Autor Tópico: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/  (Lida 10902 vezes)

Offline Mortien[OpenSource]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
    • Café da Santa
Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Online: 07 de Novembro de 2006, 23:35 »
Instalei o Linux recentemente na minha máquina, com o intuito de aprender um pouco mais sobre opensource, bom, comecei apanhando na instalação, culpa minha, certamente, depois, não sabia mexer em nada no linux, aprendi algumas coisas, mas continuo no zero, vo ser direto, não consigo instalar nenhum programa!
NADA NADA NADA! Já fazem 5dias que eu tento tento e tento e sem exito, e entro em comunidades, e todos conseguem, parece ser praga pra mim =/
Gostaria que me ajudassem, vo dar um exemplo, tentei recentemente instalar o amsn, bom pra minha surpresa, não consegui, segui tutoriais passo-à-passo e nada.
Foi o seguinte, fala que precisa de um tal de Tcl/Tk, bom segui um tuto em francês, o cara dava de mão beijada, pensei comigo, bom, vo conseguir dessa vez, qual não foi minha surpresa, que não deu, falou que o tcl e tk nao estavam instalando, mas como não? mandei instalar e apareceu lá, instalando... e fico assim! simplesmente, reiniciei a maquina e nada, isso aqui mais parece a história do Joseph Climber, =//
Por favor pessoal, me ajudem, quero muito aprender =]
Espero poder contar com vocês...
Seja o máximo que você puder ser!

Offline blabumbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2006, 00:27 »
Já tentou usar o gerenciador de pacotes Synaptic e quanto ao guia não-oficial  http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper  ?

blabumbr

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #2 Online: 08 de Novembro de 2006, 01:09 »
Qual linux você instalou? Com o ubuntu dapper 32bits até agora instalei bastante coisas, inclusive o amsn =\

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #3 Online: 08 de Novembro de 2006, 01:25 »
desses 5 dias por quanto tempo você tentou? 5min?
não é por mal,mas você nem tentou fuçar pois sinão teria achado.
para instalar programas exemplo: broffice,amsn,opera,players de video e audio,etc.
tu vai la em sistema > administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic (isso é na barra la na parte de cima da tela,caso não tenha achado ainda)
Citar
oi o seguinte, fala que precisa de um tal de Tcl/Tk,
cara você esta abaixando a coisa errada! o que você tem que intender é que no mundo do software livre o pessoal larga o codigo fonte (os programa em formato de texto,para ser ainda feito),para se alguem quiser abaixar e modificar e ver como é feito... para iniciante nem se deve mexer com isso.. coisa complicada...
no windows eles nunca distribuem o codigo fonte,só o executavel,nos programas para linux normalmente eles colocam os 2,no windows os executaveis terminam com (.exe) e os do ubuntu terminam em (.deb)
e o codigo fonte pode vir de diversas formas como: (.tar.gz) ou (.bz2) etc.

mas esses programas open são colocados nos repositorios do ubuntu(o local aonde o synaptic abaixa os programas),dai você abre esse programa,acha o programa que você quer, e clica em instalar e ele abaixa e instala,sem você fazer mais nada

aqui vai a pergunta: você realmente mexeu durante 5 dias no ubuntu? ou foi por 5min?

boa sorte
T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline darkdelusion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #4 Online: 08 de Novembro de 2006, 01:55 »
sera se o cara volta aqui depois dessa :o...
uplink, o amsn (cheio de frescuras :P), gaim beta, broffice e alguns outros programas não tem pelo Synaptic (pelo menos com os repositórios oficiais), dai a dificuldade dele... e ser for o ubuntu 64bits é capaz de estar dando pau mesmo, todo bugado ele... só esclarecendo aqui, os pacotes .deb não são como os .exe, o uplink (acho que) apenas comparou ele com os .exe de instaladores do rwindows colocando de uma forma mais simples de entender ;)... e reforçando a dica do blabumbr, da uma lida no Guia não Oficial

por fim, recomendo esse tópico aqui Repositórios - Ubuntu 6.06 LTS e que você de uma olhada nesses programas: EasyUbuntu e Automatix (os 2 tem basicamente a mesma função, dai você escolhe qual usar)

boa sorte com o ubuntu ;)


Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2006, 09:57 »
Isso ai é usuário mal acostumado com a dificuldade do Windows. No Windows o cara entra na internet, procura um programa, localiza a versão correta, faz o download, localiza no PC, executa, aceita a licença, avança, escolhe o local da instalação e finaliza. Isso quando não é pirata que ainda precisa de serial e crack heim!

