Segurança no Linux

Iniciado por jomafras, 25 de Novembro de 2006, 12:27

tópico anterior - próximo tópico

jomafras

Estou usando o Ubuntu a mais ou menos 6 meses (comecei com o Dapper) e até agora não tenho idéia de como é a segurança no Linux.
A dúvida é se posso continuar desse jeito ou se devo instalar alguma coisa (no XP eu uso 1 anti-virus, 2 anti Spy e mais o firewall que no meu caso está no roteador (tenho uma mini rede com 2 PCs, sendo que  tenho instalado XP e Ubuntu no primeiro e XP no segundo).
Seria bom incluir o Ubuntu na rede (compartilhando arquivos tbém) e usar o seu firewall para dar maior segurança à rede?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

arlei

pintinho,

no que diz respeito ao Firewall, meu roteador tbem tem um firewall integrado e uso ele na minha rede doméstica onde tbem tenho 2 micros e acredito que seja sufiente para manter uma confiável proteção.
Qto a anti-vírus, anti-spywares e outras coisas que usuários windows estão carecas de ter que instalar, configurar, re-configurar e manter atualizados vc não precisa se preocupar no seu Ubuntu Linux.

T+
Arlei

jomafras

Arlei,
Tem tanta coisa nesse Fórum que às vezes um tópico acaba ficando sem resposta.
Embora com atraso, agradeço sua ajuda.
Estou mais tranquilo agora.
Canal do YouTube - Blog

Felix

Citação de: pintinho online 25 de Novembro de 2006, 12:27
Estou usando o Ubuntu a mais ou menos 6 meses (comecei com o Dapper) e até agora não tenho idéia de como é a segurança no Linux.
A dúvida é se posso continuar desse jeito ou se devo instalar alguma coisa (no XP eu uso 1 anti-virus, 2 anti Spy e mais o firewall que no meu caso está no roteador (tenho uma mini rede com 2 PCs, sendo que  tenho instalado XP e Ubuntu no primeiro e XP no segundo).
Seria bom incluir o Ubuntu na rede (compartilhando arquivos tbém) e usar o seu firewall para dar maior segurança à rede?

Pintinho...
A respeito de segurança, esse artigo do Morimoto é bem explicativo...
http://www.guiadohardware.net/tutoriais/075/

jomafras

Olá Felix,
Li esse artigo que vc recomendou...
Embora eu seja apenas um usuário doméstico e tenha  uma rede só com 2 PCs é bom ler sobre segurança em geral e, bem avançada como a desse artigo.
Aliás gostaria de dizer  que o Morimoto e o Guia do Hardware são a escola de Linux pra brasileiro nenhum botar defeito...
Antes de entrar nesse Fórum 99,9% do que aprendi foi lá...
E não é só Linux não...usuários de Windows estão sempre lá consultando...
Canal do YouTube - Blog

JeffersonX

Uma coisa que digo é para mesmo usando Linux, não relaxem com a segurança. Não usem o sistema como root, se possível deixe-o desativado como o Ubuntu faz por padrão, se querem monitorar de maneira gráfica o Iptables e de maneira simples, instalem o Firestarter e o principal: Dêm preferência para pacotes dos repositórios oficiais do Ubuntu. Além de serem estáveis e testados, possuem assinatura e temos certeza que são seguros. Ainda não é explorado por invasores, mas acho que pode daqui um tempo se um foco de pragas no Linux pacotes de programas em sites de terceiros com vírus, spywares e trojans empacotados junto. Claro que não é pra deixar de pegar pacotes em outro sites, mas eu acho que, caso não sejam do Ubuntu, usem com cautela e precaução.
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com