Autor Tópico: [resolvido] Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa  (Lida 6293 vezes)

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
[resolvido] Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Online: 23 de Abril de 2020, 19:00 »
Não era hoje que ele seria oficialmente atualizado? eu tentei atualizar ele e não consegui, diz que preciso atualizar alguns programas, mas checando aqui eu vejo que tudo já está atualizado. Não sei mais o que eu posso fazer.


O que eu deveria fazer nesse caso?
« Última modificação: 24 de Abril de 2020, 16:06 por FadaMorta »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #1 Online: 23 de Abril de 2020, 19:34 »
Sim, foi disponibilizado hoje. Sem vc colar aqui a mensagem de erro, não dá para ajudar muito.

Mas geralmente, vc deve remover todos os repositórios que não sejam do Ubuntu. Depois, tentar novamente.

Vc pode tentar forçar a atualização, caso não aparece pra vc com o comando:
Código: [Selecionar]
do-release-upgrade
« Última modificação: 23 de Abril de 2020, 19:41 por FaBMak »
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #2 Online: 23 de Abril de 2020, 19:37 »
Olá,

Não entendi bem seu problema.

Vou dar um exemplo aqui, se por acaso você baixou um ISO do ubuntu 20.04 beta versão em desenvolvimento, atualizando-a na hora que o ubuntu 20.04 LTS for lançado, basta você recarregar a central de atualizações do seu ubuntu e atualizar o que tiver para atualizar.

No meu caso por exemplo uso o BigLinux 20.04 beta:
Código: [Selecionar]
paulocreto@paulocreto:~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description:    BigLinux based in Ubuntu 20.04
Release:        20.04
Codename:       focal
paulocreto@paulocreto:~$

Com isso preciso apenas ir atualizando com sudo apt update ; sudo apt full-upgrade

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #3 Online: 23 de Abril de 2020, 19:57 »
Sim, foi disponibilizado hoje. Sem vc colar aqui a mensagem de erro, não dá para ajudar muito.

Mas geralmente, vc deve remover todos os repositórios que não sejam do Ubuntu. Depois, tentar novamente.

Vc pode tentar forçar a atualização, caso não aparece pra vc com o comando:
Código: [Selecionar]
do-release-upgrade


Então, eu usei o comando sudo apt update && sudo apt dist-upgrade e ele fez umas atualizações de pacotes, depois usei o comando sudo do-release-upgrade -d e informa que preciso fazer atualização de uns oito pacotes, o que eu tenho desde a última vez que tentei, ainda hoje, é isso:

$ sudo do-release-upgrade -d
[sudo] senha para xxxx:
Verificando por uma nova versão do Ubuntu
Por favor instale as atualizações disponíveis para o seu lançamento atual antes de atualizar versão.


Fiquei sem entender, na verdade.


Vou testar as instruções passadas.





Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2020, 20:02 »
Então, eu usei o comando sudo apt update && sudo apt dist-upgrade e ele fez umas atualizações de pacotes, depois usei o comando sudo do-release-upgrade -d e informa que preciso fazer atualização de uns oito pacotes, o que eu tenho desde a última vez que tentei, ainda hoje, é isso:

Quais pacotes? Como eu disse, vc desativou os repositórios que não sejam Ubuntu?  Na verdade, o correto seria remover os pacotes, que não sejam dos repositórios do Ubuntu e depois fazer a atualização.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #5 Online: 23 de Abril de 2020, 21:55 »
Fiz isso e deu certo, não sabia disso.
Agora a tela ficou preta, havia me distraído indo fazer outra coisa. Eu posso reiniciar mesmo assim?

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2020, 08:53 »
Difícil saber, a tela não volta após mexer o mouse ou teclado?

Porque o sistema, pode estar aguardando alguma resposta sua.
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline FadaMorta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2020, 16:06 »
Oi, pelo o que vi, tava em hibernação.

Consegui atualizar, é lindo! muito obrigada! vou marcar o tópico como resolvido!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2020, 11:38 »
Oi, pelo o que vi, tava em hibernação.

