Autor Tópico: Ubuntu 17.10 não conecta na rede - Resolvido  (Lida 8670 vezes)

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ubuntu 17.10 não conecta na rede - Resolvido
« Online: 08 de Dezembro de 2018, 20:09 »
Olá pessoal.
Sou iniciante em Linux.
Recentemente troquei o modem Oi. Antes, um Technicollor td 5130. Agora um Zyxel. A partir daí minha internet apresentou problemas de conexão.
Li muita coisa sobre o assunto. Refiz várias vezes configurações em /NetworkManager; em /Interfaces alterando as linhas de comando e voltando à configuração inicial.
Muitos "entendidos" sugeriram Placa de Rede danificada, e até eu pensei nisso uma vez que liguei o PC pelo arquivo ISO e a placa não se mostrou ativada.
Já estava prestes a comprar outra placa de rede quando, por necessidade de impressão de um arquivo, liguei o desktop novamente e... Pasmem!!! Estou conectado. Entretanto, ao religar o PC no dia seguinte o problema voltou. Hoje, liguei o PC e ca estou conectado e publicando este tópico.
Não sei o que houve, mas temo que amanhã ao ligar o PC o problema retorne.
De tudo isso algumas conclusões:
1) A Placa de Rede não está queimada (é onboard).
2) Estou utilizando um IP estático com os seguintes comandos
     auto lo
     iface lo inet static

     allow hotplug loopback
     iface eth0 inet static
     address 192.168.10.50
     net mask 255.255.255.255
     broadcast 192.168.10.255
     gateway 192.168.10.1

Alguém que entenda pode me dizer como manter a Placa de Rede ativa?
Por favor, não peçam para trocar sistema operacional. Pretendo achar solução para o problema atual.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2019, 11:44 por RildoFSantos »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2018, 12:27 »
Antes de tudo, deixa dizer: o Ubuntu 17.10 não tem mais suporte. Atualize para o 18.04, que tem suporte estendido (LTS), ou faça donwgrade para o 16.04, que também tem suporte estendido, e ainda está no período de suporte.

Agora, diga lá: seu modem está em modo bridge, ou router?
Você tem outras máquinas conectadas nele?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2018, 18:03 »
Zekkerj
Obrigado por responder.
Hoje (10/12) reiniciei a máquina por 6 vezes para conseguir conexão, alterando entre "enable" e
"disable" a placa de rede na bios.
O modem está conectado à um único PC e uso wifi para os celulares e um notebook. A conexão via wifi sempre funcionou. Uso a configuração padrão do modem feita pelo técnico da Oi. O PC somente eu utilizo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2018, 18:45 »
Não é exatamente o que perguntei, mas dá pra tirar informação relevante da resposta.

Como vc tem WiFi e cabo ativos, o modem deve estar em modo router. E pelo que pude entender, o problema só ocorre no PC com Ubuntu. OK, já dá pra formar algumas hipóteses.

Gostaria que vc executasse os comandos abaixo numa janela de comandos do Ubuntu, e colasse o resultado aqui.

sudo lshw -C network
iwconfig
ifconfig -a
nmcli dev wifi list
rfkill list wifi


Também tem estes comandos, que eu preciso que vc execute enquanto a conexão não está funcionando.

host www.google.com
ping 8.8.8.8


Aguardo seu retorno.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2018, 14:53 »
[...]
Gostaria que vc executasse os comandos abaixo numa janela de comandos do Ubuntu, e colasse o resultado aqui.
...
Também tem estes comandos, que eu preciso que vc execute enquanto a conexão não está funcionando.
...
Aguardo seu retorno.

{sudo lshw -C network}
aqui o PC fez algumas leituras, mas não registrou nada que pudesse ser copiado e colado aqui.

{iwconfig}
lo no wireless extensions
enp0s7 no wireless extensions

{ifconfig -a}
enp0s7: flags=4163<UP,BROADCAST,RUNNING,MULTICAST>  mtu 1500
        inet 192.168.1.2  netmask 255.255.255.0  broadcast 192.168.1.255
        inet6 2804:d41:16c9:5700::100  prefixlen 128  scopeid 0x0<global>
        inet6 fe80::3b8:ab78:787c:19ea  prefixlen 64  scopeid 0x20<link>
        ether bc:ae:c5:9b:96:da  txqueuelen 1000  (Ethernet)
        RX packets 7367  bytes 3321862 (3.3 MB)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 6968  bytes 731537 (731.5 KB)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

lo: flags=73<UP,LOOPBACK,RUNNING>  mtu 65536
        inet 127.0.0.1  netmask 255.0.0.0
        inet6 ::1  prefixlen 128  scopeid 0x10<host>
        loop  txqueuelen 1000  (Loopback Local)
        RX packets 802  bytes 67822 (67.8 KB)
        RX errors 0  dropped 0  overruns 0  frame 0
        TX packets 802  bytes 67822 (67.8 KB)
        TX errors 0  dropped 0 overruns 0  carrier 0  collisions 0

