Autor Tópico: Touchpad só funciona com 4 toques  (Lida 2011 vezes)

Offline theo00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Touchpad só funciona com 4 toques
« Online: 12 de Maio de 2020, 20:23 »
Prezados, estou com um problema inusitado que não sei como resolver.

Sou um usuário intermediário, fuço em algumas coisas mas depois acabo esquecendo, então tenho algum conhecimento técnico, mas nã muito.

Estou usando o Ubuntu 19.10 com gnoome-shell (3.34)  em um Dell Inspiron (já nem me lembro o modelo). Estava tudo funcionando perfeitamente até que notei que o touchpad estava diferente, achei que estava quebrado, ele não abria mais arquivos ou selecionava textos, mas ainda funcionava. Descobri que no lugar dos 2 toques para abrir ou selecionar ou algo agora eram necessário 4 toques. Com o botão do próprio touchpad ele abre normal com 2 cliques, com o mouse também. Então parece ser algo na configuração dos toques. Não sei se alguma extensão do gnome-shell pode ter interferido nisso ou o que pode ter acontecido.

Agradeço pela ajuda, abraços!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Touchpad só funciona com 4 toques
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2020, 23:55 »
Pra tirar sua dúvida, crie outra conta no Ubuntu e loge-se nela. Vai vir com as configurações zeradas, daí vc consegue testar.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline theo00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Touchpad só funciona com 4 toques
« Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2020, 00:42 »
Pra tirar sua dúvida, crie outra conta no Ubuntu e loge-se nela. Vai vir com as configurações zeradas, daí vc consegue testar.

Boa Idéia, testei e de fato na outra conta está normal. Mas como eu faço para corrigir na minha conta?

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Touchpad só funciona com 4 toques
« Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2020, 11:06 »
Não tem um jeito fácil. As configurações ficam em diretórios ocultos e começam com ponto (.local, .config, etc). Vc pode apagar os diretórios ocultos do seu usuário e copiar do novo, mas vai perder todas as suas configurações e ficar com as configurações padrão.

Ou, pode usar o usuário novo, copiando seu arquivos (que não sejam de configuração), para o novo usuário.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline theo00

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Touchpad só funciona com 4 toques
« Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2020, 09:57 »
Entendi...Muito obrigado pelo auxílio. Só uma pergunta: você tem ideia em qual arquivo que disciplina essa interação do  touchpad?