Instalar Joystick na DB15 do som

Iniciado por menezesj, 10 de Novembro de 2006, 19:01

tópico anterior - próximo tópico

menezesj

Alguem pode me passar os procedimentos pra instalar o Joystick na DB15

do som ?

aqui nao esta aparecendo /dev/js?     

desde ja agradeco

[]'s
Ganhe 12% ao dia surfando apenas 12 sites!
mandem MP pra mim que explicarei como Funciona

Leonardo Rodrigues

Olá, pessoal!!!

Tenho um joystick Comand Fire da Clone com plug para a entrada db15 da placa de som. Porém, o sistema não identifica o joystick. Já tentei o JSCALIBRATOR e nada. Diz apenas que o caminho é inválido. Tentei jogar com o zsnes e nem nas configurações ele funciona.
Alguém pode me ajudar?????

VB5

Pessoal, também tenho um joystick DB15 e penei para pô-lo a funcionar. Eis o caminho das pedras, postado num fórum gringo por um cara chamado "Extreme Coder", e que resolveu o problema para mim:

--------------------------------

HOWTO: Set-up a gameport gamepad or joystick

Hi everybody. I had some hard time figuring out how to setup my gameport gamepad to work in Ubuntu. But finally, I think I figured it out. I am writing this so that other members do not hit their heads in the wall, like I did. So without any further ado,

1) First, we need to check if the gameport module is already loaded.
In a terminal, type the following:
   lsmod

It should display a list of the currently loaded modules.
One of the lines should begin with 'gamepad'
My line looked like:
   gameport 17160 2 snd_es1938

If you didn't find any similar line, look for the way to enable the gameport for your specific sound card in the list below.

2) Now, we need to setup the gamepad/joystick.
Again in a terminal, type the following:
   sudo modprobe joydev

3) (Optional) Testing and calibrating the gamepad/joystick.
If you want to check if everything's working correctly or/and you want to callibrate your device, you can try out jscalibrator. You can install it by searching for it in the Synaptic package manager, or by typing in a terminal:
   sudo apt-get install jscalibrator jscalibrator

A new window should appear which should allow you to test and calibrate your device.

List of gameports, gamepads/joysticks and their corresponding commands:
Gameports:
-Classic ISA/PnP gameports:
   sudo modprobe ns558

-Crystal SoundFusion gameports:
   sudo modprobe cs461x

-Aureal Vortex and Trident 4DWave gameports:
   sudo modprobe pcigame

-SoundBlaster Live! gameports:
   sudo modprobe emu10k1-gp

-Any other gameports: (If your sound card isn't one of the above and you couldn't find it in lsmod, try this command)
   sudo modprobe gameport

Gamepads and joysticks:
-Analog joysticks and gamepads: (Most gamepads and joysticks, especially generic ones, work well with this one)
   sudo modprobe analog

-Assassin 3D and MadCatz Panther devices:
   sudo modprobe a3d

-Logitech ADI digital joysticks and gamepads:
   sudo modprobe adi

-Creative Labs Blaster Cobra gamepad:
   sudo modprobe cobra

-Genius Flight2000 Digital joysticks and gamepads:
   sudo modprobe gf2k

-Gravis GrIP joysticks and gamepads:
   sudo modprobe grip

-InterAct digital joysticks and gamepads:
   sudo modprobe interact

-ThrustMaster DirectConnect joysticks and gamepads:
   sudo modprobe tmdc

-Microsoft SideWinder digital joysticks and gamepads:
   sudo modprobe sidewinder

So what do you think? Constructive criticism is always welcome. If I forgot to write or add anything, please let me know.
I hope it helps anybody, and please post your experiences!

------------------------

Espero que ajude... se alguém tiver problemas com o inglês, é só falar!....

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Leonardo Rodrigues

Valeu!!!  Metade do problema já está resolvido!!   ;D    Só que agora os direcionais e os outros eixos não estão funcionando...  o que será isso????  Já aconteceu isso com você????

Obrigado pelo tuto!!!!

VB5

Citação de: Leonardo Rodrigues online 15 de Setembro de 2007, 21:11
Valeu!!!  Metade do problema já está resolvido!!   ;D    Só que agora os direcionais e os outros eixos não estão funcionando...  o que será isso????  Já aconteceu isso com você????

Obrigado pelo tuto!!!!

Bom, assim no escuro é difícil de dizer... meu joystick é um 'genérico' 2 eixos / 4 botões, com manete e botão de vista. Como a ASUS K8N não tem o conector DB15, só o conector padrão na placa, tive que conseguir uma daquelas "lapelas" traseiras com o conector ( tirei de um micro velho) e instalá-la. Mas depois disso, o tuto aí em cima foi tiro e queda... pode me passar os resultados dos comandos, e dados do seu joystick e placa de som?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

neto_nunes

Olá!
Não sei se este tópico ainda está ativo, mas aqui vai meu help...
Sou portador de uma placa crystal soundfusion CS4281 joystick e de um joystick modelo MaxFire Programmable G-08, da Genius.
No uindôus estava tudo OK. Então eu os comprei do meu amigo que estava no aperto para pagar seu prêistêtchon 2 e me ferrei...
Não consigo configurá-los no Ubuntu 8.04 e estou no maior aperto com meu filho.
Alguém pode me salvar???
Antecipadamente agradeço.

VB5

neto_nunes,

não conheço esse joystick nem essa placa de som, mas de um modo geral os procedimentos acima devem funcionar. Verifique se sua MoBo não tem ( como a minha) um ponto de conexão para "GAME"; se tiver ( raro hoje em dia) basta ligá-lo a um conector DB15.  O fato do JS ser programável pode ser um problema; ele não possui conexão USB?

VB5