Troquei HD com Ubuntu de Sec-slave para Pri-Slave

Iniciado por Bob_Crazy, 24 de Dezembro de 2006, 17:44

tópico anterior - próximo tópico

Bob_Crazy

Amigos,
Algo estranho ocorreu em meu computador parando de reconhecer o gravador de DVD LG. Informa que tudo funcionava normalmente a mais de 6 meses.
Na inicialização ele informava Lave Dirve - ATAPI Incompatible ! E o Setup não o reconhecia mais automaticamente.

depois de muito pesquisar e testar, consegui que o mesmo voltasse a funcionar mas foi preciso remanejar os drivers de posição:

Antes:
PRI-MASTER - HD 20Mb (parcionado em dois, com WinXp NTFS na primeira parte e FAT32 na segunda)
PRI-SLAVE - DVDROM
SEC-MASTER - CDROM
SEC-SLAVE - HD40Mb (parcionado em dois, com FAT32 e EXT3 - Dapper)

Esta estranha configuarção sempre funcionou com DualBoot sem ter do que reclamar !

Agora:
PRI-MASTER - HD 20Mb (parcionado em dois, com WinXp NTFS na primeira parte e FAT32 na segunda)
PRI-SLAVE - HD40Mb (parcionado em dois, com FAT32 e EXT3 - Dapper)
SEC-MASTER - CDROM
SEC-SLAVE - DVDROM

Desta forma o DVD é reconhecido mas o Dapper não entra !

1) Tem como arruma isso ? Existe alguma alteração para passar as novas configurações e acertar o boot ?
2) Se for necessário posso reformatar a partição com o Dapper e reinstalá-lo, mas e o GRUB ? Tenho que fazer algo especial ? Deletá-lo talvez ?

PS.: O problema do DVD parece estar relacionado a FONTE, mas não tenho certeza, e depois de tanto trocar cabo de alimentação e cabo flat e jump master/slave, essa configuração ficou R$0,00 (sem troca de fontes e sem custos adicionais)

Aguardo alguma orientação !

303 Cr4zY
 Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM

lebeziatnikov

Oi Bob

Pelo que entendi, depois da modificação vc não consegue mais iniciar o o ubuntu. Provavelmente mesmo depois do remanejamento dos discos o grub continua apontando para o lugar errado ao tentar iniciar o ubuntu.

Se ao iniciar o sistema vc consegue entrar na tela do grub sem erros e pode escolher entrar no windows, vc pode tentar editar a entrada referente ao ubuntu para procurar o SO no novo endereço do HD. Há vários tutoriais sobre isso aqui no fórum e vc deve achar facilmente, se ainda tiver dúvidas, poste que tentarei te ajudar.

[]'s

Bob_Crazy

lebeziatnikov, obrigado pela ajuda mas estás a falar com um iniciante !
Me senti como o Batman com as charadas do seu Arqui-inimigo !

Para tentar decifrar o inigma, li mais de 30 tópicos sobre o GRUB e nenhum sequer parecido com o meu problema, pois todos querem saber como reaver um GRUB perdido ou como recuperar um Grub após reformatação do Windows, e meu caso foi uma simples troca de posição de HD's.

O segredo escondido a 7 chaves:
1) Ao entrar o menu de opções do GRUB, posicione sobre a opção de boot pelo UBUNTU e tecle a letra E
2) Na linha onde está "... root=/dev/hdd3 ..." tecle E e altere para "... root=/dev/hdb3 ..." (meu caso !)
3) Tecle Enter e depois letra B para forçar a inicialização !

Agora descobrir isso foi um martírio !!!!
Somente um lugar (entre dezenas de tópicos) mostrava a opção de editar o GRUB diretamente no MENU e nenhum citava a troca do "... root=/dev/hddx ...". Fiz por 50% dedução e 50% chute pois alterar o root (hd1,2) por root (hd0,2) como vários tópicos sugeriam me fizeram encontrar pela primeira vez o famoso erro 22 !!! nenhum falava sobre alterar o endereçamento do Kernel !!!!

Bem, se algum novato passar por isso espero que isso seja útil !

Obrigado.

303 Cr4zY
 Dapper, Samba 3.0.2.2, desde 11/09/2006
Athlon 1,7 , 256 RAM