Estou há alguns meses tentando migrar do Windows para o Ubuntu, com alguns (vários) perrengues no caminho. Pedi ajuda no fórum do Diolinux até o momento, mas achei interessante vir para um espaço focado no Ubuntu em si.
O problema: instalei o Ubuntu, tudo indo bem até eu reiniciar o computador (logo depois da instalação, quando o próprio Ubuntu solicita) e o sistema não iniciar.
Pensei que poderia ser a ordem de Boot. Configurei o inicializador do Ubuntu como primeiro e o Windows como último. Windows iniciou.
Nova tentativa, usando o menu de boot da BIOS. O Ubuntu aparece (o que mostra que ele realmente está instalado) mas, quando seleciono-o para iniciar, quem aparece é… o Windows. (E quando eu seleciono a opção do Windows, ele também inicia.)
Pelo tutorial do Diolinux (
https://www.youtube.com/watch?v=6D6L9Wml1oY) uma opção é iniciar o computador no modo Legacy. Tentei e apareceu a mensagem de que não havia nenhuma opção de boot.
No fórum, me recomendaram instalar o sistema de novo, dessa vez sem obter atualizações. Nenhuma mudança.
Já tentei inciar o sistema com o Secure Boot e TPM desativados, também já tentei com os dois ativados e também tentei as outras possibilidades, intercalando os dois.
Alguma ideia do que pode ser e como resolver?