Instalação do ubuntu ja com o windows xp instalado anteriormente

Iniciado por rchumbo, 05 de Novembro de 2006, 19:31

tópico anterior - próximo tópico

rchumbo

Ola a todos.  :) Eu sou novo neste forum. Tenho o windows xp no meu computador portatil toshiba M-40-231 desde que o comprei (ha volta de um ano atras). Estou farto do windows xp, é uma seca.. e prende-me o computador todo... mas tenho la programas instalados que preciso, por isso não me convem desinstalar. Falaram-me do linux, pesquisei um bocado, e fiquei imediatamente 'apaixonado'. Sera que posso ter os dois sistemas operativos instalados em simultaneo no meu computador?  ???se sim, como faço para instalar agora o ubuntu sem perder os dados e o acesso ao que ja tenho do windows xp? Obrigado por tudo. desculpem o incomodo. Romeu ;D

uplink

sim pode ter windows e ubuntu no mesmo computador,se quiser colocar:
ubuntu
win98
win95
winXP
win vista
mandriva linux
suse linux
e qualquer mais sistemas que quiser pode colocar tudo ao mesmo tempo,se utiliza o chamado grub que é selecionador de sistema,você escolhe e ele entra no sistema.é só abaixar o ubuntu e instalar ele. ja vem com um particionador muito bom para poder instalar ele

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

vfl

Citação de: rchumbo online 05 de Novembro de 2006, 19:31
..., como faço para instalar agora o ubuntu sem perder os dados e o acesso ao que ja tenho do windows xp?

Como o uplink disse, é possível instalar diversos sistemas operacionais no mesmo computador, mas para não perder o que já está instalado você deve fazer basicamente o seguinte:

a) Verificar se há espaço suficiente no hd (disco rígido/duro) -
        (Para instalar o Ubuntu, é necessário um mínimo em torno de 3,5 Gbytes, mas preveja mais espaço
         para poder  instalar mais programas e guardar seus dados).

b) Provavelmente seu hd está com uma única partição (C:), então se esta partição tiver espaço livre, ela pode ser encolhida (diminuída), liberando espaço para instalar o ubuntu;
    (há diversas ferramentas que possibilitam fazer isso, mas seria bom antes de mais nada fazer um
     backup de todos os dados importantes, porque sempre existe a possibilidade de algo dar errado.
     Ferramentas indicadas: gParted (disponível no LiveCD do Ubuntu em Sistema>>Administração,
     ou   Partition Magic (ferramenta comercial extremamente confiável).

c) Após liberar espaço, você deve criar pelo menos 2 partições. Uma delas do tipo EXT3 ou ReiserFS para instalar o Ubuntu e a outra do tipo SWAP (com 256 ou 512 Mbytes). Esta última partição tem a mesma função do arquivo pagefile.sys no Windows XP ou win386.swp no Windows 98, ou seja: memória virtual.

d) Instalar o Ubuntu na partição acima citada. Ao final, o mesmo instalará um gerenciador de boot (grub). Este gerenciador sempre será executado ao ligar o computador e apresentará um menu onde você escolhe se quer rodar Windows ou o Ubuntu.

Parece-me que no cd de instalação do ubuntu, há uma opção onde você pode delegar ao instalador a tarefa descrita nos passos anteriores, mas eu nunca usei. Sempre preferi fazer manualmente.

No forum já existem diversas questões similares à sua, faça uma busca com as palavras particionar ou particionamento na página principal: http://ubuntuforum-pt.org/index.php

Sobre o conceito de partições recomendo acessar o documento:
http://users.netuno.com.br/vflaube/computacao/info-basica/Nocoes-discos-rigidos-(hd).pdf

Persistindo dúvidas, volte ao forum e informe pelo menos o seguinte:
- qual o tamanho do hd (disco rígido/duro) instalado em seu computador ?
- como ele está particionado atualmente ? (Há somente o C: ou há mais partições ?)
- qual o espaço livre atual ? (Verifique em Meu Computador >> C: >> Propriedades). Se houver
  mais de uma partição, verifique isto para cada uma delas.
- como você pretende usar o ubuntu ? (só para aprender / arquivos entre ubuntu e Windows devem ser
  compartilhados / qual o volume de dados previsto à ser usado com o Ubuntu, etc...)
- seu nível de conhecimento de aspectos básicos de informática, como discos, partições, etc.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Linux Registered User: 36202 (1996) at http://counter.li.org/
StarOffice/OpenOffice.org/BrOffice.org user since 1999
IM: vfl@jabber.org  (Jabber : Open Instant Messaging - http://www.jabber.org)
Schroeder - SC - Brasil