Autor Tópico: Não instalar o GRUB no HD do windows  (Lida 3010 vezes)

Offline australophytecus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não instalar o GRUB no HD do windows
« Online: 29 de MAR?O de 2019, 15:59 »
Ola pessoal.

Sou usuário Windows e estou começando a estudar o Linux. Queria fazer uma instalação real (não máquina virtual).
Tenho um segundo HD livre para esse fim. Só que preciso fazer a instalação de forma que o ubuntu não instale o GRUB no disco do windows, pois não quero "sujar" a partição GPT. Quando quiser iniciar o ubuntu eu iria apenas escolher o disco 2 pelo menu F8 durante a inicialização da maquina, sem a necessidade de gerenciadores de boot.
Tentei realizar a instalação pelo modo avançado onde eu crio as partições manualmente e escolho a unidade onde ele irá iniciar, mas teimosamente o ubuntu vai lá mexer onde não deve rsrs.
Existe um meio de evitar que isso aconteça? só quero que o instalador "pense" que não há outro sistema operacional instalado no computador.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Não instalar o GRUB no HD do windows
« Resposta #1 Online: 30 de MAR?O de 2019, 11:14 »
Na instalação vc terá que escolher avançado e selecionar o dispositivo onde instalará o grub. Pra isso terá que indicar a partição onde o ubuntu deverá ser instalado colocando ela em ext4 e configurando como raiz "/"

Tudo isso é feito escolhendo "avançado" ao invés das opções de instalação comuns preajustadas e nessa mesma parte do processo, na parte inferior do instalador estará disponível a opção de mudar o dispositivo onde o grub será instalado. Se procurar pelo google encontrará diversos tutorias e vídeos mostrando. Aqui mesmo no fórum deve ter alguns. Tem muitos canais que ensinam iniciantes a fazer a instalação do sistema no modo avançado. Diolinux, Toca do Tux, Sir Rob Linux. Também tem o blog do Edivaldo Brito... todos são bem confiáveis. Agora, eu acho bem intuitivo... acho perfeitamente simples para um usuário que entende de particionamento usar o instalador do Ubuntu que é um dos mais bonitos com interface gráfica, setar as partições, escolhe o local do grub
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline australophytecus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Não instalar o GRUB no HD do windows
« Resposta #2 Online: 30 de MAR?O de 2019, 13:01 »
Obrigado pela resposta. Eu realizei o procedimento exatamente como descrito por ti. Ou seja, escolhi a opção de instalação avançada, selecionei o segundo hd para a instalação e criei a raiz como ext4 tudo dentro do disco 2. Mesmo assim o grub entrou de penetra lá no disco 1. (Tomei o cuidado para não deixar nenhuma referencia ao disco 1 em todo o processo de instalação)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Não instalar o GRUB no HD do windows
« Resposta #3 Online: 01 de Abril de 2019, 08:52 »
Talvez se você desconectar o HD principal, antes de instalar o Linux no outro HD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Não instalar o GRUB no HD do windows
« Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2019, 20:11 »
No instalador, no final da escolha das partições, tem uma opção nem sempre muito visível onde se escvolhe3 o local de gravação do grub. No caso específico deve-se indicar /dev/sdb.
Flavio ML