Autor Tópico: AIGLX x XGL - Qual é o melhor?  (Lida 3440 vezes)

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
AIGLX x XGL - Qual é o melhor?
« Online: 03 de Novembro de 2006, 00:36 »
Olá...

Depois de um tempo longe voltei a usar o ubuntu e estou interessado em instalar o XGL ou AIGLX aqui em casa.
Então gostaria de saber qual dos dois tem melhor desempenho, recursos, estabilidade, etc, na opinião de vc's?

Tipo aqui tenho um PIII 1.1Ghz, 640 RAM, NVIDIA FX5200 128MB, então performance seria interessante.

A e outra coisa estou com o driver 1.0-9626 da NVIDIA, então posso rodar tanto o AIGLX quanto o XGL.

O que vc's me dizem?
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline Mitzgitari

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 158
    • Ver perfil
Re: AIGLX x XGL - Qual é o melhor?
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 09:49 »
pedropg,
Tenho a mesma Placa de Vídeo que você. A principio eu rodava com XGL, enfrentava muitos problemas com crashes e incompatibilidade com aplicativos que utilizam o OpenGL; exemplo: Google Earth e jogos que necessitam de aceleração 3D em geral.
Hoje, eu instalei o Beryl utilizando este tutorial http://wiki.beryl-project.org/index.php/Install/Ubuntu/Edgy/nVIDIA que é para quem utiliza do driver beta da NVIDIA. E tudo mudou, não estou tendo problemas com nenhum aplicativo além de usar bem menos memória que antes.

Darcamo

  • Visitante
Re: AIGLX x XGL - Qual é o melhor?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 16:43 »
Testei o beryl com aiglx e está razoável e plenamente utilizável. Fica estranho quando rodo o mplayer em fullscreen ou o enemy-territory (fica meio que piscando), por exemplo, mas dá pra desativar o beryl rapidamente caso eu va assistir alguma coisa ou jogar. Não precisa reiniciar o X nem nada. É só clicar no ícone do beryl na área de notificação e mudar o gerenciador de janelas novamente para o metacity.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: AIGLX x XGL - Qual é o melhor?
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 17:38 »
Quando uso o XGL ele fica ocupando cerca de 30% do processamento. Com o AIGLX o Beryl utiliza cerca de 2%.
Mais estável e rápido o AIGLX.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson