Autor Tópico: Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem  (Lida 7153 vezes)

Offline Jack Hackham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Boa tarde a todos os usuários deste grande sistema, pessoal sou novo no ambiente Linux, venho como muito do Windows, me apaixonei pelo Ubuntu e resolvi trocar de vez, apanhei bastante e tenho muito a aprender e como qualquer usuário Windows viciado, no ubuntu eu gostaria de colocar atalho de aplicativos na área de trabalho e pesquisando eu entendi que seria entrar no diretorio /share/usr/applications e copiar o aplicativo que gostaria no caso "Mysql Workbench", "Chrome" e afins para área de trabalho.

Ao entrar no diretório informado os aplicativos estão com a imagem de uma engrenagem e com nomes totalmente diferentes conforme imagem em anexo.



Vocês poderiam me ajudar com essa questão?

Desde de já muito obrigado e espero ter explanado minha dúvida de maneira correta e no tópico correto.

Att,

Jack

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2020, 17:25 »
Acredito que o endereço a que se refere seja /usr/share/applications.
Lá existem os arquivos .desktop
Não se preocupe com o ícone deles, copie para /home/<user>/Área de Trabalho e veja se aparecerão com o ícone certo. Troque <user> pelo seu nome de usuário no sistema.

Nunca ouvi falar desses aplicativos, mas deve funcionar.

Offline Jack Hackham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2020, 22:18 »
Sigur obrigado pela ajuda, consegui colocar na área de trabalho o google chrome e o mysql workbench, porém só o atalho do Google Chrome que apareceu sua imagem normal

Clicando com o botão direito e permitir iniciar, fiz o mesmo com o Workbench porém o logo do aplicativo ficou diferente.

De qualquer forma obrigado, caso tenha uma nova solução fico grato.

Att.

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #3 Online: 17 de Novembro de 2020, 00:22 »
Como vc pode perceber, os arquivos ali listados são arquivos textos que funcionam como links com informações básicas de como iniciar o aplicativo.

Vc pode copiar QQ deles normalmente para sua área de trabalho, basta depois clicar nele com o botão direito do mouse e ver suas propriedades e na aba permissões marcar a opção "Permitir execução do arquivo como um programa".

Depois vc clica no arquivo com o botão direito e marca "Permitir Iniciar"

PS: Mandei só pra reforçar. Estava escrevendo o texto, esqueci de enviar e fui ver uma série na Netflix. Ainda há pouco que vi que não havia enviado e ao enviar apareceu que tinham enviado algo antes e poderia tá desatualizado. Pessoal não brinca em serviço.
« Última modificação: 17 de Novembro de 2020, 00:27 por selvaking »
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2020, 10:47 »
Sigur obrigado pela ajuda, consegui colocar na área de trabalho o google chrome e o mysql workbench, porém só o atalho do Google Chrome que apareceu sua imagem normal

Clicando com o botão direito e permitir iniciar, fiz o mesmo com o Workbench porém o logo do aplicativo ficou diferente.

De qualquer forma obrigado, caso tenha uma nova solução fico grato.

Att.

Que bom que deu certo. Como o amigo falou, pode editar esses arquivos com o editor de texto simples, ou seja, clique com o botão direito e escolha abrir com o Gedit, por exemplo.

Verá que nele são apenas instruções, incluindo o endereço para o ícone.  Por isso, nem sempre o ícone aparece pois pode ser que o programa não possua um ícone específico dele, que veio junto com a instalação.

Outra coisa legal que pode fazer é entrar na pasta dos aplicativos /usr/share/applications usando o gerenciador de arquivos (Nautilus, por ex) e verá que os .desktop aparecem com os respectivos ícones. Mas no fim das contas, todos são arquivos de texto simples.

Offline Jack Hackham

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #5 Online: 17 de Novembro de 2020, 14:56 »
selvaking e sigur, muito obrigado pelas respostas tão rápidas, com certeza me fizeram gostar mais do sistema Linux e continuar com ele, espero aprender mais e mais com vocês e com o próprio sistema.

Tenham um excelente dia.

Att,


Como vc pode perceber, os arquivos ali listados são arquivos textos que funcionam como links com informações básicas de como iniciar o aplicativo.

Vc pode copiar QQ deles normalmente para sua área de trabalho, basta depois clicar nele com o botão direito do mouse e ver suas propriedades e na aba permissões marcar a opção "Permitir execução do arquivo como um programa".

Depois vc clica no arquivo com o botão direito e marca "Permitir Iniciar"

PS: Mandei só pra reforçar. Estava escrevendo o texto, esqueci de enviar e fui ver uma série na Netflix. Ainda há pouco que vi que não havia enviado e ao enviar apareceu que tinham enviado algo antes e poderia tá desatualizado. Pessoal não brinca em serviço.


Que bom que deu certo. Como o amigo falou, pode editar esses arquivos com o editor de texto simples, ou seja, clique com o botão direito e escolha abrir com o Gedit, por exemplo.

Verá que nele são apenas instruções, incluindo o endereço para o ícone.  Por isso, nem sempre o ícone aparece pois pode ser que o programa não possua um ícone específico dele, que veio junto com a instalação.

Outra coisa legal que pode fazer é entrar na pasta dos aplicativos /usr/share/applications usando o gerenciador de arquivos (Nautilus, por ex) e verá que os .desktop aparecem com os respectivos ícones. Mas no fim das contas, todos são arquivos de texto simples.


Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #6 Online: 17 de Novembro de 2020, 19:45 »
selvaking e sigur, muito obrigado pelas respostas tão rápidas, com certeza me fizeram gostar mais do sistema Linux e continuar com ele, espero aprender mais e mais com vocês e com o próprio sistema.

Tenham um excelente dia.

Att,

Bem vindo.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #7 Online: 17 de Novembro de 2020, 22:10 »
Olá,

Vou dar apenas um pitaco da pouca experiência que adquiri. As vezes quando instalamos um App que não está nos repositórios e por conta de algum detalhe não é criado o ícone no menu (uso o KDE) mas nada impede de ser feito em qualquer ambiente gráfico usado pelo Linux, podemos criar manualmente este ícone no menu.

Apenas prestando atenção onde se encontrada o "arquivo.desktop" que como já mencionado no tópico ficam em /usr/share/applications/arquivo-fulano0de-tal.desktop, para que seja feita a mágica é abrir o terminal e comandar:

O exemplo abaixo é de quando eu instalo o Telegram Oficial que é mandado para a pasta /opt/

Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/telegram / /opt/telegram/
Código: [Selecionar]
echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n Exec=/opt/telegram/Telegram\n Icon=Telegram\n Type=Application\n Categories=Application;Network;' | sudo tee /usr/share/applications/telegram.desktop
Executando esses dois comandos crio um lançador e uma entrada no menu para o lançador do Telegram, fácil não?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #8 Online: 18 de Novembro de 2020, 07:49 »
O exemplo abaixo é de quando eu instalo o Telegram Oficial que é mandado para a pasta /opt/

Código: [Selecionar]
sudo ln -sf /opt/telegram / /opt/telegram/

Qual o significado das duas barras? Talvez tenha digitado errado.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #9 Online: 18 de Novembro de 2020, 19:26 »
Olá @sigur,


Qual o significado das duas barras? Talvez tenha digitado errado.

Não, pois, se você reparar há um espaço entre uma barra e outra, ou seja, é /opt/telegram/ espaço /opt/telegram/, depois disso que será criado a entrada para o telegram com o ícone correto no menu, com o outro comando.

Lembrando que não uso o telegram do repositório, por as vezes dar crá crá com o outro usado no smartPobre, e também por o do site ser atualizado com um clique no próprio app.

[Dica] Telegram "oficial" no BigLinux

T+
« Última modificação: 18 de Novembro de 2020, 19:31 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Problemas no diretorio /share/usr/applications a imagem dos ícones não aparecem
« Resposta #10 Online: 19 de Novembro de 2020, 08:43 »
Olá @sigur,


Qual o significado das duas barras? Talvez tenha digitado errado.

Não, pois, se você reparar há um espaço entre uma barra e outra, ou seja, é /opt/telegram/ espaço /opt/telegram/, depois disso que será criado a entrada para o telegram com o ícone correto no menu, com o outro comando.

Lembrando que não uso o telegram do repositório, por as vezes dar crá crá com o outro usado no smartPobre, e também por o do site ser atualizado com um clique no próprio app.

[Dica] Telegram "oficial" no BigLinux

T+

Certo. Entendi. Deve ser a fonte mono espaçada do meu navegador. A barra parece mais próxima da outra do que do diretório do Telegram.
Por isso não costumo finalizar um path com barra. Escrevo somente /opt/Telegram e pronto.

Abraços.