso sem problemas... os arquivos perdidos não têm grande necessidade.

O q acham? Qual formatação é a recomendada para servidor?

vitor

ah é verdade, também é possível fazer dessa forma, até seria mais fácil visto que já está quase tudo pronto..a única mudança seria instalação do ubuntu server.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz