Autor Tópico: Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook  (Lida 3065 vezes)

Offline theApache

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Online: 21 de Abril de 2020, 13:05 »
Galera tenho um Acer Helios 300 com uma RTX 2060, comprei um notebook com NVIDIA na esperança de não ter problemas com drivers de vídeo no Linux.

Por favor, entendam, eu já tentei de TUDO. Não sou um usuário novo no Linux, uso desde 2010, entre idas e vindas no Windows apesar de não ser um expert tenho algum conhecimento. Mas me vejo incapaz de resolver esse problema.. Se vc tem um Helios 300 ou um Acer e passou pelo mesmo problema e resolveu saiba que eu já tentei:

-usar os drivers default que vem com a instalação do ubuntu;
-instalar os drivers manualmente do site;
-usar os drivers proprietário e open source da aba drivers adicionais;
-habilitar e desabilitar o secure boot;
-instalar 6 distribuições de linux diferentes e 2 versões diferentes do Ubuntu
-instalar e desinstalar lightdm e gdm e trocar entre eles
-instalei aquele programa que faz o switch entre as placas de vídeo da  intel e da Nvidia

e não importa o que eu faça no final aparece lá que estou sempre usando o vídeo da Intel Graphics UHD!!!

EU ODEIO AMAR O LINUX kkkk... enquanto isso Windows reconhece tudo perfeitamente..

como já tentei de tudo vou aguardar a versão 20 lançar mas não tenho muitas esperanças de resolver só fazendo isso..

Apesar de não crer que alguém possa ajudar, fica meu desabafo! E a pequena esperança de receber ajuda
« Última modificação: 21 de Abril de 2020, 16:53 por theApache »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Impossível usar VGA offboard no meu notebook
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2020, 15:24 »
Vamos por partes. Porque teoricamente uma coisa, não tem nada a ver com a outra, se vc usa Nvidia ou Intel. E se não tem saída na porta VGA.

Na verdade,  olhando o modelo aqui, ele não tem porta VGA, apenas HDMI. Vc não consegue usar a porta HDMI? É isso?
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline theApache

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Impossível usar VGA offboard no meu notebook
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2020, 15:40 »
Desculpa na pressa escrevi besteira! VGA leia-se placa de vídeo off board kkkk

Vamos lá:
 Meu notebook só consegue usar HDMI no Linux (pelo que entendi) se for através da placa de vídeo offboard. Mas mesmo que eu tenha entendido errado o problema é mais profundo
De fato eu não consigo usar minha entrada HDMI de jeito nenhum, porém como eu tentei explicar eu não consigo definir que eu quero usar a placa de vídeo da NVIDIA e não a da Intel, ou seja, ele só usa a da Intel não importa o que eu faça (como fiz na lista aí acima) no final ele sempre mostra que está usando o vídeo da Intel, entende?

E mesmo que no software da NVIDIA eu sete para usar a placa da NVIDIA e lá neste software apareça que eu estou usando a placa da NVIDIA, ainda assim tanto nos detalhes do sistema quanto via terminal o resultado é sempre o mesmo: estou sempre usando os gráficos intel e não da NVIDIA.

Inclusive se eu tentar jogar é que isso fica bem claro mesmo.. Sempre pipoca aviso de que minha placa de vídeo não dá conta do jogo.. pq ele sempre ta usando a da intel e não a RTX

obrigado pela atenção

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2020, 23:13 »
Qual versão do Ubuntu?

Verifica se o driver está mesmo instalado:
Código: [Selecionar]
sudo dpkg -l | grep nvidia-driver
ii  nvidia-driver-390                                390.129-0ubuntu2                                     amd64        NVIDIA driver metapackage

Depois verifica a placa instalada:
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #4 Online: 22 de Abril de 2020, 08:43 »
É mesmo como diz o colega administrador acima: Vamos por partes.

Primeiro que tudo tem que entender que esse hardware todo é muito recente por isso só deve usar mesmo um SO, drivers e software o mais recente possível. No seu caso o mínimo dos mínimos seria Ubuntu 19.10 com driver Nvidia 440, o qual pode nem estar disponível nos repositórios de software dessa edição e para obtê-lo será necessário adicionar o PPA semi-oficial para drivers gráficos atualizados.

