Autor Tópico: Xsane - software para scanners no linux  (Lida 6841 vezes)

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Xsane - software para scanners no linux
« Online: 31 de Outubro de 2006, 20:58 »
Olá, a todos!

Comprei um multifuncional HP photosmart c310 e ele funciona direitinho no meu ubuntu 6.10, sem qualquer problema para configurar, tudo automático, uma beleza, mas não estou conseguindo transformar as imagens escaneadas em arquivos de texto, pois os caracteres aparecem totalmente embaralhados e não se entende nada do que está escrito. tentei gerar um arquivo pdf e deu certo, mas quando tento selecionar, copiar e colar para um arquivo do editor de texto (openoffice, por exemplo) não consigo. Alguém poderia esclarecer o que está ocorrendo.

desde já, obrigado!

Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2006, 21:11 »
Amigo, voce precisa de um software de OCR que nada mais é do que um programa que lé um arquivo de imagem e transforma em arquivo texto. Esse do link abaixo eu utilizei em uns trabalhos de facul no inicio do semestre e nao tive problemas. Pode ser que voce encontre outros melhores por ai.

http://superdownloads.uol.com.br/linux/download/i1913.html
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline Eduardo André Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2006, 10:14 »
legal, amigo! consegui instalar via apt-get adicionando a linha cano principal estável do deb ftp://lem.eui.upm.es/pub/lemdeb. será que vc poderia me dizer como eu faço para transformar a imagem em texto (quais os comandos) porque o programa parece ser em modo texto.
Valeu!!!

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2010, 17:56 »
Olá,

Estou com problemas para fazer o XSane fazer funcionar minha multfuncional Lexmark X1185.

Méu Ubuntu 9.10
Meu XSane
Citar
$ xsane -v
xsane-0.996 (c) 1998-2007 Oliver Rauch
  E-mail: Oliver.Rauch@xsane.org
  pacote xsane-0.996
  compilado com GTK-2.18.3
  com função de gerenciamento de cores
  com suporte GIMP, compilado com GIMP-2.6.7
  Formatos de saida do XSane: jpeg, pdf(compr.), png, pnm, ps(compr.), tiff, txt

Abrindo o XSane pelo terminal tenho:
Citar
$ xsane

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(xsane:8012): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

Já instalei e re-instalei o XSane diversas vezes, já o fiz rodar pelo terminal, pelo ícone no menu aplicativos... Quando clico em 'Captura Prévia' a lâmpada do scanner acende e fica presa no canto, fica num curto vai e vem barulhento, não saí de poucas dezenas milímetros e volta e vai e volta até que o XSane não responde mais e tenho que forçar a saída. A lâmpada fica acesa até que eu desligue a multifuncional pela tomada. Quando preciso digitalizar alguma coisa vou ao Windows, (que ainda mantenho instalado apenas para esse fim), e digitalizo o que for necessário com perfeição.

Por favor... Me ajudem. Obrigado!


Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2010, 17:25 »
Ontem mandei um e-mail pro suporte do Sane.org.
Assim que vier a resposta eu coloco aqui.

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2010, 12:18 »
Formatei e reinstalei o Ubuntu 9.10. E quando tentei usar o XSane... O mesmo erro. Eu já falei que o Scaner funciona no Windows... Pois é... Tio Bill continua contribuindo para uma vida mais fácil, menos segura talvez, mas mais fácil.

Offline MarceloVilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #6 Online: 28 de Janeiro de 2010, 12:50 »
Tem esse pacote instalado: libsane-extras

???

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #7 Online: 28 de Janeiro de 2010, 13:01 »
........... Tio Bill continua contribuindo para uma vida mais fácil, menos segura talvez, mas mais fácil.

ele ñ tem nada haver, o problema são empresas que ñ dão suporte ao Linux, fazer o que? se o Linux mal tem 1% do mercado e veja que isso graças ao ubuntu, antes era total/ inexpressivo.
nesse teu caso lexmark se encaixa, no que falo.
aí os desenvolvedores de linux é que tem que se desdobrar p/ fazer algo compatível c/ vários periféricos.
agora no site do projeto xsane vc tem como vc ver se pode ter esperança nessa tua multifuncional da lexmak. dá uma navegada por lá.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 13:10 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #8 Online: 31 de Janeiro de 2010, 20:53 »
rjbgbo,

Tenho esperanças sim... já dei uma olhada lá... Estou tentando me desfazer do SO do Tio Bill, mas não dá, eu uso muito minha multfuncional, e não consigo fazê-la funcionar no XSane. Já até mandei um e-mail pro pessoal do XSane, mas não tive resposta. Eu já desisti. Vou esperar a nova versão pra ver se roda.

Valeu!

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2010, 20:58 »
MarceloVitar,

Acabei de instalar a sua sugestão... Não deu cara. Mas valeu a dica, talvez sirva para outros com o mesmo problema.

Valeu!

Offline MarceloVilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #10 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 08:48 »
Que pena,

Eu vi que no site do Sane diz que o seu scaner (da multi) é compatível, estranho não pegar, O que eu vou te sugerir é triste, mas pode quebrar um galho. Instala o Virtual Box, e instala o xp nele, pra usar multi-funcional!

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #11 Online: 01 de Fevereiro de 2010, 21:42 »
É eu vou fazer isso

Valeu!

Offline phaleixo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 369
  • No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #12 Online: 03 de Fevereiro de 2010, 17:36 »
ola erkrijo tive o mesmo problema que vc em uma lexmark c 500 resolvi instalando outro frontend para o sane
no ubuntu 10.04 o frontend do sane sera o simple scan eu ja utilizo este frontend que instalei pelo ppa
para incluir este frontend e so ir no synaptic >configuracao>repositorios>outro software e adicionar as linhas
deb http://ppa.launchpad.net/robert-ancell/simple-scan/ubuntu karmic main
deb-src http://ppa.launchpad.net/robert-ancell/simple-scan/ubuntu karmic main
uma linha de cada vez e depois copie esta chave
1024R/149D38A7
cole no editor de texto(gedit) e salve em uma pasta facil de localizar
va no synaptic >configuracao>repositorios>autenticacao>importar arquivo chave e selecione o arquivo salvo no gedit
(se aparecer mensagem de erro veja se foi incluido a chave launchpad ppa for robert ancell)
se deu tudo certo e so clicar em recarregar e procurar o simple scan e instalar
fonte:https://launchpad.net/~robert-ancell/+archive/simple-scan
espero ter ajudado
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Xsane - software para scanners no linux
« Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2010, 17:44 »
Phaleixo,

Já instalei o simple-scan... não da maneira como você sugeriu, mas não funcionou, vou tentar de novo seguindo seus passos. Valeu!!!