{nmcli dev wifi list}
Nenhuma informação.
{rfkill list wifi}
Nenhuma informação

{host www.google.com
ping 8.8.8.8}

host: couldn't get address for 'ping': failure (Eu conectado pelo PC. Hoje não tive trabalho para conectar. Reiniciei a máquina apenas uma vez).

Zekkerj,
Desculpe pela resposta. Alguns termos não são de minha compreensão ainda, apesar do esforço. E obrigado por me ajudar.



Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2018, 15:43 »
Citar
{host www.google.com
ping 8.8.8.8}
host: couldn't get address for 'ping': failure (Eu conectado pelo PC. Hoje não tive trabalho para conectar. Reiniciei a máquina apenas uma vez).
Aqui são dois comandos, você provavelmente os executou como um só. Repita, digitando os dois com cuidado, por favor.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2018, 22:36 »
Citar
Aqui são dois comandos, você provavelmente os executou como um só. Repita, digitando os dois com cuidado, por favor.

Desculpe mais uma vez. Considerei um só. Vamos lá!

root@PERsoNAL:/etc# host www.google.com
www.google.com has address 216.58.222.68
www.google.com has IPv6 address 2800:3f0:4004:806::2004

root@PERsoNAL:~# ping 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=1 ttl=122 time=21.9 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=2 ttl=122 time=21.3 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=3 ttl=122 time=21.6 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=4 ttl=122 time=21.4 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=5 ttl=122 time=21.3 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=6 ttl=122 time=22.0 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=7 ttl=122 time=22...
E ficou assim sem parar, só registrando tempo.

Zekkerj,
Agora à tarde liguei o PC e tive que reiniciar várias vezes até conectar. Isso o fiz muitas vezes. Numa delas iniciei no modo avançado e tentei um ponto anterior. A tela iniciou como no modo de segurança do Windows e travou num determinado momento com a seguinte informação:

root@PERsoNAL:/etc# /network: arquivo ou diretório não encontrado.

reiniciei o PC e quando startou o SO acessei o terminal e tentei entrar na pasta network. Não consegui (bash: cd/network: Arquivo ou diretório não encontrado) Mesmo agora conectado não consegui entrar no diretório sabendo que ele está lá e que lá existe o arquivo <Interfaces> dos comandos de conexão.

Notei também que ao desabilitar a LAN na bios o pc starta normalmente. Quando habilito a LAN ele diz que não conseguiu ler informações da LAN, e neste caso só inicio o PC clicando F1 ou simplesmente conecta normalmente iniciando o PC sem a necessidade do F1. Te trago esta informação porque pode ser que o diretório /network não é lido enquanto se inicia o SO. Esta é uma conclusão minha.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2018, 22:40 por RildoFSantos »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2018, 14:21 »
Citar
Aqui são dois comandos, você provavelmente os executou como um só. Repita, digitando os dois com cuidado, por favor.

Desculpe mais uma vez. Considerei um só. Vamos lá!

root@PERsoNAL:/etc# host www.google.com
www.google.com has address 216.58.222.68
www.google.com has IPv6 address 2800:3f0:4004:806::2004

root@PERsoNAL:~# ping 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=1 ttl=122 time=21.9 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=2 ttl=122 time=21.3 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=3 ttl=122 time=21.6 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=4 ttl=122 time=21.4 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=5 ttl=122 time=21.3 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=6 ttl=122 time=22.0 ms
64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=7 ttl=122 time=22...
E ficou assim sem parar, só registrando tempo.
É assim mesmo. Você executou os comandos na hora em que a conexão não estava funcionando? Eu preciso que sejam executados nessa hora, pra poder validar uma das hipóteses que estou trabalhando (falha no DNS).

