Pq as coisas deixam de funcionar sem motivo?

Iniciado por FilipeRegis, 14 de Dezembro de 2006, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

FilipeRegis

Bah.. dessa vez fiquei realmente irritado com o Ubuntu..
Cara.. eu tento!! mas tento mesmo usar o linux. Só que ele não colabora comigo.

Fiz uma instalação limpa hoje (edgy). Baixei as atualizações dos repositórios. Aí Segui as instruções de como instalar o fglrx pra minha placa ATI X1600PRO. A aceleração 3D não pegou, mas a 2D tava de boa. E tá.. reiniciei algumas vezes.. continuava funcionando.

Aí peguei o automatix2, instalei poucas coisas (codecs, xchat, skype, flash, java). Ainda cheguei a reiniciar mais uma vez e ligou denovo. Aí to lá, movendo arquivos de uma pasta dentro da minha pasta home, e eu quis usar aquele "Abrir no gedit como root" no menu de contexto do nautilus. E nada.... sem resposta.
Aí fui abrir o terminal, pra fazer pela linha de comando. O terminal pedalava... e nada.. não abria. Aí pensei.. que m3rda.. vo reiniciar pra ver se arruma. Fui lá no botão de power pra reiniciar, não apareciam as opções reiniciar e desligar... Assim.. do nada desaparecem. Aí encerrei a sessão e mandei reiniciar pelo menu onde se faz o login.

Quando reiniciou, apareceu certinho o menu e tal, eu colocava meu usuário e senha, e ele dava uma mensagem de erro dizendo: "Sua sessao durou menos de 10 segundos. Clique aqui pra ver os erros" Aí ele me mostrava alguns erros relacionados ao GDM, tipo dizendo q o inicio da minha sessão pedalou.

Porque essas coisas acontecem do nada?? Não consigo entender como é possível usar um sistema assim onde as coisas piram do nada. Quando não é isso que acontece, muitas vezes dá umas bixeiras parecidas que tenho que reiniciar pra voltar.

Por favor, me dá uma esperança aí.. tá difícil

FilipeRegis

Obs.. to escrevendo isso do windows, pq o ubuntu até agora não me deixo logar

KurtKraut

Aloha,

Quanto aos seus problemas de gráfico, eles se devem ao fabricante da sua placa de vídeo que dificultam (e muito) o uso dessa placa em qualquer sistema que não seja Windows.

Quanto ao Automatix, eu sigo a linha dos que não recomenda o uso desse tipo de ferramenta. Ele faz gambiarras, operações irreversíveis que quando dão problema, são de alta gravidade.

Seria interessante que você dedicasse apenas 1h em um dia para aprender a como instalar cada um dos itens que o Automatix instala por você. Tenho certeza que ganharia não só autonomia sobre o sistema como, ao se deparar com configurações, opções, etc., estará se habilitando a resolver problemas comuns sozinho.

jomafras

Citação de: KurtKraut online 14 de Dezembro de 2006, 15:05
Quanto ao Automatix, eu sigo a linha dos que não recomenda o uso desse tipo de ferramenta. Ele faz gambiarras, operações irreversíveis que quando dão problema, são de alta gravidade.

Seria interessante que você dedicasse apenas 1h em um dia para aprender a como instalar cada um dos itens que o Automatix instala por você. Tenho certeza que ganharia não só autonomia sobre o sistema como, ao se deparar com configurações, opções, etc., estará se habilitando a resolver problemas comuns sozinho.

Concordo plenamente...
Tenho pouco mais de 6 meses de Ubuntu e já abandonei de vez Automatix, Easy Ubuntu e, etc.
Nada como um apt-get install/remove ou usar o Synaptic, fazer um pacote .deb de um .rpm e, às vezes descompactar um tar.gz e tentar instalar com ./configure, make e make install.
Pra mim dá muito mais gosto de usar o PC.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

FilipeRegis

Vcs consideram possível o Automatix ter gerado esses 2 problemas? (nao conseguir login no gnome e os programas não iniciarem mais)

Darcamo

Pode ser e pode não ser.
O fato é que não gosto de usar essas facilidades como automatix porque nunca sei exatamente o que está acontecendo.
Quer dizer, o automatix pode incluir um novo repositório para instalar o programa x e sabe-se lá se esse repositório num vai dar problema com os oficiais do Ubuntu. Etc.

