Autor Tópico: Ubuntu 21.10 x86_64 - travando e congelando - Acer Aspire E5-573G V3.72  (Lida 2588 vezes)

Offline ogcsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Início - geraldo santos (Desenvolvedor Web)
Bem, vim do Windows 10 para sair de problemas de travamentos e uma melhor experiência e foco com a minha área de atuação (Desenvolvedor). como comentado vim do win10 por conta de travamentos, de primeiro momento fiz um UPGRADE no meu Notebook, coloquei um SSD sata"3 que é oq funciona kkkk, e logo após coloquei mais um pente de memória ram, assim totalizando 16gb. achando que meu problema com esses travamentos seriam cessados, ledo engano. e a, uma coisa a se mencionar, quando eu n havia feito o upgrade de memória ram, o PC quando travava ele dava tela azul a algo relacionando a alto consumo de memória, padrão. Mas depois do UPGRADE, o "problema" passou a ser outro, quando travava a tela ficava toda maluca, não sei explicar. mas só voltava ao normal se eu reiniciasse ou desativasse a placa de vídeo 'dedicada".

Dai por recomendações, e análise a médio e longo prazo do meu trabalho vim para o Ubuntu. mas desde o começo já tive problemas com o travamento, achei q poderia ser uma má instalação. Formatei tudo novamente e fiz mais uma vez uma instalação da distro, limpa. mas mesmo assim continuou a persistir, e fui desativando as animações de janelas e etc, pq até pra abrir a pesquisa travava tudo. enfim, depois de certas coisas desativadas foi que melhorou. mas ainda sim continuava com travadas. E devem se perguntar "e como esse travamento ocorre, com quais programas em uso, aberto" e etc, pois bem, com qualquer programa, literalmente, seja só com o chrome aberto, ou com quaisquer outros programas abertos além do chrome, terminal, minha IDE  de desenvolvimento.

E o travamento aqui no linux é o congelamento total da tela, e das funções causando até crashs na IDE ou em outros programas, eu até achei q poderia ser os tais responsáveis, mas não faz muito sentido.
E desde o Windows tenho um pulga atrás da orelha que possa ser a Placa de Vídeo "Dedicada" mas enfim, não sei. E como aqui no Ubuntu até hoje ela não é suportada, não sei se tem algo haver, mas creio que tenha relação e outras coisas mais. mas como não sou especialista, só tenho a especular e não afirmar.
https://i.imgur.com/LQ7ZixU.png

E abaixo vou deixar o link do PASTEBIN das Informações Técnicas do Computador para darem uma olhada.
https://pastebin.com/jfLmDeYS

Desde de já grato por ler e peço a compreensão de todos pelo informativo massivo, mas explicar algo nunca é demais. :)

Offline MHPA23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 21.10 x86_64 - travando e congelando - Acer Aspire E5-573G V3.72
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2022, 09:54 »
Olá @ogcsantos, o seu problema ocorre também com a ISO do Ubuntu 20.04.3 LTS?

Offline ogcsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
    • Início - geraldo santos (Desenvolvedor Web)
Re:Ubuntu 21.10 x86_64 - travando e congelando - Acer Aspire E5-573G V3.72
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2022, 16:55 »
Olá @ogcsantos, o seu problema ocorre também com a ISO do Ubuntu 20.04.3 LTS?

Não sei, não testei essa ISO ainda.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Ubuntu 21.10 x86_64 - travando e congelando - Acer Aspire E5-573G V3.72
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2022, 18:32 »
@ogcsantos

Software ou, neste caso todo um SO diferente, não é solução para problemas de hardware, nunca foi, nunca será.

E problemas de hardware é exatamente o que parece aqui! É o que indicam os sintomas em Windows. Em vez de adicionar novo hardware deveria/deve testar o original, nomeadamente a memória original. Pode ser um problema na memória original, na memória da gráfica dedicada (Nvidia) se de fato é essa a que estava em uso quando ocorreram os BSoDs (a integrada Intel usa memória do sistema, partilhada e reservada pelo firmware).

Deve também atualizar UEFI ("BIOS").
Deve limpar todos os circuitos de ar e mesmo abrir e substituir a pasta térmica no CPU e GPU (Nvidia). O seu portátil tem pelo menos 7 anos e as temperaturas indicadas no seu enlace, ainda que não sejam (muito) preocupantes, são algo elevados e sugerem também problemas nesse quesito. Se não é nem uma coisa nem outra então é mesmo a placa-base e, nesse caso, pode esquecer esse portátil.

Isto é tudo que se deve fazer para diagnosticar. O aparentemente excessivo uso de memória poderá ou não estar relacionado o software que está usando em simultâneo mas muito provavelmente tem a ver mais com um problema na própria memória.

Para além do simples diagnóstico cabe também comentar que a gráfica - Nvidia Geforce GT820M é perfeitamente suportada em Linux com o driver proprietário 430 que pode e DEVE selecionar e aplicar em Software & Atualizações > Controladores adicionais. Isto, claro, para além de desativar Secure Boot em UEFI.