No Linux o cara abre o synaptic e da 2 cliques no programa. Simples assim... mas o pessoal insiste em ir buscar downloads perdidos pelos sites e baixa códigos fonte, ai não tem iniciante que vai instalar mesmo né?

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2006, 15:02 »
sera se o cara volta aqui depois dessa :o...
uplink, o amsn (cheio de frescuras :P), gaim beta, broffice e alguns outros programas não tem pelo Synaptic (pelo menos com os repositórios oficiais), dai a dificuldade dele... e ser for o ubuntu 64bits é capaz de estar dando pau mesmo, todo bugado ele... só esclarecendo aqui, os pacotes .deb não são como os .exe, o uplink (acho que) apenas comparou ele com os .exe de instaladores do rwindows colocando de uma forma mais simples de entender ;)... e reforçando a dica do blabumbr, da uma lida no Guia não Oficial

por fim, recomendo esse tópico aqui Repositórios - Ubuntu 6.06 LTS e que você de uma olhada nesses programas: EasyUbuntu e Automatix (os 2 tem basicamente a mesma função, dai você escolhe qual usar)

boa sorte com o ubuntu ;)
não deveria ter falado que os .deb são diferentes dos .exe agora vai complica a vida dele mais ainda.
eu sei que os (.exe) são executaveis,não servem só para instalação,mas qualquer tipo de programa o arquivo principal é (.exe)... o que cada um é eu sei,mas não adaianta dar uma comparação que a pessoa ainda não intenda.
o (.deb) não é um executavel mas sim um pacote pré-compilado que junto com as ferramentas de instalação só ao mandar instalar já finaliza a instalação.

não quiz dizer do mais correto,mas simplificando vai ajudar ele,pois os programas para ser instalados no windows são os (.exe) os executaveis,e no ubuntu os (.deb) pacotes pré-compilados,são totalemnte diferentes,mas esses que são usados para instalar um programa,por isso eu fiz a comparação

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2006, 16:13 »
Como alguem dirige sem saber o que é acelerador e breque?
Pratica não é nada sem Conhecimento e vice-versa
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2006, 16:15 »
Como alguem dirige sem saber o que é acelerador e breque?
Pratica não é nada sem Conhecimento e vice-versa

Minha primeira moto eu comprei justamente para aprender a andar.. aprendi e troquei num carro, ou melhor.. fusca, alguem acha que eu sabia dirigir? nem a ré eu tinha idéia de como era.... será que sou somente eu louco?

Offline Spy_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2006, 16:56 »
Acho extremamente necessário entender o sistema de pacotes de cada distribuição.

No caso do Ubuntu, Kurumin, Dream Linux e etc... Todos eles usam como gerenciador de pacotes o apt-get do Debian, com synapitic como front - end gráfico. Por tanto acho que seria muito bom se você pegasse algum material sobre o apt-get para entendê-lo...

O Apt-get instala os "programas" resolvendo suas dependências...

As dependências são os "arquivos", "programas" ou "bibliotecas", necessárias para que o programa que você esta instalando funcione.

Ex: apt-get install amsn

Se você estiver logado como “root” (administrador do sistema), o apt-get irá buscar em sua base de dados, onde o programa esta na net para instalá-lo.

Normalmente o amsn precisa do image-magick para funcionar, então o apt-get também irá fazer o download deste pacote, para que o programa que você quer instalar funcione corretamente.

Lembrando que o apt-get só irá instalar os programas que estão em seus repositórios!

Algumas dicas do apt-get:
apt-get install (nome do pacote) - instala o pacote...
apt-cache search (nome do pacote) - consulta sua base de dados pra ver se o pacote esta nela...
apt-get update – Atualiza a base de dados do apt-get

* Para adicionar repositórios ao apt-get edite o arquivo /etc/apt/sources.list e adicionar os novos repositórios. (Cuidado para não detonar).

Alguns links interessantes:

http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/index.pt-br.html
http://wiki.ubuntubrasil.org/Documentacao

Depois de uma boa lida, acho que suas dúvidas serão sanadas!

Abraços

You call this reality? 
Let me show you another one - Reality 2.0, if you will. Cleaner. Safer, more democratic and wide open for creative expansion.
Which would you prefer?

Offline Mortien[OpenSource]

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
    • Café da Santa
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2006, 17:53 »
Bom, obrigado a quem me ajudou, e as críticas, sempre servem como ajuda. =]
Realmente não sei nada de Linux e realmente não tentei muito, mas como já falaram me acostumei mal com o Windows, e to aprendendo, e garanto, que conseguirei, porém o amsn é sem chances, já instalei o xmms, flash player, td bem, seguindo tutoriais, mas consegui, e to pegando algumas coisas da internet, e desculpa se dei uma de noob total, mas eu realmente estranhei muito, baixei arquivos tar.gz, agora sei que somente devo baixar .deb, e vo aprendendo, brigado a quem ajudo, =)
Seja o máximo que você puder ser!

Darcamo

  • Visitante
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2006, 21:09 »
Citar
desculpa se dei uma de noob total
Não tem problema nenhum nisso. Problema tem quando não se está disposto a aprender.

Linux é assim mesmo. Quer dizer, não é que seja difícil, mas é muita coisa nova no começo e dá pra se enrolar um pouco. Não se pode achar que só porque já usa windows a 10 anos que vai aprender Linux em 10 minutos.

Offline cybertraveler

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2006, 21:58 »
Ao invés de ficar baixando de sites, você pode ir simplismente em Aplicações -> Adicionar/Remover... (na versão 6.06 é este o caminho).
Clique na guia "Internet" logo ao lado do desenho de um planetinha. Em seguida, clique em aMSN logo ao lado dos ícones dos dois bonequinhos do MSN na sub-janela da parte superior direita da tela. Clique naquele quadradinho logo ao lado do ícone para que ele fique marcado com um "v". Em seguida, clique em "Ok". Tudo será instalado automaticamente.

Offline Oswaldo Ariede

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • Hardshadow
    • Ver perfil
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #13 Online: 09 de Novembro de 2006, 12:18 »
Eu também sou novato hehehe e apanho em muitas coisas ainda, mas aqui é o lugar certo para aprender, tem que ter bastante paciência e ler bastante, procure passar por aqui pelo menos 1 hora por dia, leia as dicas mesmo que vc ache que não tem nada a ver com suas necessidades, vc sempre vai achar alguma coisa interessante e aos poucos vai aprendendo, se vc estiver sentindo muitas dificuldades instale o Automatix para instalar os programas no início, depois quando estiver sentindo mais segurança, tente fazer tudo na base das linhas de comando para ir aprendendo.

Quando eu comecei alguns meses atrás achei que seria muito difícil, mas o pessoal aqui do fórum é muito legal e estão sempre dispostos a compartilhar o conhecimento e ajudar no que for necessário.

Vc logo vai perceber a maravilha que é usar o Ubuntu !!! ;D

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Quase desistindo, não sei mexer em nada no Linux =/
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2006, 17:20 »
Bom, obrigado a quem me ajudou, e as críticas, sempre servem como ajuda. =]
Realmente não sei nada de Linux e realmente não tentei muito, mas como já falaram me acostumei mal com o Windows, e to aprendendo, e garanto, que conseguirei, porém o amsn é sem chances, já instalei o xmms, flash player, td bem, seguindo tutoriais, mas consegui, e to pegando algumas coisas da internet, e desculpa se dei uma de noob total, mas eu realmente estranhei muito, baixei arquivos tar.gz, agora sei que somente devo baixar .deb, e vo aprendendo, brigado a quem ajudo, =)

Bom... vamos lá! Eu vou te dar o caminho das pedras então. O Ubuntu tem um programinha interno que conecta a determinados endereços que contém programas prontinhos para Ubuntu sacou? São os famosos repositórios. Vá em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic. Depois vá em Configurações > Repositórios e ative os repositórios "Universe" e "Multiverse". Qualquer dúvida na própria ajuda do Ubuntu (Sistema > Ajuda > Documentação de Sistema) você aprende a fazer isso. Mas só de abrir e fuçar, visualmente você acha.

Depois disso, feche, volte para o synaptic e clique em "Recarregar". Você vai ter + de 18 mil programas prontos pra instalação direto da internet, inclusive o amsn. 95% dos programas famosos que você encontrar pela internet para Linux estarão la no Synaptic pra instalar com 2 cliques sacou?

Qualquer dúvida olha este FAQ que eu mesmo escrevi: http://www.tuxresources.org/portal/modules/xoopsfaq/