Autor Tópico: vou perder meu hardware  (Lida 6363 vezes)

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
vou perder meu hardware
« Online: 30 de Novembro de 2006, 13:44 »
meu tópico não tem nada haver com linux ubuntu
mas acho que vale a pena ser lido

é que meu cooler zalman está completamente cheio de poeira e ferrugem
tem umas partes que tá ficando verde! Detalhe é que ele é de cobre, consequentemente ele é da cor de cobre! (será q tá criando algas que se alimentam de pasta térmica, que posteriormente virarão jequitibás enraizados no soquete do processador? ;D)

Aqui em salvador a maresia é demais e também há muita umidade no ar. O hardware vai embora rapidinho. Sobre isso, vi um produto à venda nas lojas de informática chamado Corrosion-X que é uma espécie de anti-ferrugem/anti-umidade para sistemas elétricos. Alguém já ouviu falar nisso? Funciona mesmo? Eu posso tacar aquele spray diretamente no meu hardware, nos slots, no cooler, em tudo? Alguém aqui utiliza produtos para limpar o hardware e para evitar corrosão?

E com a oxidação que já "se instalou" no meu hardware, existe algo que eu possa fazer para meu cooler não virar um jequitibá ou um sal verde de cobre?

arlei

  • Visitante
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2006, 14:00 »

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2006, 14:18 »
1 - cobre + oxigenio = oxido de cobre que é verde...

2 - maresia é catalizador para isso e faz formar muito rapido em regiões litoraneas, alias, a estatua da liberdade quase caiu ja por causa disso, de vez em quando ela fica verde, tem que limpar por fora e refazer a estrutura interna oxidada (ela é de cobre, muito burro os caras para deixarem uma estatua de cobre no meio do mar...)

3 - o produto do link que eu entrei é uma cobertura para evitar o contato direto do metal com o ar, se usar ele em um dissipador vai diminuir a dissipação termica, alem do fato que ele não vai tirar o que ja esta oxicidado...

4 - a unica maneira que eu pensei agora é voce fazer a utilização de metais de sacrificio para salvar seu cooler, acredito que zinco resolva o problema, visto que  o potencial de oxidação do cobre é de –0,34 V e o potencial de oxidação do zinco é 0,76V, bem acima...       como fazer uma galvanização de toda a superficie do cooler atrapalharia a troca de calor, aconselho furar suas laterais e parafuzar placas de zinco nelas, assim internamente ele continuaria intacto...         lembra-se de fazer isso nas laterais fechadas para não tampar a saida de ar pelas laterais abertas...
« Última modificação: 30 de Novembro de 2006, 14:19 por ares »
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:08 »
Por não tratar do Ubuntu estou movendo para o Café com Ubuntu
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:10 »
Caramba Ares! Que que você faz da vida?

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:45 »
Caramba Ares! Que que você faz da vida?


suiahishaihsias

deve ser um professor de quimica de uma unversidade federal que ama open source :P

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2006, 21:11 »
sou um estudante de eletronica cheio de DPs da USP que depois de 2 anos de facul não tenho mais creditos que os meus bixos...            o que não muda o fato que eu prestava atenção nas aulas do colegial e professor de quimica sempre ensina a usar metal de sacrificio para evitar corroção, geralmente até cai em vestibular isso...

o soda é o ja corroido, mas tambem tem como voce reverter a situação sem muitos problemas, geralmente o lugar que voce for comprar a plaquinha de zinco vai ter como voce entrar em contato com um quimico e perguntar detalhes...     ou usa seu professor do colegial para isso, hawhawhaw...

eu acho que eu tentaria ligar umas 5 fontes do lab da USP em serie e descer uma tensão DC de uns 300V no cooler para forçar os oxigenios pularem fora e reverter o processo, dops usaria o zinco para evitar de ocorrer denovo, mas acho que nem todo mundo deve ter acesso a isso, porem não sei como fazer para desenverdecer rapido seu cooler, mas usando o zinco ele ja vai comessar a lentamente se recuperar...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2006, 21:34 »
Uma ótima publicação que eu recomendo é a revista PC & Cia, na edição número 52 há o início de um estudo de caso exatamente sobre o assunto, se você conseguir a edição seria uma boa, mas o nosso amigo Ares já explicou bastante coisa...

http://www.revistapcecia.com.br/edicoes/edicoes.asp?comando=052

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #8 Online: 01 de Dezembro de 2006, 11:58 »
Sou radicalmente a favor de Water cooler nesses casos...
Um sistema fechado de Water Cooler resolve com certeza seu caso por que demoraria uma vida para corroer, e quanto á questão do Zinco, tem que ser calculada a questão do efeito Corona em relação á diferença de temperatura gerada primariamente no cobre e repassada ao Zinco...

Você pode cromar o seu Cooler na parte de cima e deixar a base onde vai a pasta térmica normal, mas o Water Cooler com certeza é a melhor solução.

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #9 Online: 01 de Dezembro de 2006, 12:38 »
valew galera
a ajuda foi muito complicada, mas valew ... ehehehehe

(agora dei uma de autêntico bahiano q sou: preguiçoso! ehhehehehe)

ares, meu "rei"
sou seu fã !

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #10 Online: 01 de Dezembro de 2006, 12:39 »
arlei,
meu corrosion-x não é para aviação
é outro da latinha vermelha
mas bem q eu queria ter um avião para aplicar...

arlei

  • Visitante
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #11 Online: 01 de Dezembro de 2006, 13:25 »
ops!!! eheheh
então deve ser esse:
http://www.corrosionx.com.br/marine.html

Mais depois desses papo de galvanoplastia, ** + O = Cu2O e sei la mais o que, acho bom vc comprar outro cooler.

T+
Arlei

Offline Screwball

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • Code Warrior
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #12 Online: 01 de Dezembro de 2006, 15:00 »
Realmente, é melhor comprar outro cooler.

De preferência de ALUMÍNIO. O alumínio também oxida, claro, mas ele tem uma propriedade interessante: quando oxida, fica uma fina camada de oxido de alumínio, que protege o metal e para a corrosão.

As demais partes feitas de cobre de seu sistema, devem estar protegidas por verniz. (trilhas das placas, etc)

Mesmo assim, tu tem razão: teu equipamento vai estragar muito antes de outros que não estão expostos ao sal da maresia.

Desvantagem de morar perto da praia. Não se pode ter tudo meu caro.  ;)

Relaxe e aproveite o sol, o mar e depois trabalhe também, para trocar de PC quando esse pifar.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

Offline ares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • V.F.D.
    • Ver perfil
    • GOOGLE
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #13 Online: 01 de Dezembro de 2006, 16:36 »
realmente a ideia do watercooler é boa, eu geralmente nem lembro que essas coisas existem pois não tenho coragem de deixar nenhum liguido a menos de alguns metros do meu PC, hehehe...          mas humidade não vai estragar um watercooler, exeto talvez o motorzinho...

o problema tambem são os contatos de quase todos os encaixes que vão para a derma com o tempo, e não tem nem como voce querer proteger...         aconselho a voce googlear por outros problemas de pessoas em relação a maresia e ver as possiveis soluções e se funcionaram, não é uma coisa facil de se resolver...
O Google é meu pastor e nada me faltarás.

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: vou perder meu hardware
« Resposta #14 Online: 02 de Dezembro de 2006, 10:37 »
Na Nasa eles fazem as placas mãe com computadores fornecidos pela Parker, eles após o fechamento emborracham tudo, mas não há peças destacáveis como nos PCs nossos ( Ex: memória, PCI, processador, etc ).
O que aconselho é não usar nenhum produto para tentar isolar isso a não ser que você saiba exatamente o que está fazendo. Não vá querer transformar seu micro em micro da colinha ( Metron, blehrg).
O Water Cooler apesar de caro resolve o problema de refrigeração do processador muito bem.
Quanto á questão da maresia, não há como combater a salinidade do ar, mas o que ativa a salinidade é a umidade, portanto, isolar seu computador em uma sala ou quarto que não fica muito tempo aberto ajuda, e você pode procurar na sua cidade ( aqui em Sampa tem ), uns pacotes de 500Gr de Silica em esferas ou em pó. Ela retém a umidade e depois você pode colocar até mesmo dentro do seu computador. Para reativar a Silica basta colocá-la no forno convencional por 5 minutos á 70 ou 80  graus. ( cuidado com o papel... )
No mais, se você achar que nada disso resolve, com a máquina montada você pode comprar polivinila, ( PVA ), e passar na sua máquina com ela montada nas parte crítics com uma bomba de Fleet ( Mata inseto ). o PVA cria uma camada plástica isolante que pode ser reirada com facilidade através ou de álcool isopropílico ou mesmo com água...
Eu ainda acho que ambientar o computador longe da salinidade ou então em um ambiente mais adequado será melhor.
Ah, ar condicionado diminui a umidade relativa do ar, pode ajudar também uma sala com ar condicionado...