Consegui atualizar, é lindo! muito obrigada! vou marcar o tópico como resolvido!
Bom dia! Já baixei a iso 20,04, mas ainda não instalei, pois tenho vários pcs, ainda com o 18.04! Vou deixar passar uns dias e começarei, mas deixando alguma "máquina com o 18,04" ! Tenho Mint 19 em dual boot! Hoje é dia 28 de Abril de 2020. Voltando ao fórum com saudades e deixando um abraço a todo, principalmente alguns remanescentes do meu tempo de inscrição(Abril de 2007)!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline suelens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #9 Online: 01 de Outubro de 2022, 17:41 »
Então, eu usei o comando sudo apt update && sudo apt dist-upgrade e ele fez umas atualizações de pacotes, depois usei o comando sudo do-release-upgrade -d e informa que preciso fazer atualização de uns oito pacotes, o que eu tenho desde a última vez que tentei, ainda hoje, é isso:

Quais pacotes? Como eu disse, vc desativou os repositórios que não sejam Ubuntu?  Na verdade, o correto seria remover os pacotes, que não sejam dos repositórios do Ubuntu e depois fazer a atualização.
Como faço para remover estes pacotes? Estou com o mesmo problema mas não consigo resolver

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[resolvido] Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2022, 23:00 »
Olá,
Como faço para remover estes pacotes? Estou com o mesmo problema mas não consigo resolver
O tópico teve início em 23 de Abril de 2020, muita água debaixo dessa ponte passou, teria como você informar ao fórum quais pacotes lhe causam problemas?

Vou lhe dar um exemplo de como fazer isso:

- Abra o terminal e execute o seguinte comando, da mesma forma que você vê abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt full-upgrade
- Depois de executado este comando acima, espere terminar e selecione tudo, de cima, abaixo, copie de lá e cole aqui (não uso ubuntu e mostro uma saída do meu terminal) para saber como colocar aqui:
Código: [Selecionar]
pcreto@pcreto:~$ sudo pacman -Syyu
[sudo] senha para pcreto:
:: Sincronizando a base de dados de pacotes...
 biglinux-update-stable             2,2 KiB  1172   B/s 00:02 [##################################] 100%
 core                             163,0 KiB  46,5 KiB/s 00:04 [##################################] 100%
 extra                           1834,1 KiB  1094 KiB/s 00:02 [##################################] 100%
 community                          7,4 MiB  3,85 MiB/s 00:02 [##################################] 100%
 multilib                         175,4 KiB   353 KiB/s 00:00 [##################################] 100%
 biglinux-stable                  238,0 KiB  74,9 KiB/s 00:03 [##################################] 100%
:: Iniciando atualização completa do sistema...
nada para fazer
pcreto@pcreto:~$

Dessa forma acima o fórum pode ter uma melhor nocão do que pode estar acontecendo, lembrando não tenha como base a minha demostração, apenas o primeiro comando que lhe passei mais acima

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re:[resolvido] Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #11 Online: 21 de Outubro de 2022, 10:49 »
Olá,
Como faço para remover estes pacotes? Estou com o mesmo problema mas não consigo resolver
O tópico teve início em 23 de Abril de 2020, muita água debaixo dessa ponte passou, teria como você informar ao fórum quais pacotes lhe causam problemas?

Vou lhe dar um exemplo de como fazer isso:

- Abra o terminal e execute o seguinte comando, da mesma forma que você vê abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo apt update ; sudo apt full-upgrade
- Depois de executado este comando acima, espere terminar e selecione tudo, de cima, abaixo, copie de lá e cole aqui (não uso ubuntu e mostro uma saída do meu terminal) para saber como colocar aqui:
Código: [Selecionar]
pcreto@pcreto:~$ sudo pacman -Syyu
[sudo] senha para pcreto:
:: Sincronizando a base de dados de pacotes...
 biglinux-update-stable             2,2 KiB  1172   B/s 00:02 [##################################] 100%
 core                             163,0 KiB  46,5 KiB/s 00:04 [##################################] 100%
 extra                           1834,1 KiB  1094 KiB/s 00:02 [##################################] 100%
 community                          7,4 MiB  3,85 MiB/s 00:02 [##################################] 100%
 multilib                         175,4 KiB   353 KiB/s 00:00 [##################################] 100%
 biglinux-stable                  238,0 KiB  74,9 KiB/s 00:03 [##################################] 100%
:: Iniciando atualização completa do sistema...
nada para fazer
pcreto@pcreto:~$

Dessa forma acima o fórum pode ter uma melhor nocão do que pode estar acontecendo, lembrando não tenha como base a minha demostração, apenas o primeiro comando que lhe passei mais acima

T+
Olá amigo Creto, bom dia! Você é um remanescente da galera antiga, quando comecei usar o Ubuntu em 2007! Grande abraço, Marcopolo!
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:[resolvido] Dúvida sobre atualização para o 20.04 focal fossa
« Resposta #12 Online: 21 de Outubro de 2022, 20:35 »
Olá,

Olá amigo Creto, bom dia! Você é um remanescente da galera antiga, quando comecei usar o Ubuntu em 2007! Grande abraço, Marcopolo!

Alguns poucos de nós ainda tentam permanecer, já envelhecidos (ou calejados) após 14 anos, mas continuamos o aprendizado sempre

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto