Autor Tópico: Curso para Linux  (Lida 2622 vezes)

Offline SallumC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Curso para Linux
« Online: 23 de Maio de 2019, 22:08 »
Olá!
Sou novo aqui no fórum, e no mundo do Linux, e gostaria de tirar uma dúvida.
Como sou iniciante, pensei em fazer algum curso, ler alguma apostila, vídeos de tutoriais, etc., sobre tudo do Linux, porém, tudo que encontrei era referente a versões mais antigas do Linux (a minha é 18.04.2).
Buscando algumas respostas a algumas dúvidas que tive, percebi que tem uma boa diferença entre as versões.
Alguém pode me indicar algum material de estudo sobre o Ubuntu 18.04.2 LTS.
Desde já, muito obrigado!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Curso para Linux
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2019, 20:12 »
Procure pelo aplicativo "Ajuda" que vai abrir o "Guia do ubuntu Desktop"
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re:Curso para Linux
« Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2019, 23:01 »
Uma boa maneira de aprender é pesquisar sobre "o que fazer depois de instalar o Ubuntu", "pós-instalação do Ubuntu 18.04 LTS", "como personalizar o Ubuntu 18.04".
Essa a maneira que eu resolvo problemas quando não conheço a distro.
O mais importante nesse aprendizado é aprender como o GNU/Linux funciona de maneira geral.
Estrutura de diretórios principalmente, para que quando você leia "/etc" saiba que as configuraçoes do sistema ficam lá,
para que você saiba que em "/home/.config" ficam as suas configurações do usuário.
Creio que se você achar informações do 14.04 em diante não haverá muitas diferenças.
A documentação do Ubuntu é muito vasta, a do Debian é praticamente completa.
Não se atenha a uma versão especificamente, é mais importante compreender de maneira geral, fazer as mudanças que você deseja ao poucos.
E lembre-se, aprenda sempre a fazer e a desfazer.
Uma dica, crie um diretório (pasta) e salve as páginas que você se guiou para fazer alterações, assim poderá recorrer a eles mesmo sem internet.
Bem vindo.
Boa sorte!
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz