temperatura interna da CPU

Iniciado por carlosfrancoba, 03 de Dezembro de 2006, 00:12

tópico anterior - próximo tópico

carlosfrancoba

estou com uma dúvida sobre as temperaturas do meu computador:

descrição:
Athlon 64 3200+ Venice sockete 939
Memórias Cosair 1GB (2x512)
MoBo Asus AN8-SLI Premium
4 Hds - 120/120/80/30GB
Fonte 400w Thermaltake
Gabinete Thermaltake (com 3 fans, 1 lateral pequeno e 1-frontal/1-traseiro grandes)
Coller Zalman de Cobre
Geforce 6600GT MSI
Som Audigy 2 ZS

Eu olho na BIOS e as temperaturas são as seguintes:
CPU Temperature - 39ºC
Mobo Temperature - 49ºC
"CPU Target Temperature" - 72ºC

Ultimamente tenho sentido um leve cheiro de queimado de vez em quando por perto do meu PC. Não sei exatamente se é ele ou se é outros equipamentos eletrônicos próximos. O que vocês me dizem dessa temperatura? O que é "CPU Target Temperature"? Qual o ideal de temperatura para cada um dos 3 indicadores?

carlosfrancoba

ahh sim
tem alguma forma de eu ver as temperaturas dentro do próprio ubuntu linux?

_Luks

nossa!!! 72°C ?
Eu não acho 72º uma temperatura ideal para circuitos eletronicos

olha a temperatura do meu Intel D 3Ghz usando o sensors:

Citarlucas@ubuntu:~$ sensors
w83627ehf-isa-0290
Adapter: ISA adapter
Case Fan:    0 RPM  (min = 1205 RPM, div = 32)
CPU Fan:  4560 RPM  (min = 1704 RPM, div = 8)
fan3:        0 RPM  (min =   55 RPM, div = 128)
fan4:        0 RPM  (min = 168750 RPM, div = 8)
Sys Temp:    +47°C  (high =   +45°C, hyst =   +40°C) 
CPU Temp:  +35.5°C  (high = +45.0°C, hyst = +40.0°C) 
temp3:     +47.0°C  (high = +80.0°C, hyst = +75.0°C) 

carlosfrancoba

mas alí não é a temp da cpu
por isso mesmo eu queria saber o q é

galactus

A temperatura máxima do seu processador (para trabalhar sem danos) é de 65 Graus Célsius, podendo dicipar até 67W quando em uso intenso.

Portanto a leitura de 39 Graus está bem abaixo do máximo permitido. Isso pode variar muito de acordo com o seu Cooler e da temperatura ambiente, sem falar no que você está exigindo o seu processador.

Mas não confie cegamente nas leituras da BIOS e de programas que marcam temperatura, essas leituras não são exatas. Mas servem muito bem para controle do usuário comum.  Seria necessário um termômetro a Lazer fazendo a leitura encima do componente para você ter a temperatura exata.   

A temperatura da placa Mãe vai variar muito de acordo com a temperatura do seu gabinete (se ele é bem ventilado) e da temperatura dos componentes acoplados a ela durante o seu funcionamento. Mas trocando em miúdos fica assim, essa leitura indica a temperatura dentro do seu gabinete.  De acordo com os fabricantes, a temperatura máxima ideal dentro do gabinete do micro deve ser, no máximo, 10º C acima da temperatura ambiente. Como os computadores são projetados para operarem a uma temperatura ambiente típica de 35º C, a temperatura máxima ideal do interior do gabinete deve ser de 45º C.

Então você deve providenciar uma melhora substancial da ventilação do seu gabinete. Hoje fala-se que o ideal é manter a temperatura dentro do gabinete abaixo dos 38 Graus!  Como você disse que já tem 3 fans dentro do gabinete, é realmente muito estranho essa leitura! Por outro lado, você tem muita coisa dentro dele, o que dificulta a ventilação, e pior ainda, componentes que esquentam muito. 4 HDs e uma 6600!  Com certeza dá para cozinhar ovo aí dentro!  :D 

Quer dizer que a sua placa mãe vai fritar com essa termperatura lida? Não, mas seus componentes terão sua vida útil encurtada. Não sei se você sabe, mas os capacitores da placa Mãe são projetados para suportar temperaturas bem mais altas que esta, mas não é bom abusar não é mesmo?

Não está na hora de partir para um gabinete maior? Com tantos periféricos assim, não poderia partir para um gabinete tipo servidor? Existem vários  por bons preços! E vem sem fonte!

