Autor Tópico: [Resolvido] Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.  (Lida 4986 vezes)

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Boa tarde,

Estou com dificuldades pra fazer meu notebook conectar por WIFI nos pontos de acesso que tenho. O sistema tenta logar na rede, não consegue e fica repetidamente pedindo pra por senha.

Algumas considerações:

- Nos dois repetidores de sinal (configurados como AP) e no roteador, todos da Intelbrás, não consigo passar da etapa de autenticação.

- As senhas inseridas estão corretas.

- Pelo windows o notebook conecta normalmente. Outros dispositivos conectam normalmente nos APs

- O note conecta normalmente com o UBUNTU por WIFI no modem/roteador Huawei fornecido pela empresa de internet.

- Já troquei as senhas e resetei as configurações dos APs.

- Consigo acessar os APs com o UBUNTU se estiverem sem senha, inclusive refiz as configurações através do note, porém ao fazer reboot nos APs não consegui passar novamente da etapa da autenticação.

- Ja tentei trocar as chaves de autenticação pra WPA3 e WPA2 Empresarial e não adiantou.

- Ja editei um arquivo inserindo o texto "wifi.scan-rand-mac-address=no" e não adiantou.










« Última modificação: 11 de Setembro de 2020, 10:04 por elvio1705 »

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #1 Online: 07 de Setembro de 2020, 16:12 »
Alguns comandos:

lspci -knn | grep Net -A3

02:00.0 Network controller [0280]: Intel Corporation Centrino Wireless-N 2230 [8086:0888] (rev c4)
   Subsystem: Intel Corporation Centrino Wireless-N 2230 BGN [8086:4262]
   Kernel driver in use: iwlwifi
   Kernel modules: iwlwifi

sudo lshw -C network
 
  *-network                 
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL810xE PCI Express Fast Ethernet controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:01:00.0
       nome lógico: enp1s0
       versão: 05
       serial: 20:89:84:49:9b:88
       capacidade: 100Mbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 firmware=rtl_nic/rtl8105e-1.fw latency=0 link=no multicast=yes port=MII
       recursos: irq:16 porta de E/S:2000(tamanho=256) memória:d0404000-d0404fff memória:d0400000-d0403fff
  *-network
       descrição: Interface sem fio
       produto: Centrino Wireless-N 2230
       fabricante: Intel Corporation
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:02:00.0
       nome lógico: wlp2s0
       versão: c4
       serial: 68:17:29:10:bc:60
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress bus_master cap_list ethernet physical wireless
       configuração: broadcast=yes driver=iwlwifi driverversion=5.4.0-45-generic firmware=18.168.6.1 ip=192.168.100.16 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
       recursos: irq:31 memória:d0500000-d0501fff

iwconfig

wlp2s0    IEEE 802.11  ESSID:"Usa o 3G" 
          Mode:Managed  Frequency:2.447 GHz  Access Point: F4:1D:6B:1F:38:D4   
          Bit Rate=57.8 Mb/s   Tx-Power=16 dBm   
          Retry short limit:7   RTS thr:off   Fragment thr:off
          Power Management:on
          Link Quality=45/70  Signal level=-65 dBm 
          Rx invalid nwid:0  Rx invalid crypt:0  Rx invalid frag:0
          Tx excessive retries:1  Invalid misc:61   Missed beacon:0

lo        no wireless extensions.

enp1s0    no wireless extensions.

ifconfig -a

enp1s0: flags=4099<UP,BROADCAST,MULTICAST>  mtu 1500
        ether 20:89:84:49:9b:88  txqueuelen 1000  (Ethernet)
        RX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 0  bytes 0 (0.0 B)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

lo: flags=73<UP,LOOPBACK,RUNNING>  mtu 65536
        inet 127.0.0.1  netmask 255.0.0.0
        inet6 ::1  prefixlen 128  scopeid 0x10<host>
        loop  txqueuelen 1000  (Loopback Local)
        RX packets 11795  bytes 1112164 (1.1 MB)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 11795  bytes 1112164 (1.1 MB)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

wlp2s0: flags=4163<UP,BROADCAST,RUNNING,MULTICAST>  mtu 1500
        inet 192.168.100.16  netmask 255.255.255.0  broadcast 192.168.100.255
        inet6 fe80::a8c3:ec4e:f2b2:5335  prefixlen 64  scopeid 0x20<link>
        ether 68:17:29:10:bc:60  txqueuelen 1000  (Ethernet)
        RX packets 283383  bytes 356969311 (356.9 MB)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 158082  bytes 20799063 (20.7 MB)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

rfkill list wifi

0: ideapad_wlan: Wireless LAN
   Soft blocked: no
   Hard blocked: no
3: phy0: Wireless LAN
   Soft blocked: no
   Hard blocked: no

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2020, 18:41 »
Boa tarde,

Estou com dificuldades pra fazer meu notebook conectar por WIFI nos pontos de acesso que tenho. O sistema tenta logar na rede, não consegue e fica repetidamente pedindo pra por senha.

Algumas considerações:

- Nos dois repetidores de sinal (configurados como AP) e no roteador, todos da Intelbrás, não consigo passar da etapa de autenticação.
Qual os modelos desses equipamentos?

Citar
- As senhas inseridas estão corretas.

- Pelo windows o notebook conecta normalmente. Outros dispositivos conectam normalmente nos APs

- O note conecta normalmente com o UBUNTU por WIFI no modem/roteador Huawei fornecido pela empresa de internet.
Seu notebook conecta em outras redes próximas?

Pq você tem um roteador Intelbras, se já tem o modem/router Huawei fornecido pela empresa?

Citar
- Já troquei as senhas e resetei as configurações dos APs.

- Consigo acessar os APs com o UBUNTU se estiverem sem senha, inclusive refiz as configurações através do note, porém ao fazer reboot nos APs não consegui passar novamente da etapa da autenticação.

- Ja tentei trocar as chaves de autenticação pra WPA3 e WPA2 Empresarial e não adiantou.
Com certeza, você não conseguiria fazer funcionar uma rede empresarial em casa. Ela exige recursos que você, com certeza, não tem, como um servidor RADIUS. E mesmo que conseguisse, era provável que o problema invertesse: o Ubuntu funcionaria, mas as máquinas Windows, provavelmente, parariam de funcionar, até você atualizar o driver da interface Wireless delas. A rede do meu trabalho é empresarial, e temos esse problema repetidamente.

Citar
- Ja editei um arquivo inserindo o texto "wifi.scan-rand-mac-address=no" e não adiantou.
Onde você viu as instruções para fazer isso?

Citar










Vejo que você tentou inserir algumas imagens do seu computador aqui, que não apareceram. Se as imagens contiverem alguma informação relevante, você tem que publicá-las em algum site, para que elas fiquem visíveis pra nós.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2020, 19:45 »
Citar
Qual os modelos desses equipamentos?

repetidores = intelbras iwe 3000n
Roteador = intelbras wrn 300
Huawei  = HG8245Q2

Citar
Seu notebook conecta em outras redes próximas?

Só testei nesses equipamentos citados... os da intelbrás e o huawei. Poderei testar em outros equipamentos só amanhã.

Citar
Pq você tem um roteador Intelbras, se já tem o modem/router Huawei fornecido pela empresa?

Moro em um prédio. No andar acima do que eu moro fica o ponto central de acesso de internet com o roteador huawei. No andar que eu moro coloquei um destes AP iwe 3000n pra repetir o sinal e o mesmo foi feito no andar acima do que tem o roteador huawei.

Sobre o outro roteador, o iwr 300, fui fazer um teste na casa de um parente e deu o mesmo problema.

Citar
Com certeza, você não conseguiria fazer funcionar uma rede empresarial em casa. Ela exige recursos que você, com certeza, não tem, como um servidor RADIUS. E mesmo que conseguisse, era provável que o problema invertesse: o Ubuntu funcionaria, mas as máquinas Windows, provavelmente, parariam de funcionar, até você atualizar o driver da interface Wireless delas. A rede do meu trabalho é empresarial, e temos esse problema repetidamente.

Entendi, obrigado pela explicação.  :D

Citar
Onde você viu as instruções para fazer isso?

