Eu utilizei o OBS Studio para configurar o microfone do meu notebook, eu estou utilizando o interno, ainda não consegui fazer o microfone do headset pegar. Se você conseguiu fazê-lo funcionar, por favor, me avise como.
Agora voltando pro seu problema, o OBS Studio tem um filtro de ruído que possui a opção - chamada de "Limite de Fecho" - que desativa qualquer som abaixo de um determinado decibéis. Atualmente estou o utilizando no -15, ou seja, qualquer som mais baixo que isso não irá ser transmitido pelo microfone, assim você consegue ouvir sons baixos no computador enquanto fica na reunião.
Outro ponto importante foi que o OBS modificou o meu microfone mesmo fora do programa, ou seja, quando eu fecho o OBS e vou ao Discord, as configurações dele continuam, perfeito, entretanto as alterações só são realizadas se você começar uma gravação. Então a metodologia é: cria uma gravação -> coloca os filtros no microfone -> acaba de gravar -> apaga o arquivo de vídeo gerado. Se precisar modificar novamente o microfone, repete o método.
Eu utilizo o Zorin OS - distro derivada do Ubuntu - isso foi o que resolveu para mim, espero que sirva à você.