Autor Tópico: Configurando servidor Samba  (Lida 2278 vezes)

Offline thiagofialhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Configurando servidor Samba
« Online: 04 de Dezembro de 2023, 21:31 »
Boa noite, pessoal. Tudo bem? Bom, sou novato no universo Linux e definitivamente não sou bom com configuração de rede. Tenho em casa três PCs. Um com Windows 11, que uso para jogar, outro com Ubuntu Desktop, que uso para estudar e usar a web e um terceiro, com peças que sobraram desses dois, que decidi montar um servidor de arquivos. Nele instalei o Ubuntu Server 22.04. Nele configurei o SSH, Samba Server, Transmission e Jellyfin. Tudo funcionou perfeitamente. inicialmente as três máquinas estavam  plugadas (com cabo) no modem/roteador da Claro, então, para poder conectar outros equipamentos no servidor (Ex.: laptop, tv etc.),  e porque levei o pc com ubuntu para outro quarto, decidi mudar a configuração e colocar o pc com o Windows e o Servidor plugados diretamente no modem e o PC com Ubuntu Desktop está em outro cômodo, com uma placa WIFI conectada por wifi nesse mesmo roteador. Após a mudança de layout, tive que reconfigurar o IP estático do servidor e após isso, o PC com Ubuntu conecta no SSH no meu servidor, conecta no Torrent, conecta no Jellyfin, mas o Samba parou de funcionar. Utilizo o problema "Files" do ubuntu para tentar acessar o servidor Samba e tenho a seguinte mensagem de retorno: "Unable to access location. Failed to retrieve share list from server: invalid argument". Alguma boa alma tem ideia do que possa ter acontecido?