Autor Tópico: 6.06 + 6.10  (Lida 2429 vezes)

Offline alberto.h

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
6.06 + 6.10
« Online: 30 de Outubro de 2006, 23:17 »
Tenho um Notebook onde instalei a 6.06 em dual boot com o Win-XP, sem nenhum problema. Como já estava saindo a 6.10, resolvi deixar uma partição ext2 adicional para instalá-la independente da 6.06. Assim, poderia ir testando a nova versão enquanto usava a anterior.

O HD está particionado assim:

hda1.....part.primária.....ext2......10 GB.....raiz do 6.06
hda2.....part.primária.....NTFS.....10 GB.....WIN-XP
hda3.....part.primária.....ext2....... 9 GB..... (reservado 6.10)
hda4.....part.extendida
hda5.....part.lógica.........lswap...0.5 GB.....Linux Swap
hda6.....part.lógica.........NTFS.....12 GB.....Dados Win
etc.

No início da instalação, na hora da alocação das partições, ele reconhece automaticamente e marca o hda5 como Swap e pede para indicar a partição raiz. Eu marco o hda3 com (/), mas, ao mandar prosseguir, ele retorna a mensagem de erro: "Nenhum sistema de arquivos raiz".

Alguém pode me explicar?

     

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 6.06 + 6.10
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2006, 00:43 »
Este é um Bug da versão Live-CD do Ubuntu 6.10 (Desktop CD), eu recomendo usar a versão Alternate CD (instalação em modo texto), não dá esse erro e nem o do teclado ABNT2.

Não entendi você usar partições em EXT2, é muito perigoso! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline alberto.h

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: 6.06 + 6.10
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2006, 01:09 »
 :-[  - Bem, ainda não conheço nada das possibilidades de formatação em Linux! Meu Partition Magic, que usei para preparar o Hd,  é antigo e só oferecia essa alternativa para Linux. Pode me dar uma dica de onde posso ler sobre isso? Obrigado!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: 6.06 + 6.10
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2006, 07:16 »
Caso vc use o CD Alternate, ele tem a opção de escolha do tipo de formatação.
Prefira o ext3 ou reiserFS  ao ext2.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: 6.06 + 6.10
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2006, 08:38 »
Eu ja reportei o Bug, já reclamei mas o pessoal ainda não resolveu.

Baixe a versão Alternate CD, e se puder, comente lá no meu bugreport pra ver se agiliza um pouco: https://launchpad.net/distros/ubuntu/+bug/67082

Offline welrbraga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Solução para a mensagem "Nenhum sistema de arquivos raiz"" no Ubuntu 6.10
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2006, 11:33 »
Opá,

Eu passei por este mesmo problema e já tinha quase certeza que era um bug. Vocês só me confirmaram isso!

Eu fiz um teste aqui e consegui instalar na boa. Eu tenho o seguinte esquema:

hda1 /mnt/windows
hda2 /boot
hda3 swap
 - hda5 / [ubuntu]
 - hda6 / [debian]
 - hda7 /home

Eu queria instalar o ubuntu no "hda5" deixando o restante intocável e recebia a mensagem de erro citada (ubuntu 6.10 "Nenhum sistema de arquivos raiz"). Pra resolver fiz o seguinte:

 - Como esta partição (hda5) teria que ser formatada mesmo para receber o novo sistema eu a removi pelo Gparted e a recriei novamente da mesma maneira e atribui o "/" a esta partição.
Desta maneira tudo passou na boa e estou com o meu novissimo Ubuntu 6.10 instalado.

Offline alpharagga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: 6.06 + 6.10
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2006, 03:04 »
Valeu welrbraga, consegui na boa instalar o ubuntu, mesmo dando esse bug, eu consegui passar. Valeu a todos.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: 6.06 + 6.10
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2006, 08:27 »
:-[  - Bem, ainda não conheço nada das possibilidades de formatação em Linux! Meu Partition Magic, que usei para preparar o Hd,  é antigo e só oferecia essa alternativa para Linux. Pode me dar uma dica de onde posso ler sobre isso? Obrigado!

Alberto,
No momento que vc está instalando o ubuntu 6.10 abre um programa chamado QTParted (semelhante ao Partition Magic).
Clique com o botão da direita sobre a partição que vc quer instalar o "/" do 6.10, e peça para reformatar (ext3).

Nota: Mesmo vc particionando com o Partition Magic o ubuntu 6.10 não está reconhecendo que existe uma partição formatada, basta então com o próprio QTParted reformatar a partição "/".