Não lembro bem ao certo a justificativa, pois estou desde ontem tentando achar alguma solução na google e nessas pesquisas vi que em algumas versões anteriores do UBUNTU tinha um problema semelhante ao que tenho e era algo relacionado ao SO ou o gerenciador de redes, não lembro ao certo, ficar trocando lista de mcadress ou algo assim...

Citar
Vejo que você tentou inserir algumas imagens do seu computador aqui, que não apareceram. Se as imagens contiverem alguma informação relevante, você tem que publicá-las em algum site, para que elas fiquem visíveis pra nós.

Eram os prints dos comandos que fiz no terminal, os quais acabei colocando na postagem subsequente em texto mesmo pq não havia conseguido por as imagens.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #4 Online: 08 de Setembro de 2020, 10:43 »
Citar
Qual os modelos desses equipamentos?

repetidores = intelbras iwe 3000n
Roteador = intelbras wrn 300
Huawei  = HG8245Q2

Citar
Seu notebook conecta em outras redes próximas?

Só testei nesses equipamentos citados... os da intelbrás e o huawei. Poderei testar em outros equipamentos só amanhã.
Esse teste é importante, pra gente saber se o problema é do Ubuntu, ou da configuração que você está aplicando nesses equipamentos.

Citar
Citar
Pq você tem um roteador Intelbras, se já tem o modem/router Huawei fornecido pela empresa?

Moro em um prédio. No andar acima do que eu moro fica o ponto central de acesso de internet com o roteador huawei. No andar que eu moro coloquei um destes AP iwe 3000n pra repetir o sinal e o mesmo foi feito no andar acima do que tem o roteador huawei.

Sobre o outro roteador, o iwr 300, fui fazer um teste na casa de um parente e deu o mesmo problema.
Humm. E foi você que configurou esse iwr 300, ou usou a configuração que já estava em uso nele?

Citar
Onde você viu as instruções para fazer isso?
Não lembro bem ao certo a justificativa, pois estou desde ontem tentando achar alguma solução na google e nessas pesquisas vi que em algumas versões anteriores do UBUNTU tinha um problema semelhante ao que tenho e era algo relacionado ao SO ou o gerenciador de redes, não lembro ao certo, ficar trocando lista de mcadress ou algo assim...
[/quote]
Trocar mac address é uma tentativa de melhorar a segurança do usuário por dificultar o rastreamento, mas é uma bomba para o administrador da rede, inclusive, detona completamente a possibilidade de se fazer filtragem por mac address.

Por outro lado, seu problema, da forma como está descrito, parece mais que você tem algum problema com a criptografia da rede.

Vamos investigar um pouco, então? Primeiro, preciso que você me passe a saída dos comandos abaixo:

modinfo iwlwifi
lsmod | grep iwlwifi


Se você também puder descrever quais são as opções de criptografia que está usando para configurar os repetidores e o roteador, vai ajudar bastante.
Citar
Vejo que você tentou inserir algumas imagens do seu computador aqui, que não apareceram. Se as imagens contiverem alguma informação relevante, você tem que publicá-las em algum site, para que elas fiquem visíveis pra nós.

Eram os prints dos comandos que fiz no terminal, os quais acabei colocando na postagem subsequente em texto mesmo pq não havia conseguido por as imagens.
[/quote]
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2020, 19:15 »
Citar
Citar
Qual os modelos desses equipamentos?

repetidores = intelbras iwe 3000n
Roteador = intelbras wrn 300
Huawei  = HG8245Q2

Citar
Seu notebook conecta em outras redes próximas?

Só testei nesses equipamentos citados... os da intelbrás e o huawei. Poderei testar em outros equipamentos só amanhã.
Esse teste é importante, pra gente saber se o problema é do Ubuntu, ou da configuração que você está aplicando nesses equipamentos.

Citar
Citar
Pq você tem um roteador Intelbras, se já tem o modem/router Huawei fornecido pela empresa?

Moro em um prédio. No andar acima do que eu moro fica o ponto central de acesso de internet com o roteador huawei. No andar que eu moro coloquei um destes AP iwe 3000n pra repetir o sinal e o mesmo foi feito no andar acima do que tem o roteador huawei.

Sobre o outro roteador, o iwr 300, fui fazer um teste na casa de um parente e deu o mesmo problema.
Humm. E foi você que configurou esse iwr 300, ou usou a configuração que já estava em uso nele?

Citar
Onde você viu as instruções para fazer isso?
Não lembro bem ao certo a justificativa, pois estou desde ontem tentando achar alguma solução na google e nessas pesquisas vi que em algumas versões anteriores do UBUNTU tinha um problema semelhante ao que tenho e era algo relacionado ao SO ou o gerenciador de redes, não lembro ao certo, ficar trocando lista de mcadress ou algo assim...
[/quote]
Trocar mac address é uma tentativa de melhorar a segurança do usuário por dificultar o rastreamento, mas é uma bomba para o administrador da rede, inclusive, detona completamente a possibilidade de se fazer filtragem por mac address.

Por outro lado, seu problema, da forma como está descrito, parece mais que você tem algum problema com a criptografia da rede.

Vamos investigar um pouco, então? Primeiro, preciso que você me passe a saída dos comandos abaixo:

modinfo iwlwifi
lsmod | grep iwlwifi


Se você também puder descrever quais são as opções de criptografia que está usando para configurar os repetidores e o roteador, vai ajudar bastante.
Citar
Vejo que você tentou inserir algumas imagens do seu computador aqui, que não apareceram. Se as imagens contiverem alguma informação relevante, você tem que publicá-las em algum site, para que elas fiquem visíveis pra nós.

Eram os prints dos comandos que fiz no terminal, os quais acabei colocando na postagem subsequente em texto mesmo pq não havia conseguido por as imagens.
[/quote]


Boa noite,

Então, ontem consegui conectar o notebook usando o linux em um roteador tplink.

Hoje consegui autorização para reconfigurar o roteador wrn 300, usei chave wpa2 psk,  e após isso consegui fazer a autenticação no equipamento.

Quanto aos repetidores iwe 3000n , tentei alterar a criptografia, porém o firmware não apresenta essa possibilidade, apenas pede que insira alguma senha mas não permite que se escolha o tipo de criptografia a ser usada. (O firmware do equipamento não dá acesso a nenhuma configuração mais avançada, permite apenas inserir o essid, a palavra chave e escolher o canal, somente isso.)

Diante da falta de opções em relação as configurações eu resolvi atualizar o firmware dos repetidores e aí com a atualização feita o UBUNTU passou da fase de autenticação e conectou nos equipamentos, resolvendo assim o problema.

Zekkerj, agradeço pela atenção e disponibilidade em ajudar!   

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #6 Online: 10 de Setembro de 2020, 12:17 »
Não sei se seria o caso de abrir um novo tópico, mas agora notei que o network manager não está iniciando quando ligo ou reinicio o sistema.
Toda vez que ligo o sistema funciona a rede após executar o comando "sudo service network-manager restart".

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #7 Online: 10 de Setembro de 2020, 16:58 »
Olá,

Não seria mais fácil

Código: [Selecionar]
sudo systemctl restart networking
Ou

Código: [Selecionar]
sudo systemctl restart networking.service
Apenas um adendo pois não estou acompanhando o tópico por falta de conhecimento na área

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2020, 17:25 »
Olá,

Não seria mais fácil

Código: [Selecionar]
sudo systemctl restart networking
Ou

Código: [Selecionar]
sudo systemctl restart networking.service
Apenas um adendo pois não estou acompanhando o tópico por falta de conhecimento na área

T+

Não conheço esses comandos, podem funcionar, mas a questão é que antes o sistema inicializava já com o network management ativo, porém em alguma configuração/alteração que fiz passou a desabilitar o gerenciador ao inicializar/reinicializar o SO.

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2020, 17:53 »
O problema parece ser semelhante ao que acontece no tópico abaixo:

https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=124621.msg680680#msg680680

p.s. já executei o comando de reinstalação do network manager mas não resolveu.

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #10 Online: 10 de Setembro de 2020, 17:57 »
O systemctl administra os serviços.

