Meu primeiro contato foi com o Gentoo de um amigo meu. Achei muito massa (e também difícil, já que tudo é compilado e tal).
Daí resolvi começar no Linux com o Kurumin, que gostei mas logo abandonei ele em troca do Debian-BR-CDD (que acho muito boa) . Depois usei o Slackware 10.1 por um tempo e não gostei muito pelo fato de dependencias na mão e tal.
Depois estava procurando uma pra minha arquitetura (amd64). Queria o Debian, mas ainda não tinha disponível pra amd64 (apenas um netinst) e daí conheci o Ubuntu e me apaixonei :roll:
Como o Xterminator, eu adoro o Gnome. Já usei KDE (com Kurumin, Slackware e até com o Ubuntu), mas não gosto muito dele não, apesar de achar que existem mais ferramentas pra ele do que pro Gnome.
Estou pensando atualmente em testar o Gentoo (amd64) e também o FreeBSD (amd64), mas ainda não decidi isso.
Gosto muito do esquema Debian de ser, só acho ruim, como disse o Xterminator, o fato das dependências, que as vezes tu acaba tendo que remover coisas que tu não quer ou então tendo que deixar instalado pq se tu remover vai remover coisas que vão fazer as demais não funcionarem tão bem.
Acho que cada distro tem seus prós e contras. Adoro Debian e acho que não troco o esquema Debian de ser por outra. E o Ubuntu se encaixou perfeitamente nisso.