Autor Tópico: Loja de aplicativos Ubuntu com problemas  (Lida 4497 vezes)

Offline hchote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Loja de aplicativos Ubuntu com problemas
« Online: 09 de Maio de 2020, 15:11 »
Ola pessoal

Instalei o Ubuntu 20.04 e a loja de aplicativos não está funcionando, mais especificamente as categorias, ao clicar nelas, nenhum software aparece, tanto os instalados quanto os disponíveis para instalação.

Eu já refiz a instalação com outro ISO e outro pendrive, sempre conferindo md5sum, já atualizei via update e não resolveu.

Então procurei na internet e achei um comando apt-get install ubuntu-software achando que iria sobrescrever a instalação, ocorre que foi instalado uma outra loja de aplicativos, com o mesmo ícone da loja Ubuntu, porém chamado de programas, parece que é algum tipo de loja antiga do Ubuntu, inclusive o design muda levemente, porém essa mostra os aplicativos.

Porém não gostaria de usar uma versão que não e a padrão do Ubuntu 20.04, como eu poderia corrigir a versão padrão da loja do Ubuntu Software e excluir a loja que criou um ícone igual a Ubuntu Software, chamado de programas, quando usei  o comando do apt-get install ubuntu-software?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Loja de aplicativos Ubuntu com problemas
« Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2020, 15:58 »
Olá,

Como uma primeira recomendação, meio que deixe ela quieta e use o "Synaptic", aqui uso ele para todas as funções que o sistema precisa, instalar pacotes, atualizar o sistema, acredite é bem mais prático.

Abra o terminal e digite ou copie daqui e cole lá:
Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt install synaptic
Se for digitar no terminal repare nos espaços e pontuações do comando, senão como já disse copie daqui cole no seu terminal + Enter + sua senha de usuário

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline hchote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Loja de aplicativos Ubuntu com problemas
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2020, 09:16 »
Entendi.

Se eu digitar o comando abaixo eu desinstalo a loja antiga com todas as dependencias instaladas quando instalei a segunda loja?

sudo apt-get purge --auto-remove gnome-software

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Loja de aplicativos Ubuntu com problemas
« Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2020, 09:38 »
Entendi.

Se eu digitar o comando abaixo eu desinstalo a loja antiga com todas as dependencias instaladas quando instalei a segunda loja?

sudo apt-get purge --auto-remove gnome-software

Cara, existe dezenas de lojas de aplicativos possíveis de serem usadas. A Loja de aplicativos apenas é útil para descobrir novos aplicativos. Ela lista os softwares que estão no repositório. Por isso é bom você abrir "programa e atualizações" ou "softwares e updates" se estiver em inglês seu sistema, ir na aba outros programas e habilitar "Parceiros da Canonical". Aumentará a quantidade de aplicativos na loja.

o Synaptic que o  Creto recomendou é uma interface para gerenciar pacotes e não uma loja de aplicativos.
Pra usar o Synaptic você tem que saber antes o que quer, porque não tem fotos, nem descrição sobre função dos aplicativos. Se o Ubuntu Software funcionou e serve a você, use.
Se está no repositório oficial ainda é oferecido suporte a ele.
Toda versão recém lançada de um sistema, mesmo sendo uma LTS, pode apresentar bugs no começo.

Daqui a algumas atualizações deverão corrigir esse bug do gnome-software (a loja atual). Mesmo o icone sendo igual, são aplicativos diferentes, porém com a mesma função. O Ubuntu Software é um fork do Gnome Software, só isso.

No meu sistema só não funciona a busca por aplicativos no gnome-software, pelo que acabei de testar pra ver o problema. No seu parece ser mais grave. Use o Ubuntu Software, se está funcionando e seja feliz.

Mantenha o sistema atualizado, que uma hora será corrigido esse bug. Relaxe.
« Última modificação: 10 de Maio de 2020, 09:41 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jvarellarj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Loja de aplicativos Ubuntu com problemas
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2020, 19:28 »
Boa noite!
Sou usuário iniciante no linux. Comecei utilizando o Linux Mint e migrei para o Ubuntu a partir do lançamento da 20.04. Também esbarrei no mesmo problema da loja. As categorias ficam vazias. Pelo que entendi a Canonical implementou nesta distro a Snap Store como loja padrão em lugar da Gnome Software. Deveria ter funcionado bem mas não está. Estava pensando em instalar a Gnome Software, mas deixaria o sistema mais "pesado". Porém esta dica de usar o Synaptic foi show! Resolveu meu problema! Muito obrigado!

Olá,

Como uma primeira recomendação, meio que deixe ela quieta e use o "Synaptic", aqui uso ele para todas as funções que o sistema precisa, instalar pacotes, atualizar o sistema, acredite é bem mais prático.

Abra o terminal e digite ou copie daqui e cole lá:
Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt install synaptic
Se for digitar no terminal repare nos espaços e pontuações do comando, senão como já disse copie daqui cole no seu terminal + Enter + sua senha de usuário

T+