Autor Tópico: Adaptador WiFi USB tipo AC compatível com Ubuntu 18.04  (Lida 2668 vezes)

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Adaptador WiFi USB tipo AC compatível com Ubuntu 18.04
« Online: 12 de Maio de 2020, 14:59 »
Pessoal boa tarde!
Estou precisando de um Adaptador WiFi USB tipo AC compatível com Ubuntu 18.04 para um computador de mesa. Pode ser também até tipo N que para as minhas necessidades serão atendidas perfeitamente.
Meu orçamento está entre R$ 130,00 e R$ 180,00.
Saberiam me indicar modelos compatíveis?
Obrigado!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re:Adaptador WiFi USB tipo AC compatível com Ubuntu 18.04
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2020, 19:08 »
O que eu testei é um bem simples, custou há dois anos uns R$40 mais ou menos, modelo Knup KP-AW155. Rodei em um netbook com Lubuntu 18.04, plug and play puro e simples. O engraçado é que o chipset dele é Ralink, mas olhei no site do fabricante e lá lista como Realtek 8188, mas esse também deve funcionar,  pois o Ubuntu vem por padrão com muitos firmwares proprietários. Então acho que já não precisamos mais nos preocupar tanto com essas incompatibilidades, mas é sempre bom olhar o chipset.

O lsusb aqui:

Código: [Selecionar]
Bus 003 Device 006: ID 148f:7601 Ralink Technology, Corp. MT7601U Wireless Adapter
OBS: não estou sugerindo esse modelo específico, apenas sugiro olhar o que for mais fácil para comprar e buscar informações do chipset para saber da compatibilidade.
« Última modificação: 12 de Maio de 2020, 19:11 por Anderson_Coelho »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Adaptador WiFi USB tipo AC compatível com Ubuntu 18.04
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2020, 23:59 »
Praticamente todos funcionam. O máximo que vc precisar é instalar o binário do driver.

Pra ter 100% de certeza:
https://wireless.wiki.kernel.org/en/users/Drivers
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Adaptador WiFi USB tipo AC compatível com Ubuntu 18.04
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2020, 16:48 »
Relato da minha experiência própria. Tenho uma conexão de 300 megas (Vivo fibra) e devido ao fato de morar em um condomínio de apartamentos, cercado de outros condomínios com mais de um bloco, o que determina uma enorme poluição no espectro de 2.4 ghz, raramente consigo superar os 50 megas, o que não acontece na faixa de 5 ghz. Assim, já há uns dois anos, aproveitando uma viagem a Foz do Iguaçú, adquiri um roteador compatível com padrão AC (Tp Link Archer AC1200). Aí passei a ter realmente os meus 300 megas de velocidade mas entrei em uma luta eterna para fazer funcionar os adaptadores Ac no padrão USB disponíveis no mercado nacional.
Tenho aqui ainda em casa vários adaptadores, a saber: Tp Link T2U, T3U e T4U, além de três D-link DWA 171. Este último foi o que me deu menos trabalho em termos de compatibilidade, porém após bons meses de funcionamento tranquilo, apenas tendo que rodar o dkms a cada atualização do kernel, um belo dia, sem mais nem menos, param de funcionar fisicamente (fato comprovado por morrerem tanto no Gnu Linux como no Windows). Quanto aos demais, tplink, nunca se sabe quando deixarão de funcionar a cada atualização do kernel ou do módulo (8812 ou 8822 constantes dos repositórios Ubuntu).
Isso te obriga a uma grande pesquisa pelo Github para descobrir um módulo que reponha o seu dispositivo de volta à ativa, sendo que não poucas vezes fui obrigado a fazer downgrade de versão, do módulo, do kernel ou da distribuição.
Há pouco mais de um ano, troquei o meu velho laptop por um ideapad 330s (i3), preparando o espírito para uma possível luta para ter o wifi funcionando e para minha surpresa não tive nenhum trabalho, todas as distros reconhecem o wifi intel 3165 híbrido com bluetooth. Isto me levou a pesquisar os dispositivos wifi Intel, pensando em instalar também no meu desktop, onde residia o meu problema com os adaptadores USB. Tais adaptadores são difíceis de serem encontrados no nosso mercado, a não ser no Mercado Livre ou no Ali Express e ainda devemos ficar atentos ao form factor, pois a maioria ou está no padrão M2, que nem sempre a MB reconhece, pois em geral estas utilizam esse padrão exclusivamente para SSD, ou no mini-pcie, que nem todas as mobo aceitam.
No meu caso, adquiri no ML uma placa 7265, padrão pcie x1 que foi reconhecida automaticamente pelo sistema e funciona como um relógio,proporcionando ainda, na mesma faixa de preço de um adptadr USB, de um dispositivo bluetooh 5.
Flavio ML