Erro ao tentar atualizar do 24.04 para 24.10

Iniciado por HelionneyGoes, 11 de Março de 2025, 15:47

tópico anterior - próximo tópico

HelionneyGoes

Olá! estou tentado atualizar para o 24.10 e o seguinte: " O sistema EFI de partição não pode ser usado "

O seu sistema de partição EFI(ESP) não pode ser montado em /boot/efi.

Como eu procedo para contornar este problema ?

FaBMak

Vc precisa fornecer mais detalhes.

É um computador em dual boot? Já tem Windows instalado?

Está instalando no SSD/HD principal?

Vc fez alguma alteração na BIOS pra tentar instalar o Ubuntu?
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

HelionneyGoes

Amigo segue as informações do meu sistema:

Sistema operacional: Kubuntu 24.04
Versão do KDE Plasma: 5.27.12
Versão do KDE Frameworks: 5.115.0
Versão da Qt: 5.15.13
Versão do kernel: 6.8.0-55-generic (64-bit)
Plataforma de gráficos: X11
Processadores: 8 × Intel® Core™ i7-8565U CPU @ 1.80GHz
Memória: 7,4 GiB de RAM
Processador gráfico: Mesa Intel® UHD Graphics 620
Fabricante: Dell Inc.
Nome do produto: Inspiron 5481
SSD

Não uso dual boot, também não mexi na configuração da bios.

galactus

Olá HelionneyGoes, essa sua atualização está me parecendo uma formatação do sistema. É isso?

Se for esse o caso você teria que criar uma partição de 500MB com sistema de arquivos EFI System Partition ao invés de /boot/efi.
Kubuntu e Windows em Dual Boot PC e Notebook!

HelionneyGoes

Boa tarde Galactus!
Não amigo, não estou formatando, estou tentando atualizar através do update do sistema.

galactus

Como foi feito o particionamento do 24.04? Dá para tirar um print dele? Eu já li sobre esse erro. Não sei seu nível de conhecimento sobre particionamento do sistema. Você pode tirar um print da tela usando o Gparted ou usar alguns comandos pelo terminal.  Meu interesse é saber exatamente quais partições você criou na instalação do 24.04, se existe uma EFI e qual o seu tamanho.

HelionneyGoes

Galactus como eu consigo colar o print aqui, pois não estou conseguindo coloca-lo.

cfdisk:

Unidade: /dev/sda
                                                  Size: 119,24 GiB, 128035676160 bytes, 250069680 sectors
                                              Rótulo: gpt, identificador: 20789222-EA30-48AE-BCE0-F71B7A085589

Dispositivo                            Início                    Fim                Setores              Tamanho Tipo
>>  Espaço livre                             2048                   4095                   2048                   1M                                       
    /dev/sda1                                4096                 618495                 614400                 300M Sistema EFI
    /dev/sda2                              618496              250067789              249449294               118,9G Linux sistema de arquivos

galactus

Então, agora qu eu sei que você já está em cfdisk...

Favor colar aqui a saída dos comandos:

sudo lsblk

e

cat /etc/fstab

De que  maneira você está tentando fazer o upgrade do 24.04 para o 24.10?  Você tinha falado pelo update do sistema, correto? Não é pelo terminal.