Autor Tópico: Pasta compartilhada  (Lida 4665 vezes)

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Pasta compartilhada
« Online: 25 de Dezembro de 2006, 10:07 »
  Há 3 usuários no meu computador, então queria que houvesse um local unico para musicas, imagens, videos, etc. Onde todos poderiar ler e modificar.
  Tipo as pastas compartilhas do windows.

  Como poderia ser feito? Obs: preferiria que estas pastas não ficassem dentro de nenhum conta na pasta home, será que posso colocar estas pastas diretamente no home ? Só não o fiz ainda porque não sei as consequencias.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

arlei

  • Visitante
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2006, 11:36 »
Sim zackshinra,

vc pode criar um outro diretório qquer dentro do /home para ser usado com essa finalidade e configurar suas permissões para que todos tenham acesso para leitura e escrita que é o que vc deseja.
Acho que o melhor seria criar um grupo qquer e setar cada um dos 3 usuários como pertencentes a este grupo, e então dar permissões a este grupo conforme acima descrito.

T+
Arlei

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2006, 13:20 »
Bom dia e FEliz natal!
A idéia do arlei é bastante correta do ponto de vista técnico, mas eu uso o /opt
Eu normalmente altero as permissões do /opt com um sudo chmod 777 /opt , crio as pastas mkdir /opt/musicas, permito todos escreverem chmod 777 /opt/musicas e pronto.
Mas seria legal vc dar uma estudada em como funciona o sistema de permissões como sugeriu o arlei

t+

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2006, 21:25 »
  Beleza, fiz o que o Arlei recomendou. Obrigado.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2006, 07:30 »
  Não ficou muito bom , a pasta esta beleza, mas se eu jogar algum arquivo lá , tenho que entrar em propriedades e dar acesso ao grupo que criei. Não tem como programa para que um arquivo que entre naquela pasta fique com com acesso liberado ao grupo que criei?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2006, 08:42 »
Tem que setar o sticky bit da pasta para o grupo comum (ex. users), daí toda vez que for criado um arquivo dentro dessa pasta ele já é criado com a permissão do grupo (ex. users) e não do grupo primário do usuário.

Alguns links para que você entenda como funcionam as permissões no GNU/Linux:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4261
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=5368
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2006, 23:10 »
  Acho que deu certo  :D, usei um pouco dos dois artigos (mais o segundo). Fiz o seguinte:

  Fui em Sistema>Administração>Usuários e grupos e criei um grupo chamado "familia" e inclui os três usuários que usam o pc.
  Criei uma pasta em /home chamada "Pastas compartilhadas".
  Dei o comando (no terminal):
Citar
chgrp familia /home/Pastas\ compartilhadas
  E depois dei o comando:
Citar
umask 0002 /home/Pastas\ compartilhadas

  Aparentemente esta dando certo, depois vou pedir para os outros usuários darem uma checada.

  Valeu pessoal.
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline zackshinra

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 308
    • Ver perfil
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2006, 23:56 »
  A principio dava certo, mas não esta dando mais. Toda vez que colo um novo arquivo, este esta como grupo o nome do meu usuário, e não o grupo familia. O que será que eu fiz de errado?
"Ao se deparar com um problema, a primeira atitude deve ser a busca de soluções, e não a de culpados."
Lauro Adriano

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Pasta compartilhada
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2006, 00:08 »
Amigo você terá que setar o SGID para para o diretório que quer tornar comum a todos.
Tornar o grupo família o grupo primário dos usuários.

http://robertors.blogspot.com/2006/09/linux-permisses-de-acesso-especiais.html

Se não der certo com SGID tente usar as ACLs Posix:
http://www.linuxajuda.org/site/node/174
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689