Autor Tópico: Meu Netbook com Ubuntu 18.04 LTS enlouqueceu.  (Lida 3829 vezes)

Offline KCS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Meu Netbook com Ubuntu 18.04 LTS enlouqueceu.
« Online: 08 de Junho de 2019, 20:46 »
Recentemente eu comprei um Netbook Mobo 5950 apenas para leitura e estudo. Ele veio com Ubuntu 12.04 LTS e eu o atualizei até a última versão LTS. Continuou funcionando corretamente, instalei a interface gráfica do Deepin e  ficou melhor ainda.  Mas agora  ele endoidou e não desinstala nada, não completa as atualizações, congela, desliga sozinho. O que devo fazer? Será que alguma atualização veio quebrada? Será que eu instalei algo pesado demais para uma máquina tão fraca? Estou pensando em desinstalar o Ubuntu e colocar um SO mais leve, pois eu só comprei este aparelho para leitura mesmo.

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re:Meu Netbook com Ubuntu 18.04 LTS enlouqueceu.
« Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2019, 22:36 »
Eu não conheço esse note, mas como ele é novo, pode ser proteção na BIOS/UEFI.
Uma alteração radical no sistema pode ter invalidado o sistema para que tenha acesso ao disco e drivers pré-instalados.
Acesse a BIOS e veja se tem alguma opção como "freeze" ou proteção do HD ou SSD.
Nos hardwares com uefi, o hardware fica atrelado ao sistema, uma mudança pode  dizer para BIOS que há uma "invasão".
Para isso existe o "secure boot" e este precisa ser desativado para que um sistema "diferente" possa ser instalado.
Restaure seu notebook ao padrão de fabrica (deve ter uma partição de backup com o sistema do fabricante), consulte o fabricante sobre este upgrade ou faça as atualizações sem mudar a versão do sistema operacional (12.04).
Boa sorte !
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline KCS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Meu Netbook com Ubuntu 18.04 LTS enlouqueceu.
« Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2019, 22:04 »
Eu não conheço esse note, mas como ele é novo, pode ser proteção na BIOS/UEFI.
Uma alteração radical no sistema pode ter invalidado o sistema para que tenha acesso ao disco e drivers pré-instalados.
Acesse a BIOS e veja se tem alguma opção como "freeze" ou proteção do HD ou SSD.
Nos hardwares com uefi, o hardware fica atrelado ao sistema, uma mudança pode  dizer para BIOS que há uma "invasão".
Para isso existe o "secure boot" e este precisa ser desativado para que um sistema "diferente" possa ser instalado.
Restaure seu notebook ao padrão de fabrica (deve ter uma partição de backup com o sistema do fabricante), consulte o fabricante sobre este upgrade ou faça as atualizações sem mudar a versão do sistema operacional (12.04).
Boa sorte !

Agradeço pela resposta. Eu olhei a BIOS e  não encontro como verificar se tem freeze ou proteção HD. Para falar a verdade, BIOS dele não oferece muitas opções .

Offline andrei-antony

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re:Meu Netbook com Ubuntu 18.04 LTS enlouqueceu.
« Resposta #3 Online: 01 de Julho de 2019, 09:01 »
Faz um teste com cd live pra saber se ele trava