Citar
Zekkerj,
Agora à tarde liguei o PC e tive que reiniciar várias vezes até conectar. Isso o fiz muitas vezes. Numa delas iniciei no modo avançado e tentei um ponto anterior. A tela iniciou como no modo de segurança do Windows e travou num determinado momento com a seguinte informação:

root@PERsoNAL:/etc# /network: arquivo ou diretório não encontrado.

reiniciei o PC e quando startou o SO acessei o terminal e tentei entrar na pasta network. Não consegui (bash: cd/network: Arquivo ou diretório não encontrado) Mesmo agora conectado não consegui entrar no diretório sabendo que ele está lá e que lá existe o arquivo <Interfaces> dos comandos de conexão.

Notei também que ao desabilitar a LAN na bios o pc starta normalmente. Quando habilito a LAN ele diz que não conseguiu ler informações da LAN, e neste caso só inicio o PC clicando F1 ou simplesmente conecta normalmente iniciando o PC sem a necessidade do F1. Te trago esta informação porque pode ser que o diretório /network não é lido enquanto se inicia o SO. Esta é uma conclusão minha.

Bom, talvez vc só esteja tentando da forma errada. Por exemplo, quando ele disse "bash: cd/network: Arquivo ou diretório não encontrado", é pq vc não digitou um espaço entre o "cd" e o "/network".
Também, até onde me lembro, não existe um diretório "/network" em nenhuma instalação padrão do Ubuntu (ou de qualquer outro Linux que eu conheço). O que existe, no Ubuntu, é o "/etc/network", onde fica o arquivo "interfaces", que é essencial pro nosso problema.

Estou observando que você tem pouca experiência no console do Linux, é importante que durante os testes você mantenha a calma, e procure digitar os comandos passados com cuidado, e reportar exatamente o que receber de resultado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2018, 20:57 »

Citar
...
Você executou os comandos na hora em que a conexão não estava funcionando? Eu preciso que sejam executados nessa hora...
Estou observando que você tem pouca experiência no console do Linux, é importante que durante os testes você mantenha a calma, e procure digitar os comandos passados com cuidado, e reportar exatamente o que receber de resultado.

Ok! Como demorei para conectar hoje, eu o farei assim que tentar nova conexão sem sucesso. Sim, como disse ao abrir o tópico, sou iniciante em Linux. Mas acesso o Diretório <network> com os seguintes comandos:

rildo@PERsoNAL:~$ su
Senha:
root@PERsoNAL:/home/rildo# cd
root@PERsoNAL:~# cd /etc
root@PERsoNAL:/etc# cd network
root@PERsoNAL:/etc/network# dir
if-down.d  if-post-down.d  if-pre-up.d   if-up.d  interfaces  interfaces.save
root@PERsoNAL:/etc/network#

Tentando resolver o problema.

Agradeço pela paciência e atenção.


Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2018, 18:11 »
Citar
É assim mesmo. Você executou os comandos na hora em que a conexão não estava funcionando? Eu preciso que sejam executados nessa hora, pra poder validar uma das hipóteses que estou trabalhando (falha no DNS).

Caro Zekkerj.
Desculpe. Tive que fazer uma viagem e só retornei no dia 24. Retomo hoje a discussão porque desde que cheguei a conexão foi imediata ao ligar o PC.

Hoje digitei www.google.com desconectado. Resultado:
not found: 2(SERVFAIL)

Digitei ping 8.8.8.8
Resultado:
A rede está fora de alcance.

Este post foi feito pelo smartphone através do wifi do Velox cabeado.

Abraços.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2018, 20:01 »
Ok, hipótese do DNS descartada. A falha é geral.

Vc diz que conecta por cabo, certo? Esse cabo já foi verificado ou trocado?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #11 Online: 28 de Dezembro de 2018, 20:40 »

Vc diz que conecta por cabo, certo? Esse cabo já foi verificado ou trocado?

Sim, quando o técnico da Oi veio verificar a internet trocou o modem e o cabo, mas tenho dois outros cabos. Todos apresentam o mesmo problema. Mas como eu escrevi no post anterior, desde o dia 24 a internet conectava normalmente. Ontem não conectou, mas hoje não tive problemas. Isso sem alterar nada nas configurações.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #12 Online: 29 de Dezembro de 2018, 19:40 »
Vc ainda está usando o Ubuntu 17.10?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline RildoFSantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2019, 11:43 »
Vc ainda está usando o Ubuntu 17.10?
Sim.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu 17.10 não conecta na rede - Resolvido
« Resposta #14 Online: 03 de Janeiro de 2019, 13:10 »
Faça um teste com o Ubuntu 18.04LTS, então.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D