Autor Tópico: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu  (Lida 3158 vezes)

Offline enes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Online: 18 de Novembro de 2006, 15:16 »
Olá pessoal, saudações!

A alguns dias substitui o kurumin linux que vinha mantendo como minha distro principal, pelo ubuntu 5.10. O problema é que agora eu não consigo acessar a internet, no kurumin eu utilizava os Drivers RT8180, que já vem instalados nele. Já pesquisei bastante no fórum e também no google e até agora não consegui faser a placa funconar. O maior problema é que agora eu não tenho outro sistema instalado, pois já faz algum tempo que eu só utilizo linux, e para aessar o forum, eu tenho, agora, que dar boot pelo cd do kurumin e acessar por ele. No ínicio eu pensei, bem, não se mexe em time que está ganhando, vou colocar o kurumin de volta e pronto, mas eu não sou do tipo que desiste fácil, quando coloco algo na cabeça tenho que ir até o fim, estou disposto a colocar minha net para funcionar no Ubuntu, gostaria muito que vc´s me ajudassem nisso.

Um abraço e muito obrigado a todos!

Adilson

Offline enes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #1 Online: 18 de Novembro de 2006, 15:23 »
so complementando as informações, se trata de uma placa identificada no kurumin como sendo uma Realtek 8180.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #2 Online: 18 de Novembro de 2006, 17:08 »
Especifique os problemas, sem isso não podemos ajudar muito.

Offline enes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2006, 13:15 »
Pessoal, a situação é a seguinte:

No kurumin eu acesso a internet usando o Drive rlt8180. Este Driver já vem pré-instalado no kurumin, por isso eu só preciso ativá-lo e configurar a minha internet. Acontece que no Ubuntu 5.10, como este Driver não está presente, eu tenho que compilá-lo. Até aí tudo bem, no entanto, o Ubuntu foi compilado com o gcc-3.4.5 e o gcc presente no CD de instalação é o 4.0, por isso eu não consigo compilar o Driver. Pesquisando um pouco no forum e no Google, encontrei os links para baixar os pacotes deb's compatíveis com o kernel do meu Ubuntu (do próprio repositório do Ubuntu). Baixei pelo kurumin e instalei eles (no Ubuntu, ;)) usando o dpkg, tudo sem nenhum problema e nenhum erro. O driver da minha placa eu também já havia baixado. Então tentei compilar o Driver.Apareceram os seguintes erros:

root@ubuntu:/home/adilson/rtl8180-0.21# make
make -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/adilson/rtl8180-0.21 MODVE RDIR=/home/adilson/rtl8180-0.21 modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
  CC [M]  /home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c: In function `rtl8180_pci_probe':
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c:3632: error: structure has no member nam ed `slot_name'
make[2]: ** [/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o] Erro 1
make[1]: ** [_module_/home/adilson/rtl8180-0.21] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
make: ** [2.6] Erro 2
root@ubuntu:/home/adilson/rtl8180-0.21# clear

root@ubuntu:/home/adilson/rtl8180-0.21# make
make -C /lib/modules/2.6.12-9-386/build SUBDIRS=/home/adilson/rtl8180-0.21 MODVE RDIR=/home/adilson/rtl8180-0.21 modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
  CC [M]  /home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c: In function `rtl8180_pci_probe':
/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.c:3632: error: structure has no member named `slot_name'
make[2]: ** [/home/adilson/rtl8180-0.21/r8180_core.o] Erro 1
make[1]: ** [_module_/home/adilson/rtl8180-0.21] Erro 2
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
make: ** [2.6] Erro 2

Não consigo compilar os driver's, e como não tenho internet no Ubuntu, fica muito difícil resolver o meu problema, pois tenho que dar boot pelo kurumin toda vez que preciso baixar algo ou simplesmente ler um e-mail. O Ubuntu é ótimo e eu gostaria muito de resolver esse problema e torná-lo meu sistema padrão.

Agradeço a todos que possam me ajudar!

Saudações!

Offline enes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2006, 09:14 »
E aí galera...nenhuma idéia de como solucionar meu problema?

Por favor...dêem uma ajudinha aí...valeu?

t+!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #5 Online: 22 de Novembro de 2006, 11:12 »
Cara, usa o Ndiswrapper, muito mais fácil, não precisa compilar e tu usa os drives do XP, no caso .sys e .inf, eu sempre usei o Ndiswrapper, presente no Kurumin por sinal, dá uma busca no fórum sobre Ndiswrapper, eu mesmo postei como eu fiz pra conectar.

Offline enes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #6 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:49 »
Cara, usa o Ndiswrapper, muito mais fácil, não precisa compilar e tu usa os drives do XP, no caso .sys e .inf, eu sempre usei o Ndiswrapper, presente no Kurumin por sinal, dá uma busca no fórum sobre Ndiswrapper, eu mesmo postei como eu fiz pra conectar.

Olá Agent Orange...já tentei usar o Ndiswrapper, não obtive sucesso, usei o driver que tenho no cd e também outros que baixei da net, e nenhum deles funcionou. Também estou pesquisando no forum, aliás, ja tinha visto o seu post...o kurumn tem o Ndiswrapper sim, mas com ele eu não preciso disso, o kurumin ja tráz o driver pronto para usar (no kurumin é brincadeira de criança, é 1 minuto p/ conectar na Net). Estou preocupado em solucionar o problema dos compiladores, pois se eu conseguir faser isso o meu problema estará resolvido, pois ja tenho o driver certo, só falta conseguir compilá-lo.
Obrigado por ter respondido, aguardo novas sugestões!

Um abraço!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:51 »
Mas usando o Ndiswrapper qual erro aparece?

Offline enes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
Re: RTL8180 não está funcionando no meu Ubuntu
« Resposta #8 Online: 23 de Novembro de 2006, 10:27 »
Bom,

tive que reinstalar o kurumin, não tenho espaço para Dual-boot e estava muito difícil dar boot no cd do kurumin toda vez que ia acessar a NET. Agent Orange, agradeço muito a sua ajuda, mas fica para a próxima, talvez uma versão mais atualizada do Ubuntu eu tenha mais sorte. Alguém sabe me dizer se o 6.xx em diante tem problemas para compilar? Acho fundamental a distribuição linux ter as ferramentas adequadas para compilar os pacotes necessários. Esse é um problema que eu também enfrento no kurumin, onde o suporte a compilação não é lá grande coisa (puxa, acho que to falando de mais de kurumin aqui...rsrs, desculpem). Um abraço e obrigado pela ajuda, foi continuar frequentando o forum e assim que der instalo uma versão mais atualizada do ubuntu.

Até +!