Autor Tópico: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)  (Lida 14770 vezes)

Offline julianodorneles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
    • Ver perfil
Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Online: 28 de Novembro de 2006, 14:20 »
Adicione uma notificação "não intrusiva" no seu desktop .... é bem massa!

Olhe como vai ficar (o vídeo não é meu, fiz no meu micro e funcionou, mas esqueci de passar para o pendrive o video que eu gravei  ;D. Vai o original mesmo):

http://www.youtube.com/watch?v=IcOZMGuieDU

Um pingo de água vai cair no monitor em um ponto especificado quando um programa de sua preferência chamar o script para notificar um evento.

Crie um script chamado waterping.sh com o seguinte conteudo:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
#./waterping.sh 0 0
#If you want to ping the coordinates x0, y0
dbus-send --type=method_call --dest=org.freedesktop.beryl /org/freedesktop/beryl/water/a llscreens/point org.freedesktop.beryl.activate string:'root' int32:`xwininfo -root | grep id: | awk '{ print $4 }'` string:'amplitude' double:1 string:'x' int32:$1 string:'y' int32:$2

Obs.: A linha do dbus é uma linha só!!!!

Bem ... o funcionamento do script é assim: waterscript.sh X Y onde x e y são as coordenadas do ponto onde o pingo vai cair na tela.

Aí, você vai no programa que tiver a opção de executar algo quando ocorrer um evento (por exemplo, o recebimento de mensagens no Gaim) e adiciona a linha de comando chamando o script com as coordenadas onde vai "pingar".

Para saber a coordenada, tire um screenshot e abra no GIMP ... no canto inferior esquerdo da janela vai ter o posicionamento do cursor, e tá na mão a coordenada.

Por exemplo nas notificações de amigo do GAIM ... ou quando citam o nick no Chat, ou ainda no recebimento de novo e-mail, etc ...

Acho que não esqueci nada ... para mim, se eu executo direto no terminal ele dá um erro, mas funciona mesmo assim.

Não esqueça de ligar a opção DBus na caixa de preferências do Beryl!!!!

Falou!
AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.

Offline leandrovargas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 250
  • Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2006, 14:57 »
Adicione uma notificação "não intrusiva" no seu desktop .... é bem massa!

Olhe como vai ficar (o vídeo não é meu, fiz no meu micro e funcionou, mas esqueci de passar para o pendrive o video que eu gravei  ;D. Vai o original mesmo):

http://www.youtube.com/watch?v=IcOZMGuieDU

Um pingo de água vai cair no monitor em um ponto especificado quando um programa de sua preferência chamar o script para notificar um evento.

Crie um script chamado waterping.sh com o seguinte conteudo:
Código: [Selecionar]
#!/bin/bash
#./waterping.sh 0 0
#If you want to ping the coordinates x0, y0
dbus-send --type=method_call --dest=org.freedesktop.beryl /org/freedesktop/beryl/water/a llscreens/point org.freedesktop.beryl.activate string:'root' int32:`xwininfo -root | grep id: | awk '{ print $4 }'` string:'amplitude' double:1 string:'x' int32:$1 string:'y' int32:$2

Obs.: A linha do dbus é uma linha só!!!!

Bem ... o funcionamento do script é assim: waterscript.sh X Y onde x e y são as coordenadas do ponto onde o pingo vai cair na tela.

Aí, você vai no programa que tiver a opção de executar algo quando ocorrer um evento (por exemplo, o recebimento de mensagens no Gaim) e adiciona a linha de comando chamando o script com as coordenadas onde vai "pingar".

Para saber a coordenada, tire um screenshot e abra no GIMP ... no canto inferior esquerdo da janela vai ter o posicionamento do cursor, e tá na mão a coordenada.

Por exemplo nas notificações de amigo do GAIM ... ou quando citam o nick no Chat, ou ainda no recebimento de novo e-mail, etc ...

Acho que não esqueci nada ... para mim, se eu executo direto no terminal ele dá um erro, mas funciona mesmo assim.

Não esqueça de ligar a opção DBus na caixa de preferências do Beryl!!!!

Falou!


Mas tenho uma dúvida...esse evento funciona só no beryl do edgy....Pois eu uso o beryl no dapper e ele não tem nem o Burning windows nem o Cubo transparente....
SOFTWARE LIVRE, SOCIEDADE LIVRE.

