Permissoes de clientes NIS+NFS

Iniciado por lucoutin, 08 de Dezembro de 2006, 16:42

tópico anterior - próximo tópico

lucoutin

Pessoal

Gostaria de saber se existe alguma solução para permitir aos usuarios que logam em uma rede com NIS utilizarem os recursos locais, como ouvir som, montar drives e etc.
Esse topico ja foi discutido em http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13357.0, porém não houve uma solução, existe um paliativo como a criação de usuarios locais, mas não é muito pratico.
O que eu queria saber é se existe alguma configuração que se faça no NFS, que exporte o /home do usuario com as permissoes corretas para tal.

Obrigado!!!!

ppfb

que existe existe........no laboratorio em que trabalho isso é utilizado.....agora como eu não sei.....terei que ver lá para você......

sei que minha ajuda não foi muito util, mas tudo bem, só pra vc ñ desistir de procurar, já que há como =)
abraços

Lamego

CitarO que eu queria saber é se existe alguma configuração que se faça no NFS, que exporte o /home do usuario com as permissoes corretas para tal.
A permissão para aceder a recursos tipo som, montar drives, etc não tem nada a ver nem com NFS nem com /home, o acesso a esses recursos é controlados por grupos no sistema local, eu não tenho grande experiência com NIS, resumidamente o que você tem que fazer é adicionar esses utilizadores num grupo (distribuido por NIS) de acordo com os grupos do sistema, se a resolução de recursos já está configurada para usa NIS ele vai pegar os grupos nesse mapa e vai permitir aceder aos recursos.

Desculpa se a explicação é apenas teórica, para explicar melhor teria que montar um sistema com NIS...
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

telmotr

Meu amigo, por aqui eu já usei NIS+NFS, nunca tive problema, todos podiam usar todos os recursos da maquina. O negocio funcionou mais ou menos assim.

No servidor eu criei uma pasta chamada /home/usuários, nela ficavam as home de todos os usuários que iriam acessar através do nis, depois adicionava no servidor todos os usuários (com adduser mesmo só nao esquecendo que o /etc/passwd devia apontar a para /home/usuarios/nomedousuário) adicionei eles no nis e dei senha para todos. Pronto o próximo trabalho no servidor foi compartilhar a pasta /home/usuarios com nfs.

Nas estaçoes eu mandava montar automaticamente a pasta servidor/home/usuário em /home (ai na home do servidor teria a home de todos os usuários) e depois mandava a estaçao autenticar primeiro pelo NIS, o que acontecia é que na tela de login apareciam todos os usários do nis, o usuário logava com seu nome e sua home estava lá, bonitinha com todas as permissões corretas e funcionava como se o usuário fosse um usuário da propria máquina.

O interessante que eu achava é que o usuário podia fazer todas as suas personalizaçoes, salvar seus arquivos e se a maquina desse pau ele iria pra outro micro e sentiria como se fosse o dele.

Infelizmente o sucesso da minha receita nao durou muito, até hoje nao entendi direito porque as estaçoes nem sempre conseguiam montar o diretório NFS, mas acho que era problema com minha rede, ficava dando time out ao acessar o server. Ai o usuário conseguia logar mas como nao havia home pra ele retornava pra ela de login.

lucoutin

telmotr,

Atualmente a nossa rede funciona perfeitamente com NIS+NFS da mesma forma como vc explicou.
A principio houve muito problema por que nos migramos de conectiva pra Ubuntu.Com relação aos privilégios do usuários a solução até o momento está sendo a criação do usuário na maquina local, se não for assim o usuario loga, mas não tem privilégio algum.Com relação a apontar o /etc/passwd ao home do usuário, como se faz isso?Vc poderia explicar?
O seu problema de time out parece ser realmente de infra de rede, pq aqui funciona bem.Verifica se existem recursos q podem ser usados no NFS que aumenta o tempo de espera do desktop pela exportação do /home do servidor, ou algo deste tipo.
O fstab da minha máquina por exemplo está assim:
"IP":/home /home           nfs      rw,bg,tcp,rsize=32768,wsize=32768,hard,nointr,nolock,noac,timeo=600,user,auto  0   0"
Espero q ajude.

Brites

Fala brother
Firmesa?
Cara eu to montando um ambiente onde tem um servidor ldap com nfs para servir o /home dos usuarios
Acho que seria uma boa para o teu layout.
Os usuarios se logam via ldap e o /home fica no servidor