Duvidas

Iniciado por dunham, Hoje às 10:38

tópico anterior - próximo tópico

dunham

Bom dia!
Instalei o ubunbtu studio em minha maquina e as impressoes iniciais nao estao sendo nada agradaveis.
1. Primeiro tentei a versao 25.04 porem a mesma apresentou intabilidade, embora turate a intalacao tudo parecia normal, depois de instalar a barra de menu simplesmente nao aparecia.Entao baixei e instalei o versao anterior. No entenato estou com alguns problemas.
2. Pesquisei e soube que a loja do ubuntu e acessada pelo dicorver, porem este aplicativo simplemente nao abre. O icone fica se movimentando no sentido horizontal e depois simplemente somi
3. Nao consigo encontrar meu delado, uso um acer nitro 5 e normalemnte selecionava ingles internacioinal, mas no ubunti nao consigo encontrar. ja tentei varios de english mas nenhum deu deu certo.
4. Eu tinha em minha maquina o linux mint e zorin os e na intalacao selecionei para mante-los, porem no menu do boot do ubuntu aparece o zorin mas n~ao aparece o mint e olhando o ssd pelo aps o mesmop esta la inclusive pelo ubuntu acessei a pasta home de la.
Entao se algum poder me ajudar a resolver o problema da loja, do teclado e do boot eu agradeco
Desculpem a falta de acentuacao mas eh devido ao teclado

galactus

Olá, bom dia!
Vamos lá.

1. Se você instalou a versão anterior do Ubuntu Studio 25.04, então você está com a versão 24.04.3 . O Ubuntu Studio usa KDE Plasma.

2. Rapaz, essa é nova pra mim, o Muon não abrir no KDE.  Vamos tentar as alternativas então.  Tenta usar o Software Center, a loja do Ubuntu que usa Gnome, no terminal:

sudo apt update

sudo apt install software-center 

Não sei se você usa pacotes snaps, mas o sistema vem com ele instalado por padrão, não sei se a loja vem instalada, pois nunca usei o Ubunut Studio, em todo caso, recomendo instalar a loja do snap, no terminal:

sudo apt install snapd

sudo snap install snap-store

Veja se essas lojas abrem.

Não se esqueça de atualizar os pacotes do apt também.

3. Qual o modelo do Acer Nitro 5? Qual o teclado vem nele?

4. Essa questão é mais complicada, a última distribuição instalada é a que assume o gerenciamento da inicialização de todas as outras. Não sei se você fez uma instalação padrão das outras, se houve alguma alteração na instalação do grub delas isso também complica as coisas. Inclusive é importante saber se estão todas no mesmo disco. Por exemplo, se for o seu caso de ter dois SSDs ou HDs, o que seja. Uma distro em um SSD e a outra em outro.

De qualquer maneira, vamos começar pelo básico, vamos tentar ver se o Grub encontra a inicialização do Mint  de forma automática primeiro. Vamos alterar o Grub, muito cuidado para não fazer caca e seu sistema do Ubuntu Studio não der mais boot, no terminal:

sudo nano /etc/default/grub

Dentro do aquivo do grub, procure localizar a linha  GRUB_DISABLE_OS_PROBER=true . Ela pode estar comentada, com um símbolo do jogo da velha primeiro, # . Se ela existir, delete o símbolo do jogo da velha, deixe a linha alinhada igual as outras e troque o true por false, vai ficar assim:

GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false

Se essa linha não exister, adicione ela, pode ser uma linha acima da linha do GRUB_CMDLINE_LINUX.

Salve as alterações no arquivo e saia:

Ctrl+O  e depois Enter para salvar as alterações e
Ctrl+X  para sair.

Agora vamos fazer o grub procurar por alterações:

sudo update-grub

Veja se ele encontra o Mint, para ter certeza, reinicie o sistema e veja se agora aparece a entrada do Mint na inicialização do  Grub. 

No aguardo de suas respostas.

Kubuntu e Windows em Dual Boot PC e Notebook!

usui

Boa trade  galactus

Eu tive de criar outra conta pois, por algum motivo deu problema na minha senha. Tentei recuperar mas o email não chegava na caixa de entrada da zoho. Desta forma,  criei um nova conta com email do gmail.

1. Eu reisntalei o Ubuntu Studio 24.04.3 e agora o discover esta funcionando, mas também instalei o synaptic e snap.
2. Uso um notebook nitro 5 AN515-45 R7WA. Com windows usava o teclado ingles internacional. Nesta nova intacao o teclado proposto foi o eng(USA) porém o c cedilha não esta funcionando, eu ele funcionava com a combinacaoi das tecvlas ' + C. No momento a minha prioridade e tentar resolver este problema do teclado.