Segundo, e no seguimento do anterior, NUNCA use os instaladores da Nvidia. A mesma versão está sempre disponível ou nos repositórios da edição de Ubuntu instalada ou no referido PPA. Estes estão devidamente "empacotados" para Debian/Ubuntu e são testados. O instalador da Nvidia é dirigido particularmente para programadores das distribuições ou para usos muitos específicos e/ou para distros que não os fornecem diretamente. Outro problema é que as cada atualização de kernel torna-se necessário repetir a instalação, algo que não acontece se instalar os drivers a partir dos repositórios.

Terceiro, sim, é verdade que tipicamente a saída de vídeo para monitor externo em sistemas híbridos só está conectada à placa de vídeo discreta (os fabricantes assumes que uma vez que os usuários estão com um monitor externo têm consequentemente acesso à alimentação elétrica, logo, podem usar a gráfica mais poderosa e que consome mais energia). Esta saída é suportada apenas com a versão de driver apropriada para a placa em questão.

Quarto, a instalação de drivers Nvidia pode-se complicar - e complica-se mesmo - quando não removemos todos os ficheiros da versão anterior antes de instalar. Suspeito que você deve ter feito umas poucas destas nessas experiências.

Resumindo:
Instale Ubuntu 20.04.

Verifique a disponibilidade da única versão do driver que deve instalar para a RTX2070 que é 440; se não aparece listado então adicine o PPA para obter os drivers mais atualizados e instale sempre a partir do utilitário Drivers Adicionais ou em linha de comandos mas sempre a partir dos repositórios, nunca com o instalador da Nvidia.

Use o Nvidia X Server Settings para acionar a placa discreta (High Performance) ou voltar para a integrada. REINICIE sempre após fazer a seleção.

Offline theApache

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #5 Online: 22 de Abril de 2020, 11:09 »
Primeiro agradeço a atenção de vocês!

Sim, como disse tentei 6 distribuições diferentes e 2 versões do Ubuntu diferente (19 e 18), sei que usar o driver do site da NVIDIA é furada, por isso foi a última coisa que tentei.
Tentei dos drivers open source aos proprietários dos antigos aos atuais. Instalei o 440 e o 445.. nenhum sucesso.. e também tive o cuidado de remover os drivers antes de instalar os novos. Na verdade em alguns casos até reformatei a máquina para tentar de novo :/

Vou esperar o lançamento oficial do Ubuntu 20 e verificar se funciona, aí retorno com as novidades.


Verifica se o driver está mesmo instalado:

Então amigo, eu verifiquei isso e retornava sim o driver 445, porém ainda assim a placa offboard nunca entrou em cena. Mas farei o teste no Ubuntu 20, assim que instalar ele já retorno os resultados

Offline theApache

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #6 Online: 23 de Abril de 2020, 20:36 »
Galera, tive um pouco de sorte com o Ubuntu 20 e cá estou eu com o driver instalado e reconhecendo minha placa de vídeo!!
Porém como nunca é simples, não consigo habilitar o segundo monitor nas configurações do sistema. No aplicativo da nvidia ele reconhece meu monitor inclusive sabe quando está conectado ou não ao HDMI... porém no sistema não posso selecionar outro monitor (nem com o atalho do teclado para multiplas telas) , é como se não estivesse com nenhum outro monitor além do do notebook... alguma dica?



Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2020, 08:56 »
O segundo monitor, só fica disponível, se vc habilitar ele nas configurações do Gnome, Fez por lá? Lá aparecem os dois?
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline theApache

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2020, 11:16 »
Se as configurações do gnome forem as configurações do Ubuntu lá não aparece. Só aparece no aplicativo da NVidia, porém lá ele só reconhece mas não me dá opções de configurar o segundo monitor.

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 484
    • Ver perfil
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2020, 12:20 »
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, nvidia GT 730,  ubuntu  23.10  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline theApache

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Impossível usar Placa de Vídeo offboard no meu notebook
« Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2020, 14:57 »