Já esta leitura da sua placa mãe sobre "CPU Target Temperature", você não leu o manual da sua placa? Nem procurou o site ou Fórum da ASUS?    >:(

Essa temperatura marca a hora em que a ventoinha do seu Cooler deve ir a 100% para resfriar o seu processador. Evitando assim um super-aquecimento!  Então já viu né! Você está sem proteção nenhuma, já que seu processador frita aos 65 Graus!    ;D

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Kamei Hyoga

A última vez que senti cheiro de queimado do meu pc, a fonte tinha queimado. O pc desligou na hora. Levei um susto. mas só foi comprar uma fonte nova (40 contos) e tá tudo na normalidade...

galactus

Citação de: Kamei Hyoga online 03 de Dezembro de 2006, 05:25
A última vez que senti cheiro de queimado do meu pc, a fonte tinha queimado. O pc desligou na hora. Levei um susto. mas só foi comprar uma fonte nova (40 contos) e tá tudo na normalidade...

Uma fonte de "40 contos" é uma temeridade!  Ninguém dá valor para Fonte, mas é ela que resiste ao tranco de todo o sistema.  Dependendo do consumo do seu sistema, ele só está "vivo" por sorte!

Não existe milagre em eletrônica, preço baixo pode significar três coisas:

1) Retirada de componentes do circuito eletrônico
2) Uso de compontentes de péssima qualidade
3) As duas alternativas acima juntas      ;D

Como um leigo poderia saber se ele está sendo enganado na compra de uma fonte? Tem um fator muito simples para ser observado. Chama-se o fator Peso! É, peso mesmo ( em Kg).  Nenhuma fonte decente pesa menos de 1,2Kg!  Quanto maior a potência da fonte, maior deve ser o seu peso.  Claro que isso é um fator bastante impreciso, mas ajuda um monte.

Sua fonte de "40 contos" deve ser peso bolha! Fontes reais acima dos 400W devem pesar em média mais de 1,7Kg! 
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Felix

Citação de: galactus online 03 de Dezembro de 2006, 09:30

Uma fonte de "40 contos" é uma temeridade!  Ninguém dá valor para Fonte, mas é ela que resiste ao tranco de todo o sistema.  Dependendo do consumo do seu sistema, ele só está "vivo" por sorte!

Como um leigo poderia saber se ele está sendo enganado na compra de uma fonte? Tem um fator muito simples para ser observado. Chama-se o fator Peso! É, peso mesmo ( em Kg).  Nenhuma fonte decente pesa menos de 1,2Kg!  Quanto maior a potência da fonte, maior deve ser o seu peso.  Claro que isso é um fator bastante impreciso, mas ajuda um monte.

Sua fonte de "40 contos" deve ser peso bolha! Fontes reais acima dos 400W devem pesar em média mais de 1,7Kg! 

Já perdi 3 HD's por causa de fontes "genéricas"....

greylica

Desligue o Cool and Quiet na Bios. - Simples.

greylica

Se não for isso, o cabo de 12V e quatro vias ( amarelo e preto, ele recebe mais amperagem ), está com mal contato ou o cabo da fonte também. O ventilador da fonte pode estar travado. Ou então se sua placa de vídeo precisa de conector externo, esse tá com mal contato...

Viitor

como faço pra ver a temperatura do meu pc?

erick.ubuntu

Andei pesquisando uns gabinetes para mim, no meu caso tenho problemas com ventilação e poeira. Então estou dando preferências a gabinetes com filtros.
Tem o da casemall o r230 que me parece uma boa, mas quando eu vejo o preço dá uma tristesa... cerca de 300 reais.

Gostaria da ajuda dos meus amigos ubunteiros de plantão dando dicas de gabinetes e lojas confiáveis!

A dica fica para o amigo com 500 milhões de periféricos em uma única cpu, vou abrir um topic para ver se consigo oque preciso.

abraços.
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ

giovannifilipe

Entrem no link da frente e leiam um tutorial sobre o Super-aquecimento do PC: http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=415286

Organize os seu cabos...

Abraços

Kamei Hyoga

A fonte que queimou (que veio na montagem que pedi no stand da Info Centro) era muito boa. Foram 4 anos de uso intensivo (mínimo de 15 horas de uso por dia). Ela aguentou bem. Agora é esperar que essa mais nova aguente o mesmo que a outra.

absolut1983

O galactus está mais do que certo. Uma boa fonte custa fácil uns 500 contos, mas é vital para o bom funcionamento e a segurança do micro.

Recentemente tive um problema sério com energia elétrica em minha casa e a fonte aguentou muito bem o tranco.

Quem está pensando em montar um micro não deve economizar nesse item.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits