Autor Tópico: [Resolvido] Problemas com teclado e mouse sem fio.  (Lida 2335 vezes)

Offline DanielRW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Resolvido] Problemas com teclado e mouse sem fio.
« Online: 16 de Dezembro de 2020, 12:26 »
Bom dia. Primeiro vou informar o meu problema e depois passo os detalhes:

Tenho um kit de teclado e mouse sem fio (wireless) que, hora funcionam normalmente, hora apresentam um lag.
Constatei o seguinte: A cada 5 vezes que eu ligo o notebook, 3 vezes o comportamento é normal (sem problemas), mas 2 vezes o mouse fica com lag, demorando para responder e o teclado demora para aparecer as letras.
Quando o computador é iniciado e o mouse funciona corretamente, ele permanece normal por todo o tempo de uso.
E quando o computador é iniciado e o mouse fica travando, ele também permanece desse jeito por todo o tempo de uso.
Acho irritante desligar e ligar novamente o not para voltar a funcionar. Gostaria de descobrir o problema.

Alguém pode, por favor, me ajudar?

Este é meu primeiro post.
Uso o Ubuntu 20.04 (sem dual boot).
Sempre usei Windows, mas decidi  deixar de usar software não original (antes tarde do que nunca, não é mesmo?) e portanto migrei para o Ubuntu.
No Windows o mouse e teclado sempre funcionaram normalmente nesse notebook, o que me leva a crer que não pode ser problema de interferência de sinal.
Procurei no Google, nos fóruns (procurei mesmo) e vi muitos post de problemas com mouse e teclado sem fio, mas nenhum se aplica ao meu caso.
Também troquei as pilhas (por outras novas) e o problema continua ocorrendo as vezes, na mesma proporção, o que exclui essa possibilidade. Outro argumento é que o mouse e teclado funcionam normalmente algumas vezes.
Sempre utilizo os periféricos a uma distancia de 1 metro a 1 metro e meio e não bloqueio a comunicação entre o componentes. Ou seja, Sei usar os periféricos adequadamente, pois usei por vários anos normalmente em outro S.O.
Meu notebook é antigo, tem mais de 10 anos.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2020, 18:32 por DanielRW »

Offline DanielRW

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas com teclado e mouse sem fio.
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2020, 18:28 »
Acho que descobri a solução.
Como o notebook está permanentemente conectado à TV via HDMI, para o sistema iniciar na tela da TV é nescessário ligar a TV primeiro e assim que a tela ligar daí eu ligo o notebook.
Mas percebi que, depois da tela da TV iniciar, se eu esperar o sistema da TV carregar e daí ligar o notebook, o mouse e teclado sem fio funcionam corretamente.
Ou seja, ao invés de eu esperar de 3 a 5 segundos para ligar o notebook depois da TV, agora eu espero de 10 a 15 segundos para que a TV carregue seu sistema e desde então não tive mais o problema.

O curioso é que, aparentemente, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

PROBLEMA RESOLVIDO.