Rede No Ubuntu

Iniciado por NightmareWarrior, 05 de Dezembro de 2006, 17:08

tópico anterior - próximo tópico

NightmareWarrior

Olá Galera!
Possuo um computador com Ubuntu 6.06 , um modem dlink dsl 500 g router e um HUB . Estou querendo compartilhar a conexão de internet com um computador que possui o Windows 98. Como devo proceder?
Estou Ligando o meu modem ( ligado no ubuntu ) na porta 8 do HUB . Estou ligando a minha placa de rede no HUB na porta 2 e o computador com Windows 98 na porta 1 , funciona perfeitamente a internet no ubuntu , mas no windows 98 nao conecta . Alguem me ajuda plx?

arlei

Cara, se teu modem é roteador basta vc fazer como a imagem abaixo.

Neste link tem umas dicas.
http://www.guiadohardware.net/termos/modem-roteador

T+
Arlei

NightmareWarrior

sim sim
estou fazendo deste modo mesmo
como na figura
mas , o windows 98 nao conecta
nao devo configurar alguma coisa para resolver esse problema nao?
abraço

arlei

Tem que ver se seu roteador esta com o DHCP habilitado, caso contrário tera que configurar manualmente na estação windows o endereço IP e demais dados da rede (gateway, Broadcast, DNS...). Se o router esativer com DHCP habilitado tem que configurar teu 98 para pegar IP automaticamente.
Veja estas suas configurações comparando com o do seu Ubuntu que esta funcionado, e tenta pingar no roteador e tbem pingar para algum IP externo para tentar identificar uma causa provavel para seu problema.

T+
Arlei

NightmareWarrior

eu olhei no tutorial ai
intalei o dhcp server
aí fui executa-lo
deu isso aki

root@tutu-desktop:~# /etc/init.d/dhcp3-server start
Internet Systems Consortium DHCP Server V3.0.3
Copyright 2004-2005 Internet Systems Consortium.
All rights reserved.
For info, please visit http://www.isc.org/sw/dhcp/
* Starting DHCP server:                                                 [fail]

:~
pq sera q deu fail?
;@

arlei

NightmareWarrior,

vc não entendeu corretamente. O roteador é seu D-Link DSL 500G, e esse é seu gateway na internet, portanto é ele que deve ter o DHCP habilitado e passar os endereços IP para as estações que nele conectarem. Ele vae rotear a internet a suas estações e não sua maquina Linux com Ubuntu.
Ou o mesmo não tem o DHCP server habilitado e vc então deve configurar manualmente nas estações, seja ela Linux ou windows.

T+
Arlei

NightmareWarrior

hmmm certo...
vo procurar saber como faço isto... ;~

MrBoss

Voce pode da uma olhada num tutorial que fiz e esta disponivel no endereço www.linksoft.com.br/ubuntu/faq e qualquer coisa pode entrar em contato.
----------
Engenheiro Civil