Autor Tópico: Áudio do lado direito parou de funcionar  (Lida 3731 vezes)

Offline raynersan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Áudio do lado direito parou de funcionar
« Online: 06 de Janeiro de 2023, 10:26 »
Olá, pessoal, bom dia!

Preciso de uma ajuda com o áudio do meu notebook.
Fiquei uns dias sem ligar de recesso e quando fui voltar ao trabalho, o lado direito do fone não funciona mais.
Já tentei muitas coisas, instalar pavucontrol, mexer no alsamixer, muitas tentativas.
Quero eliminar todas as possibilidades e ter certeza que pode ser algo de hardware, apesar de ser bem estranho!

O speaker desse notebook também não funciona a anos, então, não tem como fazer teste sem ser por headset/fone.
O fone que uso é o mesmo usado no meu celular, então, funciona normal.

Subi nesse link imagens das especificações do meu note: https://imgur.com/a/3nu8iFN

Algum sábio entender poderia me ajudar? Muito obrigado!!!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re:Áudio do lado direito parou de funcionar
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2023, 12:42 »
Tente usar um live-pendrive do ubuntu, se o som funcionar e porque esta tudo ok com a sua placa.

Sendo assim, pode ser que vc tenha feito alguma configuração errada e o som sumiu.

Uma dica seria excluir a pasta pulse que esta em .config->pulse, fazendo isso ele ira recriar essa pasta com os valores padrao, caso sem querar vc tenha feito alguma alteração.

Para isso, va ate a sua pasta home, aperte no teclado Control+h e vc vera que apareceram novas pastas na sua home que estavam ocultas, va ate a pasta .config e veja a pasta pulse, delete ela e reinicie o computador, assim o sistema ira criar pra vc novamente essa pasta e ela estara como nova.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline raynersan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Áudio do lado direito parou de funcionar
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2023, 18:00 »
Tente usar um live-pendrive do ubuntu, se o som funcionar e porque esta tudo ok com a sua placa.

Sendo assim, pode ser que vc tenha feito alguma configuração errada e o som sumiu.

Uma dica seria excluir a pasta pulse que esta em .config->pulse, fazendo isso ele ira recriar essa pasta com os valores padrao, caso sem querar vc tenha feito alguma alteração.

Para isso, va ate a sua pasta home, aperte no teclado Control+h e vc vera que apareceram novas pastas na sua home que estavam ocultas, va ate a pasta .config e veja a pasta pulse, delete ela e reinicie o computador, assim o sistema ira criar pra vc novamente essa pasta e ela estara como nova.

platao, obrigado pela resposta!
Fiz o procedimento de deletar a pasta pulse e reiniciar. Mas ainda continua só no fone esquerdo
Pasta nova:
https://imgur.com/a/Wobvi4t

O fone que uso é aqueles de celular que tem microfone de lapela, e esse microfone fica no lado direito. Continua funcionando perfeitamente, diferente da saída do mesmo lado.
Sobre o live-pendrive, nunca fiz nenhum processo, como seria esse teste?

Já pensei até que poderia ser alguma sujeira na entrada do fone, mas não da nem mau contato, é 100% mudo o lado direito