Fala camarada, beleza?
Desculpe demorar a dar um feedback, é que nesse final de ano está muito corrido pra mim, nem tenho acessado o forum quase, mas vamos lá:
Faz bastante tempo que não uso Gnome, migrei pro KDE já tem uns 7 anos, justamente porque prefiro as facilidades de personalização do KDE. É mais fácil deixar um KDE bonito (além de atualmente ele consumir tanta ram quanto o XFCE). O Gnome se tornou um pé no saco de personalizar já tem uns 10 anos, rsrsrs
Eu uso o Ubuntu Studio que vem com KDE, porque preciso ter um Kernel de baixa latência bem integrado com o sistema. Agora, recomendo que experimente o Kubuntu, ou até mesmo o KDE Neon (que é um excelente derivado do Ubuntu). São distribuições ótimas. Se deseja personalização sem aborrecimento, recomendo considerar a mudança de ambiente. Não perca tempo com software gambiarra, como o Gnome Tweak, se posso pretender dar um conselho. É desperdício de energia. Chamo mesmo de gambiarra, porque se quisessem que o usuário mexesse nessas configurações de aparência, não teria necessidade de um projeto desses separado, que um usuário iniciante nem conheceria. Estaria nas configurações por padrão. Se não está é porque o objetivo é limitar isso. Apenas a constatação de um fato.
Enfim, boa sorte aí, bom final de ano e... fica a dica!