Autor Tópico: Particionar Hd  (Lida 6251 vezes)

Offline wgmorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Particionar Hd
« Online: 20 de Novembro de 2006, 18:43 »
Pessoal tenho um HD de 40Gb  e queria instalar os dois sistemas operacionais nele ( Windows e Linux ).
Pensei em particionar assim:

20Gb - Windows
20Gb - Linux

Só que pelo que vi o linux cria outras partições na instação, como posso fazer isso com segurança e qual a melhor maneira de particionar meu Hd 40Gb para usar os dois OS.

« Última modificação: 20 de Novembro de 2006, 23:02 por wgmorais »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Help
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2006, 18:46 »
Boa tarde, seja bem vindo ao fórum.

Seguem abaixo 3 links que lhe ajudarão em seu problema:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11620.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=6912.0

Espero ter ajudado

Offline wgmorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2006, 19:14 »
Rapaz em termos, eu ja tinha visto este poste que vc me mandou.

Eu ainda não instalei nenhum SO sacou, e vou particionar meu Hd 40Gb em 2 particições de 20Gb.

Na 1º particão vou instalar o Windows Xp, e depois de instalado vou ver dois dispositivos, (C: e D:)

Na 2º "Que no Windows vejo como (D:)" vou instalar o Linux Ubuntu certo.

A minha duvida é:

Dentro da 2º partição (D:) eu tenho que criar outras partições para swap e home ?

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2006, 20:12 »
Na minha opinião a melhor maneira de vc particionar seu HD de 40 Gb:
1- Primária para Windows = (se vc usar XP) = 8 Gb - NTFS)
2- Primária para Linux = 4 Gb - Ext3 ou ReiserFS.
3- Swap = depende da sua memória RAM (geralmente o dobro)
4- O resto do  HD vc formata em FAT32 (para poder acessar ambos os SOs)
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline wgmorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Pintinho
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2006, 20:25 »
Rapaz sua solução é muito boa mesmo, mais tenho outro Hd de 80Gb, e vou deixar para guardar os arquivos em comum com os SO, sacou.
O Hd de 40gb quero usar só para instalação dos sistemas, por isso perguntei como dividir melhor a 2º partição.




Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2006, 20:58 »
Olha,
Vc não precisa de tanto HD para SOs.
Um problema que ocorre, por exemplo é quando vc vai captutar video (no caso do XP vc precisará de NTFS para não ficar restrito a 4 gB), no caso do Linux eu  não sei mas, deve ser a mesma coisa.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline wgmorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2006, 21:21 »
Pintinho o que vc me indica então?

Pq tenho dois Hds, um de 40Gb e outro de 80Gb, só que o de 80Gb eu uso para guardar meus Mp3, Avi e outros arquivos então não quero mexer nele. Por isso achei melhor usar o Hd de 40Gb para instalar os sistemas operacionais, eu como ainda uso só o Windows fiz assim, instalei o Windows no Hd de 40Gb e meus meus Mp3, Avi, etc.. no de 80Gb, sacou.

Me da uma dica como posso particionar esse Hd de 40gb, eu pensei em dividir assim:

1º Partiçao - Windows: 20GB
2º Partiçao - Ubuntu: 19 GB
3º Partiçao - Swap: 512 MB

O que vc me diz ?

Offline Rwainder Miller

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2006, 21:31 »
o linux não cria partições extras,se quizer ele cria a swap (opcional) isso é para memoria,caso utilize tudo da memoria ram ele utiliza a memoria do HD que fica na swap
o windows tambem tem essa swap (com nome diferente) só que ele fica no mesmo local aonde instala o windows... na mesma partição,por exemplo se você utilizar 100% da partição windows vai fica uma derma caso não tenha memoria ram disponivel no momento,o linux não ele tem uma swap especifica que pode ser usada uma por todos os linux que tiver e não tem problema relacionado a dar problemas como sistema de arquivos que da muito no windows,e na swap não pode gravar dados,sómente o sistema pode gravar usando como swap

eu tenho 1GB de ram e tenho swap de 512mb,inventa de eu querer usar tudo que programa que gaste muita memória nunca se sabe


Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2006, 22:15 »
wgmorais, favor modificar o título do tópico. Está infrigindo duas regras!

2 - Este fórum foi criado com o objetivo de ser uma comunidade de utilizadores do Ubuntu que falam a língua portuguesa. Por isso, todas as mensagens deverão ser postadas em português, independente das variantes lusófonas, sob pena de serem apagadas sem aviso prévio.

7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11620.0

Como podem ver, eu poderia apagar imediatamente este tópico. Mas como muitos reclamam de arbitrariedade....

Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2006, 22:50 »
wgmorais, favor modificar o título do tópico. Está infrigindo duas regras!

2 - Este fórum foi criado com o objetivo de ser uma comunidade de utilizadores do Ubuntu que falam a língua portuguesa. Por isso, todas as mensagens deverão ser postadas em português, independente das variantes lusófonas, sob pena de serem apagadas sem aviso prévio.

7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopéicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=11620.0

Como podem ver, eu poderia apagar imediatamente este tópico. Mas como muitos reclamam de arbitrariedade....



Isso é uma prova de bom senso, e só posso aplaudir...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline wgmorais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Help
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2006, 22:59 »
Combinado Galactus.

Acho que já entendi as regras, só queria lembrar que sou novato e queria uma ajuda para instalar o Ubuntu na minha maquina.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Particionar Hd
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2006, 23:59 »
Como parece que tá todo ok, veja o seguinte:
Imagine se no futuro vc pretender instalar o Windows Vista, ai vc vai precisar do HD de 80 Gb...rs...
No caso do Ubuntu com 4 ou 5 Gb vc tem espaço de sobra, basta deixar espaço para gravar seus dados, imagens e videos separadamente, para não correr o risco de perda.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog