Bem vindo/a.
Antes de mais deve entender que o Ubuntu 20.04 usa o Gnome DE, diferente do Unity que era usado antes. Assim, o seu último comando 1) só pode ter vindo de um tutorial muito antigo e 2) não é aplicável e pode ter consequências indesejáveis.
Por favor entenda que antes de tentar qualquer instalação, seja de novo software seja para tentar resolver algum problema, deve ter SEMPRE o sistema completamente atualizado: sudo apt update && sudo apt full-upgrade
Muito provavelmente isto seria suficiente para resolver o problema reportado. Não há qualquer garantia agaora que andou instalando o que não devia.
Finalmente, por favor, indique as especificações de hardware, nomeadamente a gráfica.
Desde já obrigado pela iniciativa em me ajudar.
Sim, eu fui desesperado pela solução e já havia percebido após algumas horas de leitura que o Unity estaria obsoleto. Contudo, antes de tentar qualquer um dos códigos que citei já havia também utilizado essas linhas de comando para atualização que você me trouxe, foi uma das primeiras coisas que eu encontrei nos fóruns. De toda forma terei mais cuidado ao utilizar comandos.
Continuando sobre o caso, vou lhe passar a resposta do meu terminal quando digito gnome-control-center para conferir o status:
(gnome-control-center:26499): Clutter-WARNING **: 09:06:35.712: Whoever translated default:LTR did so wrongly.
Está assim desde a primeira vez que cheguei a checar esse comando. Ah, talvez seja útil informar também que não consegui acessar o "Settings" nem na primeira inicialização após instalado o OS. Ele até executa, se eu passo o mouse no icone pela barra de tarefas em "Janelas" consigo ver a miniatura, mas não abre de jeito nenhum na tela.
Sobre as especificações de hardware, meu pc deu pau e to usando um notebook pra estudo e trabalho, segue:
Intel Core i5-8265u
8gb RAM
Intel UHD Graphics 620 padrão de notebook