Autor Tópico: Reparticionar HD (NTFS e EXT3) - Unidade Primária  (Lida 4875 vezes)

Offline HeAvY_EaTeR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Reparticionar HD (NTFS e EXT3) - Unidade Primária
« Online: 19 de Dezembro de 2006, 02:18 »
Pessoal, estou com um problema que pode atingir muitas outras pessoas no uso do Linux...Instalei o meu Ubuntu com apenas 5 GB de espaço destinado a ele, pois desejava apenas utilizar o S.O. como maneira de aprendizado...Contudo, deste espaço, só tenho ainda 200MB livre. Então, estou tentando pegar alguns GB da minha partição NTFS do Windows e utilizar no ext3 do Ubuntu... Utilizei o Partition Magic do Windows pra isso... Contudo, o espaço livre que obtive não pôde ser movido para a minha ext3 nem no Partition MAgic, no Windows, nem no GParted, no Linux...Será que isso ocorre pela minha partição ext3 ser do tipo Primária? se eu mudá-la para Lógica, terei algum problema em usar o Ubuntu?

Caso tenha algum problema, o que vocês me sugerem?

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Reparticionar HD (NTFS e EXT3) - Unidade Primária
« Resposta #1 Online: 19 de Dezembro de 2006, 07:37 »
O meu Ubuntu 6.10 está  numa primária de 4.0 Gb com todos os principais programas instalados e ainda tenho 1 Gb de espaço.
Você está usando sua Ext3 também para arquivos maiores como videos por exemplo?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline HeAvY_EaTeR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 19 de Dezembro de 2006, 10:53 »
O meu Ubuntu 6.10 está  numa primária de 4.0 Gb com todos os principais programas instalados e ainda tenho 1 Gb de espaço.
Você está usando sua Ext3 também para arquivos maiores como videos por exemplo?

Instalei tudo aquilo que necessito para que eu utilize o Windows o mínimo possível (e o Linux o máximo possível)...Mas os arquivos de vídeo, por exemplo, continuam na partição NTFS...Porém, coloquei tudo quanto é codec pra eu vê-los no Linux...

Offline embryo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:26 »
Olha, com o GParted você deveria poder aumentar a sua partição raiz sem problemas. Você está usando o GParted através de algum Live CD ou direto no Ubuntu? O GParted não permite edição de uma partição que esteja montada.

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:33 »
Então, estou tentando pegar alguns GB da minha partição NTFS do Windows e utilizar no ext3 do Ubuntu... Utilizei o Partition Magic do Windows pra isso... Contudo, o espaço livre que obtive não pôde ser movido para a minha ext3 nem no Partition MAgic, no Windows, nem no GParted, no Linux...Será que isso ocorre pela minha partição ext3 ser do tipo Primária? se eu mudá-la para Lógica, terei algum problema em usar o Ubuntu?

Caso tenha algum problema, o que vocês me sugerem?

Eu tive esse problema com o Partition Magic também...
Aliás ainda estou tendo...tenho um espaço de 3 Gb antes da minha ntfs que eu queria passar pra ela mas, não consigo...dá erro no final da operação (era uma ext3 que eu formatei com o gparted e agora tá livre)
Não quero usar outro particionador porque tenho medo de perder tudo.
Você pode usar lógica para o Ubuntu sim mas, não acho que seja essa a razão do problema.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline HeAvY_EaTeR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2006, 12:38 »
Eu tive esse problema com o Partition Magic também...
Aliás ainda estou tendo...tenho um espaço de 3 Gb antes da minha ntfs que eu queria passar pra ela mas, não consigo...dá erro no final da operação (era uma ext3 que eu formatei com o gparted e agora tá livre)
Não quero usar outro particionador porque tenho medoicionador porque tenho medo de perder tudo.
Você pode usar lógica para o Ubuntu sim mas, não acho que seja essa a razão do problema.

Eu posso usar a partição lógica no Ubuntu, alterando ela de primária pra lógica no Partition Magic? Isso pra uma partição Ubuntu já criada e onde está rodando o sistema...
Eu tive essa idéia pq aproveitei um espaço do NTFS pra criar uma ext3 lógica e deu certo...Já pra ext3 primária (onde tá instalado o Ubuntu) não consigo pegar esse espaço livre...

Offline HeAvY_EaTeR

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2006, 18:13 »
Um colega me explicou o que eu deveria fazer...Não teria como eu aumentar o espaço da partição primária ext3 nem de passá-la pra lógica pois mudaria o lugar dela na tabela de partições e bagunçaria tudo. Então, utilizando uma dica que me foi passada ele, segui os passos:

1 - Com o espaço livre vindo da partição NTFS, criei no GParted uma partição ext3 lógica (/dev/hda7);
2 - Criar um diretório temporário /temp em /mnt ---> /mnt/temp;
3 - Fazer uma cópia de um diretório desejado para o /mnt/temp (no caso copiei o meu /home);
4 - Fazer backup do /home atual, renomeando para /home_backup
5 - Adicionar no /etc/fstab uma linha:
/dev/hda7 /home ext3, defaults,errors=remount-ro 0 0
6 - Montar a partição em modo sudo:
sudo /dev/hda7 /home
7 - Reiniciar o computador;

Funcionou! ;D
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2006, 21:13 por HeAvY_EaTeR »