Autor Tópico: Me ajudem a não desistir - SATA/RAID0 por Hardware  (Lida 2154 vezes)

Offline silviola

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • http://smartinfo.50webs.org
    • Ver perfil
    • Smart Info - Assistência Técnica e Suprimentos
Me ajudem a não desistir - SATA/RAID0 por Hardware
« Online: 08 de Dezembro de 2006, 22:58 »
Olá pessoal... Novato aqui, pseudo-novato no Linux.

Desculpem, começo com uma crítica: As distros Linux semprem inovaram quando se fala na utilização de novas tecnologias. Dual Core com eficiência e instruções 64bits que recém estão engatinhando no Windows já são usados com muito mais amadurecimento no universo Linux. Mas e o RAID por Hardware, se a história nos conta que as coisas acontecem primeiro aqui (Linux), por que isso não ? Ou pelo menos porque não de maneira intuitiva?

Por que as perguntas? Já justifico...

Sou usuário do Windows por imposição, mais específicamente, usuário do DirectX. Infelizmente enquanto o mercado de jogos não olhar pro mundo Linux, serei obrigado a usar o Windows a contra-gosto.
Bem, depois de algumas tentativas no passado, resolvi novamente me arriscar no Linux... "Googleando" aqui e ali, decidi: desta vez vou de Ubuntu! Distro bem divulgada, bem falada mundo a fora e com um bom suporte/documentação.

Não vou fazer uma migração total, pelo menos não por enquanto... Quero fazer uma migração parcial com Dual Boot com o XP, ou seja, nada muito "de soco."

Baixei a seguinte versão do Ubuntu: ubuntu-6.10-alternate-amd64
Gravei meu "CDzinho" e logo parto pra instalação... Tudo ia bem...até a escolha das partições: ué cade meu stripe de 149GB??? A instalação só me ofereceu meus 2x Sata de 80 de forma separada. E agora? O que faço, me caso ou compro uma bicicleta?

Vou ajudá-los a me ajudar, meu sistema é o seguinte:
=> Placa-Mãe AMD64 AM2 ASUS M2NPV-VM ESPECIFICAÇÕES
Chipset: NVIDIA GeForce 6150 + nForce 430
Controladora SATA: South bridge: NVIDIA nForce 430
Controladora RAID: NVIDIA MediaShield™
HDs: 2x 80GB SEAGATE SATA ST380013AS

Algumas considerações:
1. Já sei dos riscos que corro usando o RAID0, já uso há 3 anos, portanto, deixar de usar = hípotese descartada.
2. Preciso de Dual Boot, de preferência de uma forma que não tenha que desinstalar o Windows.
3. Se não houver maneira de usar RAID0 por Hardware, pode ser até por Software, mesmo perdendo desempenho, desde que eu não tenha que visitar a BIOS toda vez que quero alternar entre os Sistemas.
4. Quero fazer "a coisa" toda funcionar de maneira que não seja preciso formatar, ou pelo menos evitar ao máximo tal fato.