Autor Tópico: Dual boot Windows 7 / Lubuntu (Samsung Rv415)  (Lida 5534 vezes)

Offline Joao_Marcos_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Dual boot Windows 7 / Lubuntu (Samsung Rv415)
« Online: 09 de Fevereiro de 2023, 05:17 »
Esse notebook ficou disfuncional alguns anos.
AMD E300 1.3Ghz
2Gb ram ddr3
Windows  8
Consegui instalar um windows 7 em inglês primeiramente, ao tentar instalar outro windows, a partição, dava erro de log.
Instalei o lubuntu e funcionou muito bem, e resolveu o problema de partições.
Consegui instalar o windows 7 pt, drivers e tudo.
Pelas configurações sei que só o Lubuntu salva, fui no gerenciador e deixei 50GB de espaço para o linux
Instalei lubuntu mas o grub nunca apareceu,  boot no windows.
reinstalei com 512 mb  com uma partição de boot para o grub, nada... (partição ext4, para a duas partições linux)
Alguém me ajuda?

Offline paulaosabetudo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Dual boot Windows 7 / Lubuntu (Samsung Rv415)
« Resposta #1 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 01:27 »
Mas tu é otário mesmo em?
Com essas configurações e ainda quer instalar Windows?

Certeza que vai responder que tem uma impressora ou equipamento que só aceita se for a janelinha. Não é burrin... de tudo pois está tentando instalar um sistema light em outra partição, mas sei lá, não consegue instalar o Grub. Todo idiota que instala uma flavors do linux sabe que o grub é automático, nem precisa separar partição, se é que você sabe o que é isso?

Offline Joao_Marcos_Rocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Dual boot Windows 7 / Lubuntu (Samsung Rv415)
« Resposta #2 Online: 15 de Fevereiro de 2023, 02:40 »
Ô amigo, calma aí, eu sei que a configuração é ruim, ela já está descrita acima.

E sim, é para um amigo que tem uma mecânica  e ele quer conectar aparelhos nesse notebook, impressora, sei lá, injeção eletrônica, etc. Não sei se todas vão funcionar em linux.

Por isso que eu quero instalar dois sistemas. Se o Windows  ficar inoperante com o tempo, e ele vai ficar, quero que ele tenha uma alternativa para acesso a internet,  comprar peças em sites, pesquisa.

Eu sei que ao instalar o linux o grub se instala automático para boot. Na verdade nem precisa instalar, ao dar o boot no pendrive, já aparece o grub.
O problema é que o windows está instalado, eu entro com o pendrive (lubunto 22... LTS), ele carrega, eu instalo em uma partição 50GB, mas quando o pc reinicia ele não dá boot no grub, entra automaticamente no Windows.
Entro na bios, e no sistema de boot só tem o HD, não tem tipo [ubuntu], o lubuntu fica invisivel. Ele está lá na partição, mas o grub não da sinal de vida, por isso coloquei 512mb  em uma particação "grub-boot"  na tentativa que quando o lubuntu instalar, o grub consiga instalar nessa partição pra ter dual boot de sistemas.

O problema pode estar na Bios? Sim. Pode estar entre a cadeira e o notebook? Com certeza. 
Por isso eu só pedi ajuda, nada mais que isso.