Autor Tópico: Kernel Preenptivo e Headers  (Lida 3110 vezes)

Offline LeandroCGMS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Kernel Preenptivo e Headers
« Online: 16 de Dezembro de 2019, 20:31 »
Boa noite.
Como evitar aquele problema de não ser aceito os headers de um último kernel estável preemptivo, desta forma dando erros no VirtualBox, ficando a janela gigantesca sem ser utilizável?

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Kernel Preenptivo e Headers
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2019, 13:12 »
Qual a saída para o

/sbin/vboxconfig

?

Precisamos saber a versão do kernel headers que ele não possui e instalar. Creio que o problema não é estar usando um kernel preemptivo
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2019, 13:14 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline LeandroCGMS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 110
    • Ver perfil
Re:Kernel Preenptivo e Headers
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2019, 21:59 »
Como não tem como eu reproduzir o problema, agora, vou relatar o que tenho no momento, fiz uma instalação do kernel preemptivo, com o linux image e linux modules, mas sem os header, pois dá conflito de dependências, acredito que o x da questão é fazer algo para o APT não incomodar. Meu driver da nvidia parou de funcionar, então rodei um sudo apt remove nvidia* --purge, porém o VirtualBox não apresenta aquele problema de tela gigante.
Como a gente sabe ser necessário os headers para compilar alguns programas, acho importante resolver o conflito de dependências.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Kernel Preenptivo e Headers
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2020, 10:27 »
Como não tem como eu reproduzir o problema, agora, vou relatar o que tenho no momento, fiz uma instalação do kernel preemptivo, com o linux image e linux modules, mas sem os header, pois dá conflito de dependências, acredito que o x da questão é fazer algo para o APT não incomodar. Meu driver da nvidia parou de funcionar, então rodei um sudo apt remove nvidia* --purge, porém o VirtualBox não apresenta aquele problema de tela gigante.
Como a gente sabe ser necessário os headers para compilar alguns programas, acho importante resolver o conflito de dependências.

Sim... precisa do kernel headers para o virtualbox funcionar

O que posso sugerir seria você conseguir os headers para o kernel realtime que está usando... eu uso o lowlatency onde a preempção é alta, apesar de não ser completa como no realtime (atualmente uso o 5.4 lowlatency recém lançado que ainda não está no repositório) e não tenho problemas na execução do virtualbox...

Esse comando recompila os módulos de host
Código: [Selecionar]
sudo /sbin/rcvboxdrv setup
é o que dá pra dizer pra tentar ajudar, mas você já sabe o problema... agora é tentar resolver.

Só não entendi onde você está tendo conflito de dependência...

« Última modificação: 07 de Janeiro de 2020, 10:29 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Kernel Preenptivo e Headers
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2020, 22:30 »
Voltando aqui pra dizer que ocorreu o erro comigo após atualizar para o Ubuntu 19.10

Então, me parece que a versão do virtualbox do repositório da Canonical está mesmo com um problema relacionado a dependências desencontradas e a versão do pacote está desatualizada.

Solução que encontrei foi usar o repositório da Oracle e instalar a versão para o Eon Ermine

Adicione o repositório:

Código: [Selecionar]
sudo sh -c 'echo "deb [arch=amd64] http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -cs) contrib" >> /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list'
adicione as chaves do repositório:

essa
Código: [Selecionar]
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox_2016.asc -O- | sudo apt-key add -
e essa
Código: [Selecionar]
wget -q https://www.virtualbox.org/download/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -

atualize a lista:
Código: [Selecionar]
sudo apt update
instale a versão 6.1 para o Eon Ermine
Código: [Selecionar]
sudo apt install virtualbox-6.1
Agora é vida que segue!
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2020, 22:33 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kernel Preenptivo e Headers
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2020, 10:30 »
Não sei se eu entendi direito o problema... mas se o problema for a falta, no repositório, do pacote "kernel headers" de uma versão específica, pode tentar pegar o pacote fonte ("kernel source") correspondente e compilar. Isso deve gerar toda a árvore de sub-pacotes ("kernel linux", "kernel headers", "kernel debug", etc.) localmente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D