Cores no Ubuntu

Iniciado por xgabriel, 13 de Agosto de 2025, 08:19

tópico anterior - próximo tópico

xgabriel

Seguinte pessoal, sou iniciante como usuário Linux. Mas já estou na terceira instalação de distro do Linux porque estou enfrentando um problema. A primeira distro que baixei para usar foi o Linux Mint, atualizei os drivers recomendados e quando abri o painel da NVIDIA (NVIDIA X SERVER SETTINGS) me deparei com a opção de Color Correction a resolução do meu problema maior, as cores apagadas do sistema. Mas não permaneci no Linux Mint porque achei a interface do sistema muito feia e ultrapassada. Aí fui para a distro Zorin Os, fiz o mesmo procedimento assim que terminei de instalar o sistema, atualizei os drivers recomendados e quando fui abrir o (NVIDIA X SERVER SETTINGS), só tinha a opção de ver a temperatura da placa de vídeo dedicada e não tinha a opção de color correction. Aí desinstalei o Zorin Os e instalei Ubuntu e fiz os mesmos procedimentos que fiz no Linux Mint e no Zorin Os, e não obtive sucesso da opção de corrigir as cores aparecer no meu painel da NVIDIA. Queria uma ajuda para solucionar esse problema que no meu caso é um problema porque acostumei com cores saturadas no Windows e eu queria muito migrar para Linux mas como sou muito leigo não sei nem se tem como resolver isso.

galactus

xgabriel, ajuda a gente também. Qual a versão do Ubuntu?  Qual o Driver da Nvidia foi instalado? Qual o modelo e marca da Nvidia você tem aí?
Kubuntu e Windows em Dual Boot PC e Notebook!

xgabriel

Citação de: galactus online 13 de Agosto de 2025, 10:40xgabriel, ajuda a gente também. Qual a versão do Ubuntu?  Qual o Driver da Nvidia foi instalado? Qual o modelo e marca da Nvidia você tem aí?
Estou no trabalho, mas assim que chegar em casa, vejo e te passo as informações certinho aqui. Muito obrigado por me responder: :)

xgabriel

Boa noite, cheguei em casa. Aqui esta os dados:
Versao do driver nvidia: 575.64.03
Modelo da placa de vídeo: GTX 1650
Versao do ubuntu: 25.04

galactus

Agora melhorou com essas informações.

Espero que seu sistema esteja atualizado. No terminal:

sudo apt remove --purge '^nvidia-.*'

sudo apt install nvidia-utils-575

sudo apt install nvidia-driver-575

Reinicie o sistema.

As cores já devem estar mais saturadas. No Nvidia-Settings o color correction deve funcionar.

Não uso o Driver 575 mas sim o 550 numa velha 750Ti e as cores são vivas e o color correction pode ser alterado no Nvidia-Settings.

xgabriel

Citação de: galactus online 13 de Agosto de 2025, 23:15Agora melhorou com essas informações.

Espero que seu sistema esteja atualizado. No terminal:

sudo apt remove --purge '^nvidia-.*'

sudo apt install nvidia-utils-575

sudo apt install nvidia-driver-575

Reinicie o sistema.

As cores já devem estar mais saturadas. No Nvidia-Settings o color correction deve funcionar.

Não uso o Driver 575 mas sim o 550 numa velha 750Ti e as cores são vivas e o color correction pode ser alterado no Nvidia-Settings.

Obrigado amigo, chegando em casa na hora do almoço irei testar essses comandos para ver se vai!! Muito obrigado!

xgabriel

Mano, executei os comandos que voce me disse para fazer, mas ainda sim nao resolveu, a opcao de color correction nao apareceu no painel da nvidia.

galactus

Abra o terminal novamente, execute o seguinte comando:

nvidia-smi

Cole aqui o resultado por gentileza.