Offline julianodorneles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #2 Online: 28 de Novembro de 2006, 16:22 »
Tenta usar este repositório para atualizar o beryl:

Código: [Selecionar]
deb http://3v1n0.tuxfamily.org dapper beryl-svn
E reporta os resultados  ;) !

E não esqueça do backup do diretório ~/.beryl ...
« Última modificação: 28 de Novembro de 2006, 16:24 por julianodorneles »
AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.

Offline iGama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
    • Guia Ubuntu PT
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #3 Online: 28 de Novembro de 2006, 17:17 »
Note que esse repositório é para a versão em desenvolvimento 0.1.2 que ainda não é final.

essa versão é que tem o efeito do Burning e afins que não se tem no Beryl 0.1.1.

Offline julianodorneles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #4 Online: 28 de Novembro de 2006, 17:38 »
Note que esse repositório é para a versão em desenvolvimento 0.1.2 que ainda não é final.

essa versão é que tem o efeito do Burning e afins que não se tem no Beryl 0.1.1.

Cara, posso afirmar que em casa meu sistema está muito estável! Não deu pane nenhuma vez ...

Mas mesmo assim, sempre é bom ter backup  ;)
AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #5 Online: 28 de Novembro de 2006, 20:12 »
Fala Juliano! Bão cara? Aqui, no GAIM, onde coloco pra chamar esse comando?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline julianodorneles

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #6 Online: 29 de Novembro de 2006, 09:04 »
Fala Juliano! Bão cara? Aqui, no GAIM, onde coloco pra chamar esse comando?

Aqui no meu sistema:

AMD Athlon64 3000+, Abit AX8, 1Gb RAM (2x512Mb Dual Channel), GF 6800XTreme Edition 256Mb, HD SATA 80Gb Samsung, LG 1752TX LCD.

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #7 Online: 29 de Novembro de 2006, 12:21 »
Entendi. Então defino isso individualmente para cada amigo né?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline gilbertosilva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 159
  • "Linux, um novo conceito em Sistema Operacional".
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #8 Online: 15 de Dezembro de 2006, 11:13 »
Juliano, pelo que vi vc é um guru em efeitos beryl, já vi vc postado para fazer a queima de janelas, agora esse efeito do pingo d'agua, vc sabe de mais algum? se souber posta ae pra gente. A galera da minha faculdade tão pirando o cabeção com esses efeitos, rsrsrsrs.

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #9 Online: 03 de Fevereiro de 2007, 21:29 »
Naum consegui faze isso funciona aqui e o efeito de acga funciona normalmente no meu beryl!

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:14 »
Olá!
Estou usando  esta versão do beryl:
Código: [Selecionar]
eduardo@eduardo-edgy:~$ beryl --version
beryl-core 0.2.0-svn

E parece que não está funcionando:
Código: [Selecionar]
gaim
Attempt to register the same DBusConnection with the message bus, but it is already registered
Must use org.mydomain.Interface.Method notation, no dot in "llscreens/point"

Testei outros comandos para notificação e funcionou, alguma dica para funcionar nessa versao do beryl usado edgy?

Abraços!

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 13:21 »
Aqui da o mesmo erro!

Offline carlosfrancoba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 410
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2007, 19:49 »
que legal!
essa notificação é muito supimpa

não sabia que podia ser usada por outros programas...
valew!

Offline la_de_longe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 198
    • Ver perfil
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2007, 03:15 »
Algue mpode me ajudar a resolver o problema co messe efeito? Aqui naum roda por nada no mundo!

Offline Vingador

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
    • Wellington Gomes - Conhecimento não compartilhado é igual a conhecimento nulo.
Re: Notificação de evento no Beryl (efeito legal!)
« Resposta #14 Online: 06 de MAR?O de 2007, 06:03 »
Algue mpode me ajudar a resolver o problema co messe efeito? Aqui naum roda por nada no mundo!


Amigo o plugin Dbus para fucionar tal efeito deve estar ablitado no beryl, porém o mesmo não funciona no Gnome só no KDE. Procurei informação em varios foruns e basiado nos comentários e afirmações de outros usuarios ficou bem claro isso.

Abraço