Autor Tópico: Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB  (Lida 3758 vezes)

Offline Ruggeri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB
« Online: 30 de Outubro de 2006, 20:03 »


Estou tentando a vários dias editar o menu.lst , porém após editá-lo, não consigo salvar...
o que devo fazer para conseguir salvá-lo já que só o usuário root tem a permissão de gravar nesse arquivo? ???

Tenho outro problema: minha internet é a cabo, via modem ADSL, e DHCP...também não consigo conectar, não sei se o Ubuntu não está reconhecendo meu modem, ou se eu estou configurando errado...


alguém pode me dar umas dicas em relação as minhas dúvidas?

Vlw´s






arlei

  • Visitante
Re: Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2006, 20:34 »
Ruggeri,
para tarefas que exijam permissões administrativas no sistema Ubuntu vc deve usar o sudo na frente do comando desejado. No caso para editar o arquivo menu.lst pelo Gedit digite o comando abaixo em um terminal.

Citar
sudo gedit /boot/grub/menu.lst

Uma senha lhe será solicitado, então digite sua senha de usuário e vc podera editar normalmente o arquivo. Da uma lida no guia deste link para maiores detalhes (http://wiki.ubuntubrasil.org/GuiaDapper#head-0a7aec6f9767960e83da2e4c49a2de79c30787a5).

T+
Arlei

Offline hraposo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
    • Página Pessoal Hélder Raposo
Re: Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2006, 05:27 »
Será que o sistema de ficheiros não está montado no modo read only?

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2006, 06:08 »
Há outra maneira de editao referido arquivo, ou qualquer outro:
Clique em cima do arquivo desejado com o botão direito do mouse. Ao aparecer uma janela, vá em opções e escolha: editar como root. Será pedida uma senha que é a que vc usa como usuário.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2006, 06:10 »
Há outra maneira de editao referido arquivo, ou qualquer outro:
Clique em cima do arquivo desejado com o botão direito do mouse. Ao aparecer uma janela, vá em opções e escolha: editar como root. Será pedida uma senha que é a que vc usa como usuário.

Essa opção ai não vem por padrão no Ubuntu. Você deve estar usando um script do nautilus, talvez instalado com o automatix.

Offline Sevrale

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Não consigo editar o arquivo menu.lst do GRUB
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2006, 06:23 »
Há outra maneira de editao referido arquivo, ou qualquer outro:
Clique em cima do arquivo desejado com o botão direito do mouse. Ao aparecer uma janela, vá em opções e escolha: editar como root. Será pedida uma senha que é a que vc usa como usuário.

Essa opção ai não vem por padrão no Ubuntu. Você deve estar usando um script do nautilus, talvez instalado com o automatix.

Na verdade eu uso o Kubuntu 6.06 LTS.