Apt-get já é tão fácil. A única dificuldade as vezes é saber o nome do pacote que faz o que vc precisa (quais os pacotes necessários para instalar os codecs multimedia, por exemplo). Mas nesses casos eu procuro aqui no fórum ou no google/linux e acho logo.

Natureba

Citação de: FilipeRegis online 14 de Dezembro de 2006, 16:19
Vcs consideram possível o Automatix ter gerado esses 2 problemas? (nao conseguir login no gnome e os programas não iniciarem mais)

Quando esses problemas de nao entrar mais no X ocorreram comigo, eu descobri que o problema era que nao tinha configurado corretamente o xorg.conf... e após configurá-lo eu consegui entrar normalmente no sistema...

Abraços.

FilipeRegis

Natureba: eu entro no X, só que não consigo é fazer login. Vejo a telinha escrito Ubuntu, com a caixa de texto, escrito Seu Nome em cima, e as opções de desligar no canto esquerdo embaixo.
Só que quando entro com minha senha, dá o problema ao iniciar a sessão.

O teu caso foi isso também?

KurtKraut

Aloha,

Tente restaurar o X pelo seguinte comando:

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

dudu_ubuntun

Desculpa fazer essa pergunta que pode parecer boba: vc tem espaço no hd? Te pergunto isso pq o linux grava alguns pequenos arq quando é feito um login e se não ha espaço aprece essa mensagem. Tive um problema desses e penei um bocado para descobrir que era o hd que tava sem espaç. Minha sugestão: tente logar pelo terminal, crtl+alt+f1 vai aparecer o modo texto, digite seu usuario e senha e de um dh -f
eduardo@eduardo:~$ df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda1              39G  4,4G   33G  12% /
varrun                126M   80K  126M   1% /var/run
varlock               126M  4,0K  126M   1% /var/lock
udev                  126M  140K  125M   1% /dev
devshm                126M     0  126M   0% /dev/shm
lrm                   126M   19M  107M  15% /lib/modules/2.6.15-27-386/volatile

olhe a tabela e vejase algum item ta com 100% uso
sei que pode parecer besteira, mas acho importante checar essa oção.
t+

Natureba

Citação de: FilipeRegis online 14 de Dezembro de 2006, 20:38
Natureba: eu entro no X, só que não consigo é fazer login. Vejo a telinha escrito Ubuntu, com a caixa de texto, escrito Seu Nome em cima, e as opções de desligar no canto esquerdo embaixo.
Só que quando entro com minha senha, dá o problema ao iniciar a sessão.

O teu caso foi isso também?

Ah nao FilipeRegis... Comigo ele nem entrava no X... dava uma telinha azul e ia direto pro modo texto... hehehe... desculpa ai... mas agora vc me deixou com medo de instalar o edgy aqui no meu PC... heuaehuae

Abraçõs.
Natureba.

FilipeRegis

Bom.. consegui logar no ubuntu, mas não resolvi o problema.
fiz # chmod 0777 tmp
aí não teve problema de permissão.. mas acho que o certo é 0755 nessa pasta certo?
Quando entrou , deu a mensagem, "Failed to initialize HAL"
E eu não consigo acessar a dialog de administração dos usuários.. diz que eu nao tenho permissão de acesso às configurações do sistema.

Mas eu conferi no arqivo /etc/group e eu to nos grupos adm e admin. E to conseguindo usar o sudo.

Alguém que não seja tão perdido em linux qto eu sabe onde tá o problema?

Valeu aí.. abraços