Então, se vc executar sudo systemctl status NetworkManager.service, vai dar algo assim:

Código: [Selecionar]
$ sudo systemctl status NetworkManager.service
● NetworkManager.service - Network Manager
     Loaded: loaded (/lib/systemd/system/NetworkManager.service; enabled; vendor preset: enabled)
     Active: active (running) since Thu 2020-09-10 13:10:33 -03; 4h 42min ago
       Docs: man:NetworkManager(8)
   Main PID: 864 (NetworkManager)
      Tasks: 3 (limit: 9332)
     Memory: 17.4M
     CGroup: /system.slice/NetworkManager.service
             └─864 /usr/sbin/NetworkManager --no-daemon

set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_rfc3442_classless_static_routes => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_root_path  => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_routers    => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_static_routes => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_subnet_mask => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_time_offset => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_wpad       => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5307] dhcp4 (enp7s0): option routers              => '192.168.0.1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5307] dhcp4 (enp7s0): option subnet_mask          => '255.255.255.0'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5307] dhcp4 (enp7s0): state changed extended -> extended

O que vc precisa olhar é Active: active (running).

Se quiser habilitar o serviço no boot: sudo systemctl enable NetworkManager.service.

Quanto ao problema do Wifi. Que vc tipo de configuração de segurança do Wifi vc colocou no roteador. O ideal é deixar WPA2-Personal com criptografia AES.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #11 Online: 10 de Setembro de 2020, 18:17 »
O systemctl administra os serviços.

Então, se vc executar sudo systemctl status NetworkManager.service, vai dar algo assim:

Código: [Selecionar]
$ sudo systemctl status NetworkManager.service
● NetworkManager.service - Network Manager
     Loaded: loaded (/lib/systemd/system/NetworkManager.service; enabled; vendor preset: enabled)
     Active: active (running) since Thu 2020-09-10 13:10:33 -03; 4h 42min ago
       Docs: man:NetworkManager(8)
   Main PID: 864 (NetworkManager)
      Tasks: 3 (limit: 9332)
     Memory: 17.4M
     CGroup: /system.slice/NetworkManager.service
             └─864 /usr/sbin/NetworkManager --no-daemon

set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_rfc3442_classless_static_routes => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_root_path  => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_routers    => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_static_routes => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_subnet_mask => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_time_offset => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5306] dhcp4 (enp7s0): option requested_wpad       => '1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5307] dhcp4 (enp7s0): option routers              => '192.168.0.1'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5307] dhcp4 (enp7s0): option subnet_mask          => '255.255.255.0'
set 10 17:36:14 pop-os NetworkManager[864]: <info>  [1599770174.5307] dhcp4 (enp7s0): state changed extended -> extended

O que vc precisa olhar é Active: active (running).

Se quiser habilitar o serviço no boot: sudo systemctl enable NetworkManager.service.

Quanto ao problema do Wifi. Que vc tipo de configuração de segurança do Wifi vc colocou no roteador. O ideal é deixar WPA2-Personal com criptografia AES.

Opa, o primeiro comando retornou Active e executando o segundo comando resolveu o problema, agora o gerenciador inicia normalmente.

Quanto a criptografia  eu já havia conseguido solucionar o problema com a atualização do firmware pois não tenho como escolher qual tipo de chave usar.

Agradeço a todos que ajudaram, obrigado!

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #12 Online: 11 de Setembro de 2020, 09:11 »
Legal!!

Que tal ir lá na sua primeira mensagem e colocar um [Resolvido] na frente do título para dar ao seu tópico referência para outros companheiros que possam passar por problema parecido?

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline elvio1705

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #13 Online: 11 de Setembro de 2020, 10:04 »
Legal!!

Que tal ir lá na sua primeira mensagem e colocar um [Resolvido] na frente do título para dar ao seu tópico referência para outros companheiros que possam passar por problema parecido?

T+

Farei sim, obrigado por alertar!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 20.04 LTS - Notebook não conecta no roteador se tiver senha.
« Resposta #14 Online: 11 de Setembro de 2020, 16:33 »
O problema parece ser semelhante ao que acontece no tópico abaixo:

https://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=124621.msg680680#msg680680

p.s. já executei o comando de reinstalação do network manager mas não resolveu.
Não... lá, o NetworkManager tinha sido danificado. O seu só está desconfigurado (ou mal configurado).

Mas que bom que a atualização do firmware dos roteadores resolveu o problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D