Autor Tópico: Virtua no Edgy  (Lida 5293 vezes)

Offline feliperg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Virtua no Edgy
« Online: 10 de Dezembro de 2006, 23:50 »
Fala galera!
Queria pedir a ajuda de vcs para me ajudar a sanar uma dúvida.

Há algum tempo eu mudei da Velox de 1Mb para o Virtua de 2Mb.
Na época que usava Velox meus downloads sempre estavam em torno de 100Kb/s, raramente ficavam abaixo disso.
Coloquei os 2Mb do Virtua e como "promoção" a empresa me forneceu 4Mb até o final do ano, para que eu avalisasse o serviço.
Meus downloads, que creio que deveriam estar na casa dos 200Kb/s (isso considerando 2Mb, com os 4 que eles dizem ter colocado creio que a velocidade deva ser superior a 350Kb/s), várias vezes não estão nesse velocidade.

No entanto, na época que coloquei a Vírtua, estava utilizando Windows e meu Dapper tava "encostado". Quando o Edgy foi lançado eu retornei ao Linux e retirei o Windows do PC.
Sinceramente não me lembro se o Vírtua funcionava perfeitamente no Windows, mas aqui no Edgy parece que ele é lento demais.
O problema principal nem são os downloads. Costumeiramente demoro um tempo considerável para acessar qualquer página da web. Ou melhor, isso ocorre constantemente! Este sim que é o pior. Pago caro por uma banda larga e os serviços não estão nem de longe como deveriam ser!

Minha dúvida é se essa lentidão no carregamento das páginas e talz pode ser algum problema de configuração em relação ao Ubuntu ou se é mesmo problema de instabilidade do serviço do Vírtua.
Provavelmente deve ser o Vírtua, levando em conta o número consideravel de reclamações que eles vivem recebendo.

Peço desculpas pelo post muito longo.
Detalhei tudo pra ver se alguém sabe como me esclarecer essa dúvida.

Desde já vlw pra quem leu esse post até aqui :P
Abraços!

Piras

  • Visitante
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2006, 00:33 »
caro feliperg,

Também uso o Virtua; há um bom tempo, aliás. Nunca usei Speed, Velox ou assemelhados.

Não tenho verificado tais problemas. Embora a velocidade de download possa variar um pouco, de acordo com o horário, nunca fiquei com a velocidade de navegação alterada. Além  disso, nunca notei diferença alguma no desepenho entre o Windows e o Linux no que tange à navegação. Você já entrou em contato com o suporte do Virtua: no meu caso, ele foi bastante atencioso. De qualquer modo, é preciso conferir se realmente você está usando de fato o 2 Mb. A Net tem um belo histórico de confusões, inclusive comigo.

De qualquer modo, entre as extensões do Firefox, há uma que mede exatamente a velocidade de navegação. Seria interessante que você a instalasse e monitorasse os resultados durante algum tempo. Assim, na hora de reclamar junto a Net, você teria tudo documentado.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2006, 00:35 por Piras »

Offline feliperg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2006, 02:46 »
Agradeço pela ajuda Piras!

Fiz oq vc propôs, baixei a extensão Bandwidth Meter e fiz os testes de up e down.
As taxas de download deram na faixa que deveriam dar, entre 1.8Mb e 2.0Mb.
As de up ficaram entre 148.0Kb e 149Kb... baixas eu acho.

De qualquer forma já sei que os supostos 4Mb que eles dariam de bônus não vieram...
Ainda assim existem momentos que enfrento lentidão, mas não é o caso de agora.
Vou continuar monitorando pra poder chegar em um diagnóstico certo sobre o Vírtua.

Mais uma vez vlw pela ajuda!

Abraços!

Offline mrc_sp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:00 »
Teste a velocidade de conexao neste site
http://tools.sisgel.com/speed.asp

Offline feliperg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2006, 15:04 »
Teste a velocidade de conexao neste site
http://tools.sisgel.com/speed.asp

Além do Bandwidth Meter eu tbm tava testando por este site:
http://www.bandwidthplace.com/speedtest/

O interessante é que os testes pela extensão e pelo site nem sempre davam resultados sequer aproximados. ???
De qualquer maneira tbm vou usar o site que vc me passou assim acho q obtenho um resultado mais preciso.
Vlw!

Abraços!

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2006, 16:10 »
A lentidão que você observa é nas taxas de transferência ou para iniciar operações ? Por exemplo, você digita o endereço de um site no Firefox, ele vai abrindo devagar aos poucos ou demora muito para que ele encontre o endereço e quando o endereço é encontrado, ploft, o site explode na tela ?

Offline feliperg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2006, 16:59 »
A lentidão que você observa é nas taxas de transferência ou para iniciar operações ? Por exemplo, você digita o endereço de um site no Firefox, ele vai abrindo devagar aos poucos ou demora muito para que ele encontre o endereço e quando o endereço é encontrado, ploft, o site explode na tela ?

É exatamente isso!
E acho que confirmei que o problema é realmente esse pois acabei de navegar pelo Opera e o os sites abriram imediatamente, diferentemente do Firefox.

As taxas de transferência têm estado dentro do normal desde que comecei a observar, sofrendo pequenas oscilações. No entanto, as páginas realmente demoram a serem encontradas.
O que pode ser isso?

Abraços!

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2006, 21:44 »
Se você usa o gnome, instale o pacote netspeed, que é um applet para barra do gnome que te mostra em tempo real a velocidade das suas transferências.

Por fim, recomendo você instalar o dnsmasq para cache de DNS. Os servidores DNS do Virtua não são bons mesmo. Ou, você pode usar a extensão Fasterfox para o Firefox, que fará o cache de DNS somente para o Firefox além de outros hacks.

Offline feliperg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2006, 01:56 »
Vlw KurtKraut!

Fiz todas as mudanças e o desempenho parece estar realmente muito melhor!
Vou esperar e continuar monitorando pra ver se continuar assim.

Não sabia dessa má qualidade dos servidores DNS do Vírtua.

Mais uma vez obrigado pela ajuda! :)

Abraços!

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2007, 11:16 »
Olá, Pessoal!

Tô querendo migrar para o Virtua. Alguém pode me dizer se ele faz algum tipo de bloqueio com relação as redes p2p?

Piras

  • Visitante
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2007, 19:54 »
Olá, Pessoal!

Tô querendo migrar para o Virtua. Alguém pode me dizer se ele faz algum tipo de bloqueio com relação as redes p2p?

Não. E é facílimo de configurar: o dhcp sempre resolve problema; no Ubuntu, Debian e maioria das distros, sempre de forma automática.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2007, 23:17 »
Olá, Pessoal!

Tô querendo migrar para o Virtua. Alguém pode me dizer se ele faz algum tipo de bloqueio com relação as redes p2p?

Não. E é facílimo de configurar: o dhcp sempre resolve problema; no Ubuntu, Debian e maioria das distros, sempre de forma automática.

Vi vários sites na net que falavam que o contrato deles permite o bloqueio de programas p2p. Veja alguns sites..

http://www.marfisa.org/artigos/p2p_virtua.html
http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=358908
http://www.petitionspot.com/petitions/virtua

Tem certeza que isso não existe mais?

Piras

  • Visitante
Re: Virtua no Edgy
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2007, 00:52 »
O contrato pode até permitir, mas nunca ousaram fazê-lo comigo ou com ninguém, que eu saiba. Afinal, não se ofende o consumidor à toa. Por que você acha que a maioria quer ter banda larga ou pagar quase 100 reais por mês pela conexão mais rápida? Para deixar o eMule descansando?