Autor Tópico: Atualizar ou Formatar ?  (Lida 5450 vezes)

Offline marcelo.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Atualizar ou Formatar ?
« Online: 30 de Outubro de 2006, 08:41 »
Gostaria da opinião dos usuários mais experientes em Linux (Ubuntu) sobre o procedimento mais adequado: Formatar e instalar o Edgy do zero ou atualizar usando dist-upgrade ?

Desde já agradeço
Marcelo
Marcelo Oliveira

boi

  • Visitante
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2006, 08:55 »
O mais adequado seria atualizar com o "dist-upgrade", como no Debian. Mas o Ubuntu é uma distro problemática, as coisas nem sempre funcionam como deveriam. No Ubuntu, uma atualização como essa pode detonar o sistema, por isso é que muita gente recomenda instalar do zero. É bom você dar uma olhada no fórum, nos vários tópicos que já estão abertos sobre o assunto, e ver como está sendo a experiência dos outros usuários nessa migração para o Edgy.

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2006, 09:04 »
Minha recomendação é formatar. Inclusive no Debian.

[]s

boi

  • Visitante
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2006, 09:33 »
Minha recomendação é formatar. Inclusive no Debian.

A solução Windows, formata e instala de novo. Aliás, até no Windows é normal fazer upgrade da versão sem precisar formatar. No Linux, já há muitos anos, a Red Hat introduziu uma forma de fazer esse upgrade. A Debian criou o apt, que tornou essa atualização muito mais fácil. Se no Ubuntu a atualização não é recomendável, é por uma falha do Ubuntu. Acho incrível como os ubunteiros são tolerantes com esses problemas da distro, como se isso fosse algo normal do Linux. A impressão que me dá é que ninguém aqui usou a sério outra distro, que todos vieram diretamente do Windows e nunca quiseram conhecer os outros sabores do Linux.

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2006, 09:57 »
Boi a grande maioria aqui vei direto do windows mesmo mais os mais experiente já experimentáram outros linux's mais o importante é frizar pros novatos o 6.06 é LTS (Long Time...) ou seja é melhor ficar com ele que está super funcional do que ficar dando upgrade sem formatar.

Cada um que fique ciente do risco que corre
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

boi

  • Visitante
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2006, 10:39 »
Eu acho que deveria ser deixado claro que esse problema da atualização é específico do Ubuntu, não é a mesma coisa para todas as distros. Isso de generalizar acaba queimando o filme do Linux, depois acabam aparecendo posts como o de um cara aí, dizendo " ah, mas o Linux ainda é muito instável".

Carlos Araujo

  • Visitante
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2006, 11:05 »
A "vantagem" numa instalação limpa com formatação é que seu ambiente poderá ficar mais estável, sempre tem alguma "herança" da verão anterior, então, ter um ambiente atualizado sempre é a melhor política, não importa a distro usada.No caso do Ubuntu a simples instalação (limpa) para as novas versões das principais aplicações já justificaria.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2006, 14:48 »
A "vantagem" numa instalação limpa com formatação é que seu ambiente poderá ficar mais estável, sempre tem alguma "herança" da verão anterior, então, ter um ambiente atualizado sempre é a melhor política, não importa a distro usada.No caso do Ubuntu a simples instalação (limpa) para as novas versões das principais aplicações já justificaria.
Concordo
Uma instalação limpa é quase sempre a melhor solução em qualquer sistema operacional.
No caso do Ubuntu, existem variantes para esta decisão e muitas.
Quem está usando uma versão anterior e vem atualizando  com repositórios oficiais e tem internet banda larga, a atualização para a versão mais atual pode e deve ser pensada. Agora, quem instala muitos programas de repositórios não oficiais, usa facilitadores de instalação que modificam seu repositório, tipo automatix, uma atualização se torna mais arriscada.
Até concordo que no Debian, uma dist-upgrade funcione melhor que no Ubuntu, pois seus repositórios são exclusivos. Mas, o LedStyle também está certo ao indicar uma formatação como primeira escolha para ambas as distros.
Existe ainda a possibilidade de falha de download, por diversos motivos, durante o upgrade e a atualização não ser concluida com êxito.
 
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2006, 15:33 »
Minha recomendação é formatar. Inclusive no Debian.

A solução Windows, formata e instala de novo. Aliás, até no Windows é normal fazer upgrade da versão sem precisar formatar. No Linux, já há muitos anos, a Red Hat introduziu uma forma de fazer esse upgrade. A Debian criou o apt, que tornou essa atualização muito mais fácil. Se no Ubuntu a atualização não é recomendável, é por uma falha do Ubuntu. Acho incrível como os ubunteiros são tolerantes com esses problemas da distro, como se isso fosse algo normal do Linux. A impressão que me dá é que ninguém aqui usou a sério outra distro, que todos vieram diretamente do Windows e nunca quiseram conhecer os outros sabores do Linux.

Olha, eu não me lembro de ter visto alguém reclamar que atualizou o Ubuntu e que deu problema. Sério mesmo. Então não acho que ele tenha algum tipo de problema em relação ao Debian.
Mas eu recomendo formatar simplismente porque é certeza de dar certo. Além do mais, o pessoal fica colocando pacote de tudo quando é parte da internet, diversos repositórios perdidos, inclusive, no Ubuntu, muita gente coloca pacote do Debian, e pacotes de distros baseadas em Red Hat convertendo os pacotes, fora os compilados e poraí vai. O sistema fica totalmente modificado, e por isso pode ser que ao atualizar, acabe acontecendo algum problema de dependências ou de incompatibilidade, e ai o pessoal vai falar que a culpa é do Ubuntu.

Se você instalou Ubuntu e só usou os repositórios oficiais do Ubuntu pras suas aplicações, então pode atualizar numa boa. Se você não fez isso, também pode, mas eu não recomendo.

Inclusive eu já usei Debian por um bom tempo, e já tive problemas em upgrade. Eu atualizei do Sarge pro Sid e meu ambiente gráfico morreu completamente. Nem o "--reconfigure" resolveu. Ai formatei e instalei de novo na época.

E se sua impressão é que todo mundo aqui usou Ubuntu e nunca esperimentou outra distro, você está MUITO enganado. O Ubuntu está ganhando muito mercado de outras distribuições e não apenas do Windows. Eu mesmo já devo ter usado umas 50 distros antes de chegar no Ubuntu. A diferença é que quando chegamos no Ubuntu, ficamos nele!

Offline marcelo.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Atualizar ou Formatar ?
« Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2006, 18:11 »
Obrigado pela opinião de todos.
Eu sou novato em Linux. O Ubuntu é a terceira distribuição que uso e não pretendo testar outras. Já tentei o Kurumin (não gostei do KDE) e posteriormente Fedora , achei melhor que o Kurumin mas , em minha modesta opinião , o Ubuntu é melhor. Não pretendo mudar. Sobre o que disse Led Style:

" ... Se você instalou Ubuntu e só usou os repositórios oficiais do Ubuntu pras suas aplicações, então pode atualizar numa boa ... "

É exatamente isso que fiz , uso somente o sources.list recomendado pelo GuiaDapper do Ubuntu Brasil , bem como pelo contrário , removi várias ferramentas que não uso como por exemplo o OppenOffice , enfim meu Ubuntu está bem enxuto , otimizado para minhas necessidades.

Bem vou fazer backup de meus dados e tentar primeiro dist-upgrade , se funcionar como está agora tudo bem , se não formato e instalo do zero. Após isso posto aqui no Fórum para quem se interessar minha opinião.

Marcelo
